Crónicas de um Bravo do Pelotão por Terras Helvéticas

AFP70

Active Member
Boa tarde Zippo,

Obrigado por seguir as crónicas. São o meu escape à falta de atividade cerebral a que neste momento me encontro votado, eheheh…

Dia 19 encontramo-nos e “meanwhile” verei se ainda consigo “espremer” mais qualquer coisita desta zona, isto se o tempo o permitir.

Um abraço,
Alexandre Pereira
 

PBM

New Member
Boa Tarde

mais um cliente assiduo das suas cronicas...adoraria ir pedalar até ao Geres...mas Castelo Branco fica bastante longe....um abraça que corra tudo bem....e continuo a espera de novos relatos.

Boas pedaladas...
 

jess

Member
bom dia

Entao "Bravo Alexandre" estou a ver que nao tem andado de bike ultimamente?...ja chegou ai a Neve?
Infelizmente nao poderei estar presente no descobrir o Geres...nao tenho bike(so tenho de estrada):( senao era uma aventura descobrir tais paisagens deste nosso cantinho.
Ja falta pouco para o regresso as origens;)... aproveite bem essas ferias e ate breve
 

AFP70

Active Member
Boa tarde Jess,

Por opção, enquanto não cair Neve, não volto a tocar na bike, uma vez que 0ºC e 1ºC não são propriamente temperaturas agradáveis para praticar BTT. Como a neve reflete o sol, a temperatura sobe e aí sim tiro prazer em rolar. Espero poder postar uma última crónica (com neve) ainda antes do regresso a Portugal.

Como constatou pela última crónica e enquanto esta situação se mantiver, efetuo as “manutenções corporais”, praticando um outro desporto que também adoro “caminhadas em alta montanha”.

Quanto ao Gerês e utilizando uma expressão muito conhecida “Faites vos jeux, rien ne va plus”, o convite foi lançado, agora é aguardar e no dia veremos. Quem vier, é como sempre bem recebido, quem não puder vir, bem, haverá com certeza novas oportunidades…

Neste momento, tento não cair na tentação de contar os dias, ehehheh…

Um abraço,
Alexandre Pereira
 

AFP70

Active Member
Boa tarde Companheiros (as),

Remeto em imagem, uma visão 3D do trilho realizado na crónica anterior (I believe I can fly, I believe I can touch the sky…), para que tenham uma visão mais abrangente do caminho percorrido nesta “aventura”.

2dm9zkk.jpg


Cumprimentos betetistas e até à próxima crónica…

Alexandre Pereira
Um Bravo do Pelotão, neste caso sem…
 

AFP70

Active Member
Boa tarde Companheiros (as),

Ontem para variar, não rolei, mas andei, pelo que remeto estas duas fotos para aguçar o apetite aos mais ávidos e ao mesmo tempo para lançar uma espécie de Quiz Literário, enquanto a crónica vai sendo idealizada.

Depois de analisarem o fenómeno que surge nas fotos, queiram indicar qual o nome do consagrado autor português e respetiva obra, que pelos vistos, também andou por estas “bandas” em busca de inspiração e/ou informação para a escrita da mesma, eheheh… (trata-se de uma suposição e não de um facto)

Vá lá, não é muito difícil, penso eu de que… Aguardo os vossos palpites.

vzwv46.jpg


2ikwpl0.jpg


Cumprimentos betetistas,

Alexandre Pereira
Um Bravo do Pelotão, neste caso sem…
 

AFP70

Active Member
RTC,
O Eça, também é um escritor que aprecio, mas não se trata dele. O tal, é muito anterior, e escreveu entre outras coisas “Transforma-se o Amador na Cousa Amada”, e mais não digo…

Jess e Lure33,
Ahahahahah…, nem para lá caminho…

Fico a aguardar e só posto a próxima crónica depois de alguém acertar, eheheh….

