[Crónica] De Famalicão a Compostela - Março 2009

jorgegt

New Member
Esta viagem não é nenhum épico para a maioria dos betetistas. Fazer o Caminho para Santiago de Compostela, para muitos é apenas mais uma aventura, ou um desafio que querem fazer para dizer que já o fizeram.
Mas para mim não o é.
Há algo de mítico, algo mágico. Devo dizer que faz as pessoas ( a maioria ) repetir vezes sem conta, os mesmos trilhos ou outros caminhos, para alem do português, e nunca se cansam de o fazerem.
No fim de semana de 20 a 22 de março, eu e o meu amigo Daniel ( leo_delibes ) ,iniciamos logo de manhã bem cedo essa mitica viagem, ainda não eram 8 horas da manhã, a hora que tinhamos combinado e eu saia de casa para ir ter ao local de partida e ele já lá vinha em meu encontro, e isto era 7h45 :shock:


Talvez de ansiedade, ambos tinhamos acordado bem cedo, eu consegui pôr a pé sem acordar a minha esposa e equipar-me, ainda tomei pequeno-almoço e como tinha tudo adiantado do dia anterior, fui até á garagem e ainda estive a ouvir uma musica dos Pink floyd no carro para fazer horas :assobio:

1º Dia

Bem......o dia começou muito frio e para ajudar o sol tambem estava um pouco escondido, e eu tinha ideia que iria estar muito calor, pouca roupa trazia :mrgreen:
Chegamos a Santiago Antas ( Famalicão ) perto das 8h00. E dai foi só a foto da praxe, carimbar e arrancamos logo, eram 8h27.


Chegamos a Braga, eram 10h10 com 45km's nas pernas e fizemos a 1ª paragem para o carimbo claro e para "morder" alguma coisa, e nada melhor que um pão com panado :hehe:, desde já fica aqui o meu agradecimento á mãe do daniel pois soube mesmo bem :wink:


A paragem foi breve, pois não queria atrasar muito, neste tipo de coisas, uma avaria, uma paragem muito alongada e mesmo a sinalização em certas zonas á pessima, onde por vezes não existia ou estava escondida ou apagada, ou como aconteceu, não sei precisar o sitio certo, ter várias setas e umas indicavam direita e outras para a esquerda :mrsock: e isso fazia perder algum tempo.

Paragem novamente em Ponte Lima, eram 13h05 e já contavamos 81,54km's :shock:
Esta paragem já foi mais longa, insisti que queria comer uma sopa, e o Daniel lá consentiu e lá comemos numa esplanada a ver as obras :evil: e comendo uma sopa um pouco esquesita, mas a fome era tanta que lá foi. Depois tambem havia ainda mais dois pães com panados tamanho XXXL que nem conseguimos comer todo :mrgreen: E mais uma anedota, enquanto estavamos a repousar, passa três tipos novos e um vira-se para nós: "não têm mortalhas??" e nós começamos a rir :plhc: Palhaços........
Comprar água para encher o bidão e bora que se faz tarde e tinhamos pela frente a cereja no topo do bolo á nossa espera :twisted: A LABRUJA



Bem a parte mais dificil do percurso até á cruz dos mortos, a famosa labruja, tem que se lhe diga.........e com alforges, ainda pior :mrsock:
A paisagem era fantástica que constratava com a dureza do percurso que me levou a enervar e fazer aquela parte toda de gás para continuar com a viagem mais agradavel e esquecer aquele CALVÁRIO :mrsock: e assim fiz, empurrei a bike encosta acima até ao topo. Encontramos um casalinho de Lisboa que faziam o caminho a pé e estavam a descançar, e ficaram admirados enquanto contemplavam a nossa subida, pois apenas chegamos ao topo e conversamos uns minutos e logo montamos as bikes e seguimos viagem a todo o gás :twisted:


Depois carimbamos num café e fizemos o restante percurso sem precalços, apenas admirando a paisagem e chegavamos a Valença pelas 17h30, 120,36km's nas pernas e 8 horas ciclaveis...............mas encontramos o albergue fechado :eish:. Na porta um aviso que abria ás 16h e uns contactos, então ligamos e pediram-nos para esperar uma meia hora. Lá fomos lanchar qualquer coisa e ficamos até ás 18h +/- á espera ao frio :mrsock:
Mas valeu a pena o Albergue estava por nossa conta :yeah:
Uma nota importante que vou deixar é que os km's rendem muito :shock:, quero dizer que 5km's parecem interminaveis :mrgreen:


2º Dia

Novamente o dia começava muito frio e um nevoeiro muito cerrado. Como estavamos cançados, o despertar foi ás 7h30 mas para por a pé é que custou um bocadinho :mrgreen: O Daniel um pouco contipado e eu tinha dormido um pouco mal pois só tinhamos um cobertor para cada um :evil:
Depois aconteceu o incidente de não saber do meu porta moedas, que nos atrasou imenso, virei tudo de pernas para o ar e nada, fomos tomar o pequeno-almoço e passamos pelo Restaurante onde jantamos na noite anterior para saber se ficou lá. Fiquei apenas com o contacto para depois ligar quando pudesse, porque os funcionários que nos tinham servido não se encontravam a trabalhar :cry:
Lá seguimos na mesma, mas já eram 9h00.


