[Crónica] De Ponte a Ponte com o Lima no horizonte

BikeBrother

New Member
Talvez estas palavras que aqui escrevo deveriam ser escritas na forma de poema, onde a rima seria composta pelo cenário deste passeio e o som das palavras seria o correr do rio…talvez!!...talvez um dia conseguirei escrever o poema.

Mas como a poesia não me corre nas veias, ficam aqui apenas breves palavras e algumas fotos para que a história possa ser partilhada e quem sabe a esta história outras possam ser acrescentadas.

O dia despertou como que a dizer com convicção, hoje é o dia perfeito para pedalares de uma forma especial, ou seja, acompanhado por alguém tão especial quanto o momento. O local para esse momento seria a ecovia desde Ponte de Lima até Ponte da Barca.

A história não começa da melhor forma, primeiro porque só consegui chegar a Ponte de Lima às 11h e porque a civilização (necessária neste caso) teimava em não me deixar encontrar o inicio da ecovia, dado o grande número de obras que se estavam a realizar no seu inicio e que me impediram de seguir pelo trilho normal, tendo mesmo que calcar algum mato…

i239322_DSCF0092.JPG


Contratempos e algum medo por estar a defraudar as expectativas do meu segundo coração, seguimos a ecovia ao lado do rio Lima em diante até onde a natureza nos deixasse ir…

i239316_DSCF0104.JPG


i239317_DSCF0107.JPG


i239319_DSCF0113.JPG


i239318_DSCF0112.JPG


i239320_DSCF0126.JPG


Com a natureza a dar a força necessária para que a viagem se procedesse com constantes espantos, eis que surgem alguns momentos para paragem para umas fotos e um respirar fundo…tão fundo que parecia que o mundo era apenas nosso, tal a calma e a solidão boa que se fazia sentir...

i239252_DSCF0115.JPG


i239251_DSCF0106.JPG


i239290_DSCF0146.JPG


i239312_DSCF0132.JPG


A natureza proporcionava todo o seu esplendor, com magníficos cenários. Como se não bastasse vi um animal fantástico que até ao momento nunca tinha avistado, penso que seria uma cegonha tal a sua envergadura…

i239250_DSC00377.JPG


A viagem prosseguia como o correr das águas do rio Lima, calma e tranquilamente, acompanhada pelo magnifico tempo que se fez sentir que permitia ainda desfrutar daquele pedaço de natureza de forma ainda mais deliciosa….Por falar em delicias, pois que estava na hora de acariciar o estômago e aproveitar para “namorar”…a natureza claro, que melancolicamente fazia-me pensar...”a natureza é tão generosa, porque será que o homem teima na sua destruição!!!”

i239249_DSCF0155.JPG


Após esta pausa, era chegada a hora de regressar ao ponto de partida. Infelizmente foi seguindo o mesmo percurso da ida dado o meu desconhecimento ou melhor as minhas grandes dúvidas face ao percurso do outro lado da margem do rio. Decidi não arriscar até porque não tinha qualquer instrumento de orientação e a aventura não era muito aconselhada.

Saliento o facto de esta ecovia estar muito bem sinalizada. Fiquei muito impressionado e admirado com o facto desta autarquia, preservar tão bem esta via…

i239247_DSCF0148.JPG



i239246_DSCF0177.JPG



Com cerca de 34km800m percorridos, ainda houve tempo para desfrutar um pouco de Ponte de Lima, totalizando aproximadamente 40 kms percorridos, acompanhado por a melhor companhia possível, num local de excelência onde a natureza nos convida suavemente a usufruir de toda a sua beleza...

i239243_DSCF0182.JPG


i239242_DSCF0215.JPG



Eis que chega a hora de dizer um…até um dia…até ao dia em não aguentar mais dizer,”que já lá estive”… até ao dia em que seja de novo movido pela força que me leve de novo até este magnifico canto da terra...

i239241_DSCF0217.JPG


Assim me despeço meus amigos, com a certeza que irei voltar e de preferencia para fazer toda a ecovia de Viana até Arcos de Valdevez.