Um abraço,
Alexandre Pereira
 

AFP70

Active Member
Parabéns Salgado52,

Camões chamava-lhe “Adamastor”, já Pessoa, chamava-lhe “Mostrengo”…

Durante a semana postarei o devido a seu tempo…

Aquele abraço,
Alexandre Pereira
 

AFP70

Active Member
Já que o pecado mora mesmo ao lado, nada como pecar…

Mal refeito ainda da primeira caminhada efetuada em alta montanha, eis que já pensava na segunda, pois o tempo está a ficar curto (condições meteorológicas vs disponibilidade).

Como disse na crónica anterior, estas aventuras viciam, quer pelo grau de dificuldade, quer pela adrenalina envolvida e respetivas sensações, quer pelas paisagens maravilhosas por onde caminhamos, etc…

Por norma sou uma pessoa que gosta de apresentar à comunidade em geral, obra feita e não meramente projetos (limito desta forma as expetativas), pelo que ao longo deste período não mencionei que já tinha uma segunda caminhada na forja.

Para esta nova caminhada, tinha duas alternativas óbvias, isto é, ou ia “alone” (não aconselhável, devido aos riscos envolvidos) ou ia na companhia do camarada Orlando Gomes.

“Newbie”, desculpa pá, mas tu és um home da City, man e não posso correr riscos desnecessários!

Sendo assim, durante a semana, lancei o convite ao meu companheiro, ao qual e como não era de esperar outra coisa, anuiu.

Programou-se a realização da volta para a terça-feira seguinte. Durante esse tempo, fui acompanhando as previsões meteorológicas para a zona e tudo apontava para um dia soalheiro.

Acontece que o meu companheiro não liga patavina à “Lei de Murphy”, pelo que na noite anterior, surge uma visita na nossa estância, que veio cobrar uma aposta, isto é, pelos vistos Mister Orlando, tinha combinado ir para a “copofonia” e afins, nessa mesma noite.

Colocou-se ao Orlando o velho dilema relativamente ao Säntis, “ir ou não ir” e na sua mente d’informático, arranjou uma solução matemática que passava por estar presente nos dois eventos.

Perante a sua proposta, tive mesmo de o excluir, uma vez que por experiência própria, sei como acabam no dia seguinte as noitadas e não podia correr o risco de ter alguém a acompanhar-me ainda a dormir e cujos reflexos não estariam a 100%.

Orlando, mein freund, tu estás Out e next time toma nota dos teus compromissos sociais!

O dia acordou radioso, com algum nevoeiro à mistura, mas nada que pudesse por em causa a aventura.

Cheguei a Schwägalp por volta das 10h30, tendo apanhado de imediato o teleférico que me levou ao topo do Säntis. Tinha previsto iniciar a volta pelas 11h00, sendo que a mesma duraria cerca de 5h30. A volta programada levar-me ia do Säntis (2.505 mts) até Wasserauen (850 mts), sem antes passar por Schäfler (1.923 mts) e Ebenalp (1.644 mts). A cordilheira que pretendia atravessar, encontra-se numa das fotos. Esta volta, à semelhança da anterior iniciaria com a famosa passagem pelo túnel e consequente descida abrupta que nos cria calafrios na espinha.

Quando subi no teleférico e porque o dia prometia, era notória a quantidade de turistas que se deslocavam ao topo (just to see the sights).

Iniciei o meu périplo com cuidados redobrados (afinal estava por minha conta e risco) e passado cerca de 500 mts chego ao local (bifurcação) que me introduziria na rota pretendida, mas eis que me deparo com um problema que aparentemente parecia fácil de transpor. O local, que fica numa encosta com um declive maluco, encontrava-se coberto de neve.
A primeira sensação foi (OK, isto não é nada, é apenas neve!), mas depois de começar a pisar a mesma, constato que afinal numa primeira fase terá sido neve, mas agora era gelo (pedra mesmo). Como forma de apaziguar a minha mente, ainda tentei escavar a mesma com a ajuda das botas, para verificar se havia forma de ter aderência; mas népias.

Não conforme, com a situação, sento-me na base dessa plataforma de gelo e com as pernas a tremer (adrenalina vs declive acentuado, em caso de erro, morte do artista), começo a descer alguns metros, arrastando a “padaria” e aproveitando as marcas, agora congeladas, deixadas por montanhistas anteriores que efetuaram o trilho a subir, de forma a verificar o grau do problema.

