AFP70
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Fui a “Champier” tentar domar um touro…
Thomas Jefferson disse certa vez “Acredito muito na sorte; verifico que quanto mais trabalho mais a sorte me sorri." Pois foi mais ou menos assim que interpretei o episódio que a seguir passo a descrever.
Como sabem cheguei ao fim de 2012 sem saber muito bem que rumo profissional dar à minha vida e eis que quando tudo parecia perdido surge em fevereiro deste ano uma oportunidade para ingressar numa empresa de “Facility Management”.
Durante este tempo e até hoje trabalhei como sempre, com afinco, tentando inteirar-me de todos os processos que rodeiam esta atividade e acreditem que não são poucos.
O tempo foi fluindo assim como as responsabilidades inerentes ao “poste”, pelo que há dias recebi o convite para participar num encontro organizado por um dos nossos fornecedores.
Na altura julguei tratar-se apenas de um encontro de “gajos” à volta de carros, mas no final do dia este encontro provou que onde há homens, carros, bebidas e comida, sela-se com certeza boas amizades.
O dia começou muito cedo pois desde “Lausanne” (Terras Helvéticas) a “Champier” (Terras Gaulesas) são cerca de 230 kms.
Chegados ao circuito tivemos direito ao “briefing” onde fomos informados das atividades do dia, a saber:
1º Corrida com instrutor (3 voltas) em carro à nossa escolha. Foi-me dado a escolher entre um Ferrari 458 e um Lamborghini Gallardo. Diz o povo sabiamente “venha o diabo e escolha” mas por vezes temos de sermos nós a fazermos as nossas próprias escolhas e assim fiz, entre cavalos e toiros a domar, optei pelos toiros. Como o circuito possuía cones colocados nos “virages”, a função do instrutor era avaliar a nossa condução, dando-nos dicas sobre como abordar as curvas tirando o máximo proveito da travagem e trabalhar bem a aceleração e trajetória na saída das curvas. Atingi velocidades em curva que nunca imaginei. Claro que estamos a falar de carros concebidos para a velocidade (dei 240 km/h, um record para mim), capazes de travar em curtas distâncias.
2º Corrida com instrutor (3 voltas) em carro à nossa escolha. Como escolhi primeiro no “1º round”, agora tive de levar com o Porsche 911 ao invés do Audi R8. Aqui sim, fruto da experiência anterior, pude aumentar o nível de adrenalina. Claro que no final ainda perguntei se era possível dar mais 3 voltas com outra “biatura” à escolha (acreditava que à 3ª vez já estaria no ponto de ser um piloto). A resposta “negatiba” fez-se logo ouvir (pudera a 200 € cada 3 voltas, compreendo perfeitamente).
3º Corrida como co-piloto num Ferrari F430 GT4 de competição (3 voltas). O interior da viatura é do mais simples possível, mesmo à piloto. Colocaram-me um sinto em (x) ao peito e confesso que no início não compreendi o porquê de ir tão bem apertado. Na presença deste piloto é que nos apercebemos como diz o povo que quem tem unhas, toca guitarra. Este entrava nas curvas a matar, sacudiu-me por todos os lados e acreditem que ia bem preso. No início cai na asneira de tentar filmar a pista, mas o mal-estar foi tanto que a partir de certo momento desliguei o equipamento e rezei para que o suplício acabasse rápido. “Ao lado, never again!”
4º Corrida de “karts” com classificativa. 5 voltas para aquecimento seguidas de 5 voltas (1ª classificativa) e para finalizar 8 voltas (2ª classificativa) e no final “podium”. Infelizmente fiquei-me pelo sétimo lugar em 12 concorrentes. A primeira e única vez que sentei o “ass” num “kart” foi há 14 anos no cartódromo de Baltar (perto do Porto) numa prova de 6 horas. Aqui tínhamos todos quase o mesmo andamento pelo que as diferenças entre concorrentes andaram em décimas. A prova saldou-se em um “sans faute” mas com as nádegas em “carne biba”, causada pela fricção entre o “ass” e o banco rijo e pelo erro em ter tirado as calças de ganga e vestir o fato (estava muito calor).
