Troca Damper MotionControl -> Charger 2.1 RC

Vipauer

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Boas pessoal,

Venho aqui vos pedir ajuda/opinião para o seguinte.

Tenho uma Yari RC 29" 140mm com o damper MotionControl.
Tendo a possibilidade de adquirir uma Lyric Select+ 29" com o damper Charger2.1 RC (é a versão só com 1 ajuste, ver imagem)...acham que ficarei mais bem servido com a troca do damper e, se possível, com a troca das "lower legs" da Lyrik pelas da minha Yari?

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P.S.: Não posso usar a Lyrik...ela é de 1.8" e de 150mm...enquanto a minha é de 1.5" e de 140mm (o quadro só permite o máximo de 140mm).


Obrigado pela ajuda ;)
 

DriveMe

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Boas.

Já li q.b. sobre um e outro, e as opiniões dividem-se. Tenho a ideia que vai depender do andamento, do uso.
Penso que tb encontras o kit para fazer o upgrade à Yari para 2.1.

Provavelmente, o kit não faz sentido (em euros).
Espreita a RCZ (portes +- 13e).
LYRIK SELECT+ CHARGER 2.1 RC 29" DEBONAIR 150MM -> 200e
LYRIK ULTIMATE CHARGER 3 RC2 29" DEBONAIR 150MM -> 310e

Uma revisão à Yari (na loja) e/ou o preço de venda da mesma no mercado de usados provavelmente cobre boa parte do custo de uma nova.

140 vs 150mm.. não me tirava o sono. Fazia a troca.
1-1/8' vs 1.5'? Essas medidas já não são habituais. Não serão ambas tapered?

Non-taper is a straight steerer tube (the thing that connects the bike frame to the forks. Comes in either 1-1/8 inch and 1.5 inch (rare from what I have seen.) Taper will start at 1.5 at the bottom and 1-1/8 at the top.

Mesmo que a tua seja 1.5'', mudando a caixa de direção (ou parte da mesma) consegues por uma tapered ou straight 1-1/8''.
 

Vipauer

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Obrigado pela rápida resposta...

O negócio é de um amigo/colega que comprou, penso que até mesmo na RCZ, a suspensão mas é uma medida para E-MTB.

Ela é 1.8" Tapered...e para a minha terá de ser 1.5" Tapered (não é a medida antiga 1-1/8").

Pelo preço que ele me vende aquela suspensão...irei gastar sensivelmente metade do que comprar à parte o Charger 2.1...e com a compra da suspensão penso também poder fazer o upgrade às "lower legs"...trocando as minhas da Yari pelas Lyrik (penso eu).

Será um bom negócio?
 

DriveMe

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Ela é 1.8" Tapered...e para a minha terá de ser 1.5" Tapered (não é a medida antiga 1-1/8").
Diria que são o mesmo.

O teu avanço é específico 1.5'? Não? Ok.
E penso que consegues tirar a medida na parte inferior da suspensão, onde está o tudo de direção na coroa. É 1.5'' (3.81cm)? Então parece-me tapered, e compatível.

Entretanto, tb vi esta discussão:

Será um bom negócio?

Faz as contas. Para mim são simples: na altura que tivesse de largar 60 ou 80 paus para a revisão da Yari, colocava-a à venda no OLX por 100 a 150 (e não fica muito tempo lá, desde que em condições; sem revisão), e ia para Lyrik C3 RC2 (que disse em cima).
 

Vipauer

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Aqui o que comando penso ser o quadro...a "testa" do quadro onde leva a caixa direcção e depois a suspensão:

SR-Suntour-18-supertaper-oversized-fork-steer-for-ebikes-03.jpg

SR-Suntour-18-supertaper-oversized-fork-steer-for-ebikes-02.jpg


Encontrei essas fotos num site da Sr Suntour a falar que agora o 1.8" é o "supertaper" :oops:
 

DriveMe

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Deves ter essa informação associada à marca/modelo da tua bicicleta. Não deve ser difícil de encontrar.
 

Vipauer

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Falei com o meu colega e ele disse que só reparou na situação quando recebeu a suspensão e a ia montar.
Basicamente ele tem um quadro com a mesma medida para suspensões que o meu, 1.5" tapered.
Mas como a suspensão actual dele é uma Reba...não consegue "adaptar" com o material da Lyrik.

Aqui penso que já deva mexer com a caixa de direcção...deverá acontecer como nos quadros antigos com a medida 1-1.8" em que se queria meter suspensões 1.5" Tapered e tinha-se que comprar uma caixa com o anel inferior adaptativo.

Não sei se me apetece aplicar uma caixa para adaptar a suspensão 1.8"...prefiro só trocar o material compatível e pronto.
O "damper charger 2.1" + as "lower legs" já devo ficar com uma suspensão melhorada para uns tempos não?
 

Vipauer

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Nesse fórum o problema é o inverso do que tenho.
É uma pessoa que tem o quadro com "testa" de 1.8" e quer aplicar uma suspensão de 1.5".
Acho que me vou ficar pela troca do damper mais as "lower legs" e não devo ficar nada mal servido.
Por €100...acho que irei ganhar mais que perder :cool:
 

DriveMe

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Acho que só cheguei agora lá.
A ideia era ficares com a suspensão dele, que é 1.8''.
Ele vai colocar a nova que comprou. É isso?

Acho que me vou ficar pela troca do damper mais as "lower legs" e não devo ficar nada mal servido.
Por €100...acho que irei ganhar mais que perder :cool:

Ou seja, ficas com a suspensão dele, e trocas a parte superior da Yari pela Lyric? Vou lhe chamar Yaryc.
O curso deve ser ajustável por tokens, ainda consegues manter nos 140.

E fazes o inverso e ficas com a Lyric 1.8''com o damper/lower legs da Yari. Vou lhe chamar Laric.

Se esses valores forem finais, parece-me bem.
 

Vipauer

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Assim de forma muito simples é:
- Ele comprou a tal Lyric com o tal "Tapered" de 1.8" que não consegue usar no quadro dele.
- Tendo ele uma Reba...não consegue trocar/aproveitar nada entre elas para fazer upgrade na dele. Terá de comprar outro modelo.
- Ele vende-me a suspensão por €100.
- Tendo eu uma Yari (supostamente é uma Lyrik com pequenas mudanças...entre elas o damper inferior, MotionControl vs Charger 2.1, e as "lower legs" da Lyric vêm com uns vedantes/o-rings superiores que a minha Yari)...terei possibilidade de fazer esse upgrade.

Entretanto contactei as marcas Cane Creek, FSA e Acros...e ainda não existe uma caixa de direcção que adapte os 1.5" de um quadro para aplicar uma suspensão de 1.8". Está a ser estudado pela Cane Creek e FSA dito por eles.

Falei também com a NDTuned e confirmam a possibilidade de "migrar" as peças/partes da Lyrik para a Yari sem problema.
 
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