Chego à triste conclusão que era impossível efetuar a descida, sob pena de ir “parar aos anjinhos”.

Neste entretanto no topo do Säntis, estava uma multidão a conjeturar ou a aguardar por um suicídio ou acidente em direto. Por questões de proteção e segurança, o meu quispo de montanha é vermelho, assim como a mochila, pelo que não passava despercebido no meio daquela neve.

Olhei para eles e pensei para comigo (Querem espetáculo, ora aqui vai!). Saio da zona de proteção do trilho e subo cerca de 10 mts na encosta adjacente e ponho-me a mirar o meu problema, a ver se encontrava uma solução, isto porque para meu erro, da última vez que cá estive, não acautelei devidamente esta questão.

Lá em cima, a malta devia estar a pensar (Aquele tipo, deve ser mesmo marado, para estar a agir daquela forma), enfim. Só eu sabia o conflito interno que estava a viver “arriscar, não arriscar, mas o que é que ganhas com isso, afinal é só mais uma volta e se tiveres um acidente ou mesmo morreres, não estarás cá para contar”. Ao fim de meia hora (diabo, como o tempo corre nestas alturas) e porque também sou marido e pai de família, lá resolvi regressar à base, mas acreditem que esteve iminente o cometimento de uma loucura. É nestas alturas que o bom senso e a meditação fazem a diferença, perante uma adversidade.

Meti o “rabo entre as pernas” e lá voltei a fazer o percurso inverso, agora sim, muito mais à vontade (é minha opinião que tecnicamente, é sempre mais fácil subir do que descer, até no BTT).

No topo do Säntis, saco dos meus mapas em 3D da zona e toca a programar uma volta alternativa e que me levasse ao destino final (Wasserauen). Enquanto isso o relógio não parava de contar e a “coisa” estava difícil porque ou não dispunha de tempo suficiente para apanhar no final transportes de ligação à minha estância, ou porque os trilhos eram para “alpinistas”, ou porque tinham ainda muita neve, ou porque aquela sensação de estar sozinho, vinha a ganhar terreno sobre o meu ego, lançando-me dúvidas sobre as diferentes opções em análise.

Estive meia hora a tentar traçar uma rota e estava quase para desistir, quando vejo um montanhista, por sinal sozinho e com ar muito seguro, transpor o acesso que conduzia ao local onde estava a escavadora e o hotel. Ponho-me a observar o individuo em questão (Vamos ver por onde é que vais seguir, meu caramelo! terei eu pensado). O sujeito, devia conhecer aquele trilho como as palmas da mão, pois em nenhuma altura vacilou.

Com base na observação feita ao montanhista, tentei imaginar a sequência lógica do trilho (se é que há alguma) e pelos vistos este trilho levar-me ia ao meu destino. Dei um compasso de espera e lá arranquei.

O trilho era perigoso Q.B., com zonas muito inclinadas, com muito gelo em algumas partes, nada a que já não estivesse habituado, ehehehehe…, mas agora e por me encontrar sozinho, caminhava com o dobro da atenção e com todos os sentidos em alerta vermelho.

Ao longe, vislumbrava de perfil o Wagenlücke (2.072 mts), (mais uma montanha, pensava eu, mal sabendo o encontro Twilight Zone que me aguardava) e passado uma hora e meia, atingi esse ponto.

Chegado ao local eis que tenho “um encontro imediato de 3º grau” com o Adamastor, sim, essa figura lendário, imortalizada por Camões. Neste caso o “ovni ou alienígena” era eu, uma vez que esta montanha, sempre cá esteve.

É nestas alturas que o adágio popular “Há males que vêm por bem” soa como música na nossa mente. Documentei este fenómeno e o mesmo confirma aquela ideia do senso comum, que por vezes temos sorte ou azar em estar no local certo à hora certa. Neste caso foi um privilégio, presenciar tal fenómeno (luz vs sombra), conforme poderão constatar pelas fotos.

Este ponto do trilho permite efetuar a transição duma encosta para a outra. Neste ponto, o meu “guia”, acabou por seguir outro trilho. Obrigado e vai em paz.