Passamos a ponte antiga e 1º carimbo em Tuy, onde foi a Sra. das limpezas que era Portuguesa, de Barcelos, nos carimbou.
A diferença é enorme quando começamos a pedalar em Espanha, até "tapete vermelho" para receber os peregrinos :twisted:, a paisagem essa continuava a ser maravilhosa e deslumbrantes.
Fizemos a paragem para almoçar, eram 12h00(hora port.) , e já contavamos com 45,21km's ,num restaurante em Arcade, muito catita onde pedimos Paella e ainda tivemos uns camarões tigres de "regallo".......mas que o funcionário já nos queria levar por "lorpas" quando nos apresentou a conta, a Paella que no menú marcava 15€ para 2 pessoas e depois na conta constava 24€ :mrsock: dizia ele que era "Paella de marisco", é todo de marisco :mrsock:eek: Daniel lá resolveu a coisa muito bem e pagamos aquilo que estava marcado........eu tinha ido ao café ao lado comprar um gelado dos baratinhos :mrgreen:



Lá partimos com o "papo" cheio, essa é que era essa :twisted: e que nos custou um bocadinho para recomeçar, pois logo começamos com boas subidas :mrgreen:
Algures encontrei um bastão de caminhada da Decathlon que alguem havia deixado esquecido, e eu pensei: "não faço caminhadas, mas é porreiro, vou levar :wink:"
Não esquecer que tambem há trilhos bem durinhos em Espanha mas nada comparado com a labruja :twisted:
Ironia do destino a faltar alguns km's para chegar a Padrón passamos pelo dono do bastão e o Daniel avisou-me que poderia ser dele e entregamos, fizemos a boa ação do dia :yeah: :#1:.............como recompensa o meu porta moedas estava na minha bolsa misturada com toda aquela tralha :mrgreen: :wink:
E lá chegamos a Padron pelas 17h30 (hora Port. ) com 103,45km's 6h36 ciclaveis num albergue muito bonito, mas desta vez tivemos de o partilhar com montes de peregrinos 8)
Á noite é que foram elas, pois queriamos descançar, eu disse ao Daniel que só iria dormir depois dos outros chegar para não ser acordado, chegaram tarde e alguns com uma "carraspana" que riam que nem conseguiam parar :mrsock:



3º Dia

Pois o dia seguinte foi aquilo que não esperavamos, como tinham chegado tarde, logo pensei que iriamos acordar primeiro que eles :mrsock: eram 5 ou 6horas portuguesas e já estavam a pé :mrsock: :mrsock:............bem, o que fizemos foi deixa-los ir, depois de estarmos sozinhos ficou tudo por nossa conta mais uma vez.
Tomado o pequeno-almoço lá arrancamos ás 7h45, tambem com algum nevoeiro e frio mas rápidamente aqueceu. O que torna incomodativo ter de andar a tirar roupa durante o percurso 8)
Estava apenas massacrado das horas passadas em cima do selim que me deixou algumas mazelas no "rabo" :mrgreen: mas não me sentia cançado e estava super satisfeito pela prestação que fizemos, não sendo uma maratona tivemos oportunidades de tirar fotos, filmar, admirar as paisagens e disfrutar desta viagem onde não queria passar muitas horas em cima da bike e chegar sempre com luz do dia. Tambem saliêntar que as nossas maravilhosas bikes não causaram nenhum problema mecânico e que foi uma grande ajuda :#1: :podio:
Chegamos á praça de Santiago ás 9h50, todos orgulhosos.
Cruzamos já na Cidade de Santiago com a nossa boleia ( conseguimos chegar 1º :mrgreen:), os meus pais que nos foram buscar e assim lá combinamos o local de encontro, fomos finalizar o Ritual com o ultimo carimbo, trocamos de roupa e fomos ao Santuario e um pequeno passeio para comprar uns "Recuerdos" para as minhas duas meninas que estavam em casa.