Eis parte dos registos do dia… (restantes encontram-se na página Bravos do Pelotão, ver crónica Nº045).
“Circuit du Laquais” fica a meio caminho entre “Grenoble” e “Lyon”, na terra dos Gauleses. A pista utilizada foi a de 2.400 mts.
Vista aérea do circuito.
Três dos brinquedos.
Agora com o quarto elemento.
Lamborghini Gallardo LP 560 | Potência: 560 cavalos | Velocidade máxima: 325 km/h | Motor V10 de 5,2 L (a minha escolha).
Lamborghini visto de outro ângulo.
No interior do touro.
A minha consola.
Últimos preparativos antes do arranque.
Em plena ação. Bati o meu record de velocidade com velocímetro a indicar 240 km/h. Não esquecer que o “bicho” pode chegar aos 325 km/h.
Porsche 911 Carrera S | Potência: 400 cavalos | Velocidade máxima: 304 km/h | Motor V6 de 3,8 L (escolha imposta).
Porsche visto de outro ângulo.
Pronto para arrancar.
A minha consola.
Ferrari 458 Italia |Potência: 570 cavalos | Velocidade máxima: 325 km/h | Motor V8
Ferrari visto de outro ângulo.
Não há duas sem três.
Interior do “bicho”. Gostei mais da consola do touro, mas são gostos e como diz o povo “gostos não se discutem”.
Audi R8 V10 | Potência: 525 cavalos | Velocidade máxima: 316 km/h | Motor V10 de 5,2 L
Audi visto de outro ângulo.
Mais uma só para “chatear”.
Agora sim, já posso dormir mais descansado. Sou um piloto credenciado, eheheh…
Os três cavalos (GT4) postos à disposição para sentirmos as emoções do que é realmente conduzir. Aqui ao “Je” saiu na rifa o nº7.
Ferrari F430 Challenge GT4 | Potência: 490 cavalos | Velocidade máxima: 315 km/h | Motor V8
Aqui ainda não sabia o que aguardava. Estes tipos (pilotos) são mesmo marados de todo.
No final, regresso ao “estábulo”.
A preparar psicologicamente o próximo candidato.
Quando regressamos da pausa almoço, encontramos estes 4 brinquedos prontos para entrarem em ação.
Até o “Magnum” veio dar um gostinho ao pedal. Ainda procurei o Tom Selleck mas sem sucesso. (esta é mesmo só para “gajos” da minha geração).
Acreditem que é impossível não babar perante estas belezas.
Só para finalizar.
A tarde foi preenchida no cartódromo com pista de 900 mts e karts com velocidades até 75 km/h. Foram 5 voltas para aquecimento + 1ª corrida cronometrada de 5 voltas e 2ª corrida cronometrada de 8 voltas.
Onde está o “Wally”? Em 12 concorrentes fiquei-me pela sétima posição. Eramos todos mais ou menos do mesmo nível pelo que as diferenças ficaram-se nas décimas de segundo.
Jantamos em cima do “Lac d’Aiguebelette” cuja profundida máxima é de 71 mts.
A zona merecia esta panorâmica. Comparem esta foto com uma similar mais à frente e vejam como a natureza pode ser caprichosa.
A pé ou de bike deve ser mortal calcorrear aquela montanha.
Todas as terras em redor deste lago pertencem à “Famille de Chambost” já que o lago é privado. Castelo ao fundo para quem quiser ir pagar a “décima”, eheheh…
Em menos de 10 min o céu ficou assim. Comparem com a panorâmica anterior.
Parecia que estava no cenário dum daqueles filmes apocalípticos.
E a partir daqui veio o dilúvio. “Funtástico” mesmo, mas isso sou eu que sou um “freak” do caneco.
Se me perguntarem se adorei, só posso dizer amei e voltava a repetir já amanhã, pena na vida, um homem não poder estar todos os dias à hora errada no sítio errado, eheheh…
Cumprimentos betetistas e até à próxima crónica…
Alexandre Pereira
Um Bravo do Pelotão, neste caso sem…
Thomas Jefferson disse certa vez “Acredito muito na sorte; verifico que quanto mais trabalho mais a sorte me sorri." Pois foi mais ou menos assim que interpretei o episódio que a seguir passo a descrever.