A partir daqui, temos uma visão panorâmica e em profundidade, onde já era possível ver ao longe a pousada de montanha Mesmer (1.613 mts). Para lá chegar, tinha de vencer perto de 500 mts de desnível e entrar no vale que lhe dá acesso. Zona muito bonita, recordou-me a volta nº026 realizada por alguns bravos na Serra da Estrela.

Enquanto caminhava, o silêncio era total. Por vezes parava somente para escutar o nada. A certa altura ouço assobios, seguidos de ruídos que mais pareciam uma avalanche de pedras. Olho para a esquerda, olho para a direita e nada, até que me ocorre olhar para o cimo da montanha do lado oposto e aí sim a +/- 600 mts, vi pela primeira vez meia dúzia de cabras montesas em amena cavaqueira. É impressionante a rapidez com que se deslocam nestas escarpas, sem qualquer tipo de vertigens. Claro que ao saltarem, deslocavam pequenas pedras, que ao rebolarem pela encosta abaixo e associadas ao eco, criavam a sensação de estarmos perante uma avalanche. Pude constatar ainda, que comunicavam entre elas através de silvos (assobios).

Foi nesta zona que pela última vez, cruzei com humanos.

Uma hora após ter estado com o Adamastor, cheguei à pousada de Mesmer e mais uma vez por ser época baixa, estava encerrada. Tirei neste local em minha opinião, a melhor foto deste trilho, pois é bem patente a distância que me separa do Säntis, assim como os obstáculos que tive de ultrapassar.

Como o lugar era convidativo, acabei por meter alguma coisa ao “bucho”, afinal já passava das duas da tarde.

A beleza desta volta residia no facto de que quando se atingia um ponto, conseguia-se ver o próximo ponto a seguir, neste caso o lago Seealpsee (1.141 mts). Para lá chegar tinha de vencer um desnível, novamente, próximo dos 500 mts, efetuado num trilho, mesmo muito sinuoso, já que se descia muito em tão pouca distância, logo atenção redobrada.

Chegado ao Seealpsee, para meu espanto, estava um frio de rachar, com temperaturas perto ou mesmo abaixo dos 0ºC, pois parte do lago estava gelado. Não tirei muitas fotos, nem perdi muito tempo no local, uma vez que já tinha documentado o mesmo aquando da realização da crónica 005. Era sim notória, a ausência de vida (pessoas) neste local, estava tudo encerrado, um autêntico deserto.

De seguida, segui em direção a Wasserauen (868 mts), sendo visível o nevoeiro (característico nesta altura do ano, nas zonas abaixo dos 1.000 mts), por onde teria de caminhar.

Wasserauen para quem não conhece esta zona, é o final de uma das linhas de Metro que liga a Appenzell. Cheguei ao local por volta das 16h00. A estação é um cubículo e na linha já se encontrava um comboio, que passado 20 minutos iria arrancar com destino a Appenzell.

O cenário era digno de um filme de terror. Nevoeiro com fartura, comboio vermelho na linha a aguardar a partida, motorista a dormitar no interior da cabine e eu como único passageiro. Só faltava aparecer mesmo, um zombie de faca ou motosserra em riste, eheheheh…

Eis parte dos registos do dia… (restantes, encontram-se na página Bravos do Pelotão, ver crónica Nº015)

Da última vez, estava nevoeiro. Isto é Schwägalp 1.360 mts, visto após a passagem da 1ª torre do teleférico.
bgphyp.jpg


Dizer que na última crónica o trilho passava nesta encosta, mesmo onde se encontra o monte de neve maior do lado esquerdo da foto.
2n99hg1.jpg


Nesta volta, o meu objetivo era percorrer esta cordilheira até ao fim, local onde se encontra o Ebenalp 1.644 mts.
ajm3o0.jpg


Eis o motivo da minha não prossecução. Parece neve, mas não é. Neste momento era pedra, sem qualquer possibilidade de aderência. Ainda subi 10 mts na encosta adjacente, para ver se havia alternativas, mas descer só mesmo com crampões.
imidf9.jpg