P.S.: Infelizmente as fotos não estão com grande qualidade pois maquina tinha uma resoluçao de 3264x2448 e tive que as minimizar para as por aqui no forum, como tal houve uma perca significativa de qualidade de imagem.
 

nelson_r

New Member
Re: De Ponte a Ponte com o Lima no horizonte

A poesia tem duas vertentes: a rima e a prosa poética.

Realmente que a descrição nos faz quase sentir as emoções vividas numa espectacular natureza, aqui tão bem retratada.
São estes pequenos paraísos que nos deixam ainda impressionados. É de louvar a acção das autarquias locais em manterem estes caminhos cicláveis. São estes pequenos mimos a solução para o turismo nacional, que não passa só pela praia e especialmente pelo Allgarve.

Fiquei realmente com "água na boca" e quiçá um dia, experimente eu mesmo essas mesmas sensações.

Obrigado por nos mostrares este pequeno paraíso...

Cumprimentos betetísticos
 

indy

Member
Re: De Ponte a Ponte com o Lima no horizonte

Boas BikeBrother!
Parabéns pelo teu passeio e obrigado por partilhares :yeah:

Mas peço-te para editares as tuas mensagens e colocares as fotos num formato que facilite a visualização.
800x600 ou mesmo 640x480 serve perfeitamente.

PS Reparei agora que tinhas na tua mensagem um comentário quanto ao tamanho das fotos. Dá uma vista de olhos noutras crónicas e constatarás facilmente que os tamanhos que indico acima são suficientes.
 

Myrage

New Member
Re: De Ponte a Ponte com o Lima no horizonte

Se pedalares da mesma forma com que transmites essa harmonia a escrever. Então o melhor e pintares a Bike, e capacete, de Cor de Rosa :lol:
Ou então, voltar a subir a Parede no Marão :mrgreen:

Mas eu compreendo, este é o efeito do contacto com a natureza.

Abraço Poeta :wink:

MY
 

pin7as

New Member
Re: De Ponte a Ponte com o Lima no horizonte

boa bikebrother! :yeah: :yeah: :yeah:
vi que seguist o meu conselho e as espectativas nao foram defraudadas.
ainda bem!!!

bom relato, boas fotos...

abraço!
 

BikeBrother

New Member
Re: De Ponte a Ponte com o Lima no horizonte

Viva pessoal,

Indy, como podes ver já alterei o tamanho das fotos. O motivo que me levou a por as fotos naquele tamanho deveu-se ao facto de não querer perder muita qualidade de imagem, mas não ficavam nada bem. Agora já está mais "comestivel" :mrgreen:

Nelson_r, existe um programa na sic que é "IR É O MELHOR REMÉDIO", eu acho que estas palavras se adequam na perfeição neste caso. Por muito fascinantes que sejam as fotos e a descrição, só mesmo é que se sente mesmo esse encanto.

Myrage, eu só sou cor-de-rosa quando escrevo, fiquei assim quando começei a tentar ir ás miudas e a escrever-lhes cartas :mrgreen: :mrgreen:...mas quando é para pedalar já não sou cor-de-rosa, embora aqui não seja o caso, no entanto para trepar o Marão bem viste que aquilo não era para meninos cor-de-rosa.

Pintas, mais uma vez OBRIGADÃO pela informação e pelo conselho, valeu muito apena ter la ído aquilo é mesmo fabulástico. Eu gostei e quero lá voltar, a minha namorada gostou (mas já não sei se quer lá voltar :mrgreen: :mrgreen:).

Abraço a todos!
 

root

New Member
Re: De Ponte a Ponte com o Lima no horizonte

BikeBrother, parabéns para ti e para a tua namorada.

Também gosto de pedalar por essa zona, é lindíssimo e proporciona momentos de grande descontracção principalmente quando o passeio é também familiar.

Espero lá voltar muito brevemente.

Um abraço e parabéns pelo relato.

root
 
Top