Como sabem cheguei ao fim de 2012 sem saber muito bem que rumo profissional dar à minha vida e eis que quando tudo parecia perdido surge em fevereiro deste ano uma oportunidade para ingressar numa empresa de “Facility Management”.
Durante este tempo e até hoje trabalhei como sempre, com afinco, tentando inteirar-me de todos os processos que rodeiam esta atividade e acreditem que não são poucos.
O tempo foi fluindo assim como as responsabilidades inerentes ao “poste”, pelo que há dias recebi o convite para participar num encontro organizado por um dos nossos fornecedores.
Na altura julguei tratar-se apenas de um encontro de “gajos” à volta de carros, mas no final do dia este encontro provou que onde há homens, carros, bebidas e comida, sela-se com certeza boas amizades.
O dia começou muito cedo pois desde “Lausanne” (Terras Helvéticas) a “Champier” (Terras Gaulesas) são cerca de 230 kms.
Chegados ao circuito tivemos direito ao “briefing” onde fomos informados das atividades do dia, a saber:
1º Corrida com instrutor (3 voltas) em carro à nossa escolha. Foi-me dado a escolher entre um Ferrari 458 e um Lamborghini Gallardo. Diz o povo sabiamente “venha o diabo e escolha” mas por vezes temos de sermos nós a fazermos as nossas próprias escolhas e assim fiz, entre cavalos e toiros a domar, optei pelos toiros. Como o circuito possuía cones colocados nos “virages”, a função do instrutor era avaliar a nossa condução, dando-nos dicas sobre como abordar as curvas tirando o máximo proveito da travagem e trabalhar bem a aceleração e trajetória na saída das curvas. Atingi velocidades em curva que nunca imaginei. Claro que estamos a falar de carros concebidos para a velocidade (dei 240 km/h, um record para mim), capazes de travar em curtas distâncias.
2º Corrida com instrutor (3 voltas) em carro à nossa escolha. Como escolhi primeiro no “1º round”, agora tive de levar com o Porsche 911 ao invés do Audi R8. Aqui sim, fruto da experiência anterior, pude aumentar o nível de adrenalina. Claro que no final ainda perguntei se era possível dar mais 3 voltas com outra “biatura” à escolha (acreditava que à 3ª vez já estaria no ponto de ser um piloto). A resposta “negatiba” fez-se logo ouvir (pudera a 200 € cada 3 voltas, compreendo perfeitamente).
3º Corrida como co-piloto num Ferrari F430 GT4 de competição (3 voltas). O interior da viatura é do mais simples possível, mesmo à piloto. Colocaram-me um sinto em (x) ao peito e confesso que no início não compreendi o porquê de ir tão bem apertado. Na presença deste piloto é que nos apercebemos como diz o povo que quem tem unhas, toca guitarra. Este entrava nas curvas a matar, sacudiu-me por todos os lados e acreditem que ia bem preso. No início cai na asneira de tentar filmar a pista, mas o mal-estar foi tanto que a partir de certo momento desliguei o equipamento e rezei para que o suplício acabasse rápido. “Ao lado, never again!”
4º Corrida de “karts” com classificativa. 5 voltas para aquecimento seguidas de 5 voltas (1ª classificativa) e para finalizar 8 voltas (2ª classificativa) e no final “podium”. Infelizmente fiquei-me pelo sétimo lugar em 12 concorrentes. A primeira e única vez que sentei o “ass” num “kart” foi há 14 anos no cartódromo de Baltar (perto do Porto) numa prova de 6 horas. Aqui tínhamos todos quase o mesmo andamento pelo que as diferenças entre concorrentes andaram em décimas. A prova saldou-se em um “sans faute” mas com as nádegas em “carne biba”, causada pela fricção entre o “ass” e o banco rijo e pelo erro em ter tirado as calças de ganga e vestir o fato (estava muito calor).