Toca a desistir e fazer como este montanhista, isto é voltar a subir por onde tinha anteriormente descido (shit happens).
2ecos5y.jpg


Pois é, tive de me resignar desta vez em ir pelo trilho da esquerda. A alternativa após quase uma hora de meditação e análise de mapas, foi seguir até Wagenlücke 2.072 mts, depois Mesmer 1.613 mts, a seguir Seealpsee (lago) 1.141 mts e por fim Wasserauen 868 mts.
119pchf.jpg


Início do trilho, passando pela escavadora e restaurante fechado para obras. O trilho passa na zona de neve (lado esquerdo da foto) e contorna esta cordilheira central.
flvj0l.jpg


Pormenor da zona de neve a atravessar. Como já referi, deixou de ser neve, passou a gelo, daí o perigo.
25s3otv.jpg


Uma outra visão do Säntis em que é notória a imponência da antena. Quando estamos perto e na presença do vento, é audível o ranger da mesma, parecendo que a qualquer momento vai tombar (just an illusion).
353azhw.jpg


Agora, compreendem o porquê de se ficar com receio, mal se sai do túnel de madeira e se inicia o trilho com destino a Schwägalp. Acreditem que não é para qualquer um.
16k1ceg.jpg


Lago Seealpsee 1.141 mts, ao fundo. Dentro de 3 horas, se nenhum imprevisto ocorrer, devo lá chegar.
295s2s3.jpg


O trilho apresentava partes em que a deslocação deveria ter sido efetuada com a ajuda de cabos de ligação e mosquetões, mas enfim, à falta de melhor, nada como as mãos.
dln8ty.jpg


Este montanhista levava um avanço de cerca de 1 km em relação ao “Je”. Em alta montanha, somos tão insignificantes.
292lnrc.jpg


Conseguem ver o telhado da casinha ao fundo do lado esquerdo da foto. Acredito que Camões, lá deve ter pernoitado. (a seguir verão porquê)
2mwaxx4.jpg


O trilho pouco ou nada diferia do realizado na volta anterior.
23h692t.jpg


Isto sim é que era o perigo maior. Para avançar, tínhamos de ir pé ante pé, e colocando sempre os pés, nos locais já com marcas congeladas, feitas por anteriores montanhistas.
973eoh.jpg


Durante esta caminhada, cruzei-me com 6 pessoas, sendo que eu era o único a descer. Compreendo perfeitamente após estas 2 experiências o porquê do “pessoal” gostar mais de subir do que propriamente descer. É tudo uma questão de segurança, daí todas as marcações nos trilhos estarem colocadas na perspetiva da subida.
2qtiuxg.jpg


Não há como enganar.
1z6cf2b.jpg


Nesta fase da descida, a neve era uma constante.
243s45h.jpg


O trilho passava numa zona muito escorregadia, feita de cascalho. Pela foto, não se consegue perceber o grau de inclinação.
34s5kxv.jpg


3 kms efetuados em hora e meia. Podia ser pior.
250iiw9.jpg


Wagenlücke a 2.072 mts. Será que Camões não se inspirou nesta montanha para criar o Adamastor? Tive sorte, isto é, estava no local certo à hora certa, para tirar esta foto.
fvdbwn.jpg


Fiz questão de aparecer na foto, afinal não é todos os dias que temos o privilégio de trocar umas sombras com tão ilustre figura.
24b2g5l.jpg


Ao fundo o motivo da minha desistência da volta inicialmente prevista. (Ficou-me atravessada na goela)
34o3hxi.jpg


Aquelas casinhas ali ao fundo é o Mesmer 1.613 mts (pousada de montanha).
15gv6tc.jpg


Pormenor de parte do trilho.
6irv4h.jpg


De repente, no meio do silêncio absoluto, ouço assobios e uma avalanche de pedras. Viro-me para a esquerda, para a direita e nada, até que ao olhar para cima, vejo este grupo de cabras montesas.
dvqzgg.jpg


Zona do trilho bastante difícil e perigosa e único acesso ao vale.
avjupf.jpg


O perigo era uma constante. Ao fundo os últimos montanhistas com que cruzei.
334mb61.jpg