E assim fica um pequeno relato do que foi um fim de semana muito bem passado, só tenho a agradecer a boa companhia do Daniel, e pela paciência de me aturar :mrgreen:, aos meus pais por nos ter ido buscar e finalmente á minha esposa por ter ficado em casa a tomar conta da nossa filhota que entretanto tinha ficado doente durante o FDS enquanto o pai estava fora, sem poder ajudar :(
 

Tico

New Member
Sim senhora belo relato, e não aja duvida que é um passeio a repetir, pelo menos por minha parte :wink:
 

leo_delibes

New Member
Cá estou eu para dar também a minha opinião. Se para tudo a primeira vez é a primeira vez, eu digo que a segunda vez é a segunda vez. Apesar de já não ser novidade há sempre algo novo a ver e sentir nos caminhos. Na minha primeira vez, sei agora, que atalhamos em alguns sítios mas desta vez não. Foi um pleno, sem qualquer desvio ou "batota". :lol:
Houve uma coisa que correu mal apenas....foi o facto de tudo ter corrido muito bem, sem qualquer avaria ou demais contratempos. Correu tão bem que haverá no futuro pouco de que me lembrar. Dureza há em todo o lado, sacrifício é o nosso dia-a-dia mas depois existem as histórias, as tais para os netos ouvirem....não houve nenhuma além da viagem em si.(mas que já não é pequena diga-se....)
Tinha dito da última vez, em Outubro que tão cedo na repetiria, desta digo o mesmo mas à espera do próximo convite :)
Deixo a quem nunca fez os camiños o apelo para que não deixem de os fazer, pelo menos uma vez na vida.
 

jorgegt

New Member
Tico said:
Sim senhora belo relato, e não aja duvida que é um passeio a repetir, pelo menos por minha parte :wink:
Tico tão cedo não, mas faço-te companhia com todo o prazer :wink:
leo_delibes said:
Cá estou eu para dar também a minha opinião. Se para tudo a primeira vez é a primeira vez, eu digo que a segunda vez é a segunda vez. Apesar de já não ser novidade há sempre algo novo a ver e sentir nos caminhos. Na minha primeira vez, sei agora, que atalhamos em alguns sítios mas desta vez não. Foi um pleno, sem qualquer desvio ou "batota". :lol:
Houve uma coisa que correu mal apenas....foi o facto de tudo ter corrido muito bem, sem qualquer avaria ou demais contratempos. Correu tão bem que haverá no futuro pouco de que me lembrar. Dureza há em todo o lado, sacrifício é o nosso dia-a-dia mas depois existem as histórias, as tais para os netos ouvirem....não houve nenhuma além da viagem em si.(mas que já não é pequena diga-se....)
Tinha dito da última vez, em Outubro que tão cedo na repetiria, desta digo o mesmo mas à espera do próximo convite :)
Deixo a quem nunca fez os camiños o apelo para que não deixem de os fazer, pelo menos uma vez na vida.
Foi um grande feito não ter atalhado, nem ter havido contratempos como avarias ou quedas, etc, etc, por isso acho que posso dizer com toda a certeza que irei contar mais depressa aos meus netos esta aventura que da 1ª vez que aconteceu todo os tipos de azares 8)
Como deves recordar Daniel, quase todos os sitios onde tinha havido avarias ou más recordações eu me lembrava, certo?? :wink:, mas tambem me fascinou passar por aqueles trilhos fantásticos e recordar o porquê de repetir ésta aventura, pois da 1ª quero esquecer :mrgreen: apenas aprender a não cometer os mesmos erros e por isso ter corrido 5*****
Quanto ao apelo do Daniel eu concordo plenamente, pois não se irão arrepender :wink: é completamente diferente daquilo que fazemos diariamente :wink:
 

jorgegt

New Member
Bem fazer o Caminha de Santiago em SS ainda não está de parte :mrgreen: mas como diz o Leo-delibles, é uma ideia um pouco maluca, mas sem alforges e com 3 ou 4 etapas " qui ça " :twisted:
Oscar 1º faz de MS e depois vais ver como são os trilhos e depois quem sabe :mrgreen:
 

350plus

New Member
Já fiz o caminho quase todo em SS (excepto a parte Ponte Vedra - Santiago) e acho que é perfeitamente possível. Na Labruja sofre-se, mas a parte difícil daquilo é para fazer à mão independentemente da bike...
 

350plus

New Member
Re: [Crónica] De Famalicão a Compostela - Março 2009

Sim fui sem alforges. Claro que com alforges a coisa complica-se, mas com paciência faz-se.
 

jorgegt

New Member
Aqui ficam algumas fotos:
Ainda no inicio do épico :mrgreen:

Já em Braga depois do carimbo

Tambem houve pequenos percalços, mas nada de especial


Já em ponte Lima

trilhos maravilhosos :mrgreen:

Cruz dos mortos

Albergue, em Valença

No 2º dia já em Espanha

Paisagens tipicas do caminha Santiago

Para almoço, uma Paella :twisted:

Vista magnifica da ponte Sampaio



O Albergue em Padron

Por fim a chegada :wink:


 

jorgegt

New Member
No fim desta Aventura tinha dito: " bem já está feito ", mas não sei porquê mas ia já este sim de semana outra vez :mrgreen:
Até podia ser os mesmos caminhos ou as outras alternativas..............mas a falta de disponibilidade :|
 
Top