Eis parte dos registos do dia… (restantes encontram-se na página Bravos do Pelotão, ver crónica Nº045).
“Circuit du Laquais” fica a meio caminho entre “Grenoble” e “Lyon”, na terra dos Gauleses. A pista utilizada foi a de 2.400 mts.
Vista aérea do circuito.
Três dos brinquedos.
Agora com o quarto elemento.
Lamborghini Gallardo LP 560 | Potência: 560 cavalos | Velocidade máxima: 325 km/h | Motor V10 de 5,2 L (a minha escolha).
Lamborghini visto de outro ângulo.
No interior do touro.
A minha consola.
Últimos preparativos antes do arranque.
Em plena ação. Bati o meu record de velocidade com velocímetro a indicar 240 km/h. Não esquecer que o “bicho” pode chegar aos 325 km/h.
Porsche 911 Carrera S | Potência: 400 cavalos | Velocidade máxima: 304 km/h | Motor V6 de 3,8 L (escolha imposta).
Porsche visto de outro ângulo.
Pronto para arrancar.
A minha consola.
Ferrari 458 Italia |Potência: 570 cavalos | Velocidade máxima: 325 km/h | Motor V8
Ferrari visto de outro ângulo.
Não há duas sem três.
Interior do “bicho”. Gostei mais da consola do touro, mas são gostos e como diz o povo “gostos não se discutem”.
Audi R8 V10 | Potência: 525 cavalos | Velocidade máxima: 316 km/h | Motor V10 de 5,2 L
Audi visto de outro ângulo.
Mais uma só para “chatear”.
Agora sim, já posso dormir mais descansado. Sou um piloto credenciado, eheheh…
Os três cavalos (GT4) postos à disposição para sentirmos as emoções do que é realmente conduzir. Aqui ao “Je” saiu na rifa o nº7.
Ferrari F430 Challenge GT4 | Potência: 490 cavalos | Velocidade máxima: 315 km/h | Motor V8
Aqui ainda não sabia o que aguardava. Estes tipos (pilotos) são mesmo marados de todo.
No final, regresso ao “estábulo”.
A preparar psicologicamente o próximo candidato.
Quando regressamos da pausa almoço, encontramos estes 4 brinquedos prontos para entrarem em ação.
Até o “Magnum” veio dar um gostinho ao pedal. Ainda procurei o Tom Selleck mas sem sucesso. (esta é mesmo só para “gajos” da minha geração).
Acreditem que é impossível não babar perante estas belezas.
Só para finalizar.
A tarde foi preenchida no cartódromo com pista de 900 mts e karts com velocidades até 75 km/h. Foram 5 voltas para aquecimento + 1ª corrida cronometrada de 5 voltas e 2ª corrida cronometrada de 8 voltas.
Onde está o “Wally”? Em 12 concorrentes fiquei-me pela sétima posição. Eramos todos mais ou menos do mesmo nível pelo que as diferenças ficaram-se nas décimas de segundo.
Jantamos em cima do “Lac d’Aiguebelette” cuja profundida máxima é de 71 mts.
A zona merecia esta panorâmica. Comparem esta foto com uma similar mais à frente e vejam como a natureza pode ser caprichosa.
A pé ou de bike deve ser mortal calcorrear aquela montanha.
Todas as terras em redor deste lago pertencem à “Famille de Chambost” já que o lago é privado. Castelo ao fundo para quem quiser ir pagar a “décima”, eheheh…
Em menos de 10 min o céu ficou assim. Comparem com a panorâmica anterior.
Parecia que estava no cenário dum daqueles filmes apocalípticos.
E a partir daqui veio o dilúvio. “Funtástico” mesmo, mas isso sou eu que sou um “freak” do caneco.
Se me perguntarem se adorei, só posso dizer amei e voltava a repetir já amanhã, pena na vida, um homem não poder estar todos os dias à hora errada no sítio errado, eheheh…
Cumprimentos betetistas e até à próxima crónica…
Alexandre Pereira
Um Bravo do Pelotão, neste caso sem…