Finalmente cheguei a Mesmer 1.613 mts. Para variar, estava fechada (época baixa).
117tx1k.jpg


Foto fantástica. Por mais palavras que escreva, não conseguirei transmitir a emoção que me vai na alma.
2aexsp3.jpg


Lago Seealpsee 1.141 mts, sempre a descer, mas muito mais soft.
34dq3cp.jpg


Foto de pormenor. Adorei os reflexos. Copiem a imagem para o computador e rodem-na 180º. Um espetáculo, não é.
2crt6i8.jpg


O trilho lá prosseguia, sempre em ziguezague.
2gv3n7s.jpg


Não parece, mas esta cascata do lado direito da foto, tem mais de 100 mts de altura.
2qdvpth.jpg


Já fui muito feliz aqui (vide crónica 005)
33be53t.jpg


Déjà vu, mas aqui parte do lago está congelado.
4kz3hj.jpg


A caminho do meu destino final. Nesta altura do ano, tudo o que estiver abaixo dos 1.000 mts está em grande parte do tempo, coberto por nevoeiro.
2q1h3ti.jpg


Como sempre a caminhada em sentido inverso, demora sempre mais 1 a 2 horas.
neeyp4.jpg


Estação fantasma de Wasserauen (fim de linha). Fui o único passageiro a apanhar o metro.
34ycund.jpg


Mais um trilho fantástico, que aconselho vivamente a quem por estas “bandas” andar.

Embora só e com muitas dúvidas a “azucrinarem-me a moina”, consegui mais uma vez, ultrapassar todas as vicissitudes com que fui deparando. Talvez tenha tido sorte, uma vez que esta favorece os audazes…

Parafraseando Alexandre o Grande “Nada é impossível para aquele que persiste” e não posso estar mais de acordo.

Cumprimentos betetistas e até à próxima crónica…

Alexandre Pereira
Um Bravo do Pelotão, neste caso sem…
 
Last edited:

brtantunes

New Member
Parabéns por mais uma caminhada fenomenal. Ando completamente dependente destas tuas crónicas :).

Grande fotos e muito bom relato :).

Abraço,

p.s. boas decisões tomadas durante a caminhada :)
 

salgado52

Active Member
Parabéns Alexandre,coisa mais fantástica esse teu foto-report,mas sozinho,não sei não,apesar de demonstrares uma enorme experiência e coragem,os riscos são bem maiores,mas como muito bem citas,a sorte protege os audazes.

Abraço
 

AFP70

Active Member
Boa noite brantunes,

Obrigado pelos comentários.

Pode iniciar desde já uma “cura” a esta dependência salutar, uma vez que esta foi a minha última incursão no Säntis, já que a partir da próxima semana cai definitivamente neve e temperaturas andarão entre os 9° e 4° negativos.

Claro que o que me move nestas aventuras, é o “rush”, mas sendo marido e pai de família, por vezes temos de saber por um travão.

Cumprimentos,
Alexandre Pereira
 

AFP70

Active Member
Boa noite Salgado52,

Caminhar só, pouco difere de rolar em solitário. No meu caso é uma questão de hábito. Temos sim é de ter todos os sentidos em alerta e evitar ao máximo todo e qualquer erro.

A única certeza absoluta que tenho é que um dia deixarei esta vida, pelo que enquanto cá estiver, e desde que devidamente acautelado, tentarei sempre procurar na medida do possível, inebriar-me com estes momentos.

Um abraço,
Alexandre Pereira
 

AFP70

Active Member
Säntis meu bom amigo, vou deixar-te e partir…

Ao longo de seis meses (altura em que consegui enviar o meu instrumento de trabalho, vulgo bike para a minha atual estância de férias), partilhei com os users deste Fórum, as minhas aventuras nesta zona fantástica para a prática de BTT e Caminhadas em alta montanha.

Foram aventuras e momentos espetaculares, com sofrimento (q.b) à mistura, hilariantes, ternurentos, de uma beleza ímpar, com doses de risco elevadas e mais uma série de adjetivos superlativos, que não interessa escrever porque estarão sempre aquém das sensações vivenciadas.

Oxalá, estes momentos e experiências únicas, nunca se apaguem da minha memória.

Efetuei essa partilha sem qualquer interesse pessoal ou qualquer outro tipo de motivação, apenas porque como membro do restrito grupo Bravos do Pelotão, desejava como sempre, partilhar com a comunidade em geral aquilo que um homem e a sua fiel amiga (bike), podem fazer, quando fora do seu ambiente familiar.

A partir do próximo ano, como já referi em posts anteriores, andarei por outras “bandas” e segundo algumas investigações efetuadas no Google Earth, estes novos locais irão proporcionar novas crónicas de igual valor paisagístico.

Neste momento ainda não tenho nova estância de férias definida, nem novo patrocinador, ando à procura.

Como diz o povo “o futuro a Deus pertence”, pelo que esta situação, não me tira o sono, antes pelo contrário, motiva-me ainda mais para continuar esta minha senda.

Não podia partir, sem agradecer publicamente ao Säntis, o ter-me disponibilizado tracks infindáveis e tempo sempre espetacular para a prática do meu hobby.

Para que tenham uma ideia do potencial do Säntis para a prática de BTT e de Caminhadas, remeto em anexo dois mapas [um com os trilhos realizados e por realizar e outro com a indicação dos tempos (em minutos) entre locais]. Estes mapas podem ser obtidos no posto de turismo ou estação de comboios de Appenzell ou mesmo no seguinte site http://www.appenzell.info/de/alpstein.html (como sempre em alemão).

Mapa 3D do Säntis com respetivos trilhos realizados (BTT=verde e Caminhadas=amarelo) e por realizar (vermelho e outras cores).
zjcr5i.jpg


Trilhos possíveis, com indicação de tempo em minutos entre locais.
k9asjp.jpg



Säntis, com muita pena minha vou ter de deixar-te, mas “a man’s got to do what he’s got to do”, pelo que quando me for possível, virei visitar-te. Até sempre, Mein Freund!

Cumprimentos betetistas e até à próxima crónica (por aqui ou outro local) …

Alexandre Pereira
Um Bravo do Pelotão, neste caso sem…

P.S: Durante o mês de Dezembro assentarei arraiais por Terras de Maria da Fonte e dia 19.12.2011 (ver convite no post 77), conto rolar no Gerês. Até lá…
 

AFP70

Active Member
Eu vou, eu vou lá pra terra da Maria…

Boa tarde Companheiros (as),

A menos de 24 horas de regressar às Terras Lusas, mais propriamente à terra da Maria, sim, a tal da Fonte, fui presenteado hoje com a primeira queda de neve “a sério” na minha atual estância.

Como o prometido é devido, fui dar uma volta nas redondezas (cerca de 5 kms), a pé, uma vez que neste momento já são cerca de 30 cms de neve acumulados, o que torna qualquer volta de “bicla” impossível, para além de que andar com temperaturas de -3ºC e com rajadas de vento de +/- 70 kms/h não é “pêra doce”.

Eis os registos possíveis, atendendo às condições mencionadas.

2aamy3d.jpg


25fq0t5.jpg


2dl5hfn.jpg


jtnigw.jpg


eioyv6.jpg


fz6gr7.jpg


2nr08aq.jpg


ws3g1t.jpg


4ujfh4.jpg


w0osw6.jpg


155nr7m.jpg


sgu5c2.jpg


Enquanto caminhava, não sei por que carga d’água veio-me à mente uma música do Roberto Leal (eu que nem sou fã), não sei quem se recorda “…Eu vou, eu vou lá pra terra da Maria, quem quiser venha comigo, pois eu volto qualquer dia…”

A única explicação possível será talvez pelo facto de já terem passado mais de seis meses (uma eternidade) sobre a minha última visita à Pátria. O subconsciente é tramado…

Cumprimentos betetistas e até à próxima crónica…

Alexandre Pereira
Um Bravo do Pelotão, neste caso sem…


P.S: Até dia 19.12.2011 no Gerês (ver convite no post 77).
 
Top