[Crónica] 2ª Edição Caminho Português de Santiago - Inter Caima 300km

Command

New Member
Peregrinação Inter Caima a Santiago de Compostela pelo Caminho Português

Dia 1
São João de Ver – Ponte de Lima 140Km

Formando um grupo de 7 ciclistas Inter Caima, (Nuno Almeida, Nuno Rodrigues, Paulo Pinho, Luís Pinho, Victor Silva, Paulo Oliveira e Jorge Martins), coeso e determinado, arrancamos às 8.30h do dia 1 Maio de 2009, com passagem pela marginal em Esmoriz, Espinho, Madalena, Gaia, atravessando o Douro, subimos à Sé Catedral do Porto, onde foi a partida oficial para este “Caminho Português de Santiago”. Passagem por Vila do Conde, Povoa de Varzim, S. Pedro de Rates (abastecimento sólido), Barcelos e seguindo-se Ponte de Lima, onde chegamos por volta das 18.30h.
Foto “em Ponte de Lima”
Passamos por dezenas de peregrinos, uns de bicicleta, outros a pé, e de várias nacionalidades.
Pernoitamos numa Residencial a 1 Km do Centro de Ponte de Lima, onde também se encontravam muitos peregrinos a repousar.


Dia 2
Ponte de Lima – Pontevedra 95K
m
Pelas 7.00h da manhã, já com o sol a mostrar a sua graça, voltamos aos trilhos do Caminho, transpondo o Rio Lima pela ponte romano/gótica de 22 arcos, direcção à tão afamado Serra da Labruja, são estes dois quilómetros da vertente da Labruja os mais extenuantes de todo o Caminho, deparamo-nos com subidas abismais e de tirar o fôlego a qualquer um, na sua maior parte as bicicletas são levadas as costas. A meia encosta recuperamos o fôlego junto à Cruz dos Franceses, aproveitando para tirar umas fotos.
Acabada a subida, descemos na direcção do albergue de Rubiães, terra pertencente ao Vale do Coura, onde desembrulhamos o farnel do almoço, pois o esforço já se fazia notar.
Valença e a fronteira na ideia, seguimos viagem e eis Tui, atravessamos agora o Minho na ponte metálica e este é o primeiro contacto com Espanha. Continuando sempre debaixo de um sol bem escaldante, encontramos o Vale do Louro, Porrinõ, Mos, Chan das Pipas, aqui vimos a panorâmica sobre a Ria de Vigo, Redondela e o seu albergue no centro da cidade, um dos possíveis destinos para passar a noite, mas como o dia ainda estava longe de terminar, decidimos avançar mais no Caminho, passamos por Pontesampayo, e chegando a Pontevedra, onde ficamos alojados no Albergue de peregrinos. Com lotação de 50 camas e umas boas condições logo na entrada da Cidade.
Em Pontevedra jantamos uma parrilhada, no restaurante junto ao Albergue, pertencente a uma simpática Portuguesa de Bragança.


Dia 3
Pontevedra – Santiago 65Km

Mais uma saída com o raiar do sol e a etapa com menos percurso a percorrer, no caminho passamos por Caldas de Reis, Padrón, onde decorria uma feira, e levamos 30 minutos só para transpor esse recinto, seguindo-se Teo, e finalmente já conseguimos ver ao longe, as torres da Catedral de Santiago.
Chegamos a Santiago de Compostela por volta das 13.30h, contabilizando 300kms percorridos.
Foto “Em Santiago Praça”
No recindo já se encontrava a nossa boleia para regresso a casa, o Germano e o Cláudio, grandes amigos sem dúvida alguma, para eles o nosso agradecimento.
Após visita à Catedral de Santiago, dirigimo-nos ao Seminário Menor, situado por trás da Catedral, para um banho relaxante. Findo o banho, há que regressar a casa, pois amanhã é dia de trabalho, mas sem antes parar para um lanche ajantarado em Ponte de Lima.
Pelas 21.00h chegamos finalmente ao nosso ponto de partida para esta Peregrinação.
Agradecemos o apoio do “Cosan – Adega 21”

Reportagem fotográfica em http://intercaimabike.spaces.live.com/

Nuno Almeida
Inter Caima em Vale de Cambra
 

Lee

New Member
Re: 2ª Edição Caminho Português de Santiago - Inter Caima 300km

:D Muito bem!!! Fico feliz por ter corrido tudo bem...
 

mikka_1

New Member
Re: 2ª Edição Caminho Português de Santiago - Inter Caima 300km

Parabéns Nuno pela Aventura!

Um abraço!

(só uma questão: O porquê de não teres seguido o "caminho" desde São João de Vêr?! Visto que existem setas a partir de lá, mas que não seguem, julgo eu, para a direcção que o vosso grupo tomou)

:p
 

Command

New Member
Re: 2ª Edição Caminho Português de Santiago - Inter Caima 300km

Olá menina Lee,
A menina simpática de "Lima", este ano posso dizer com toda a certeza, foi mais duro que ano passado, mas é para fazer com mais ou menos esforço. Temos que juntar o pessoal um dia destes. A residencial é 5 estrelas, se quiseres recomendar a alguém, podes à vontade!
Um abraço com beijinhos
Do sempre teu amigo, Nuno
-------------------------------------------
Boas mikka_1,
Obrigado!, tudo bom ?
Tomamos esta direcção com o intuito de arrancar da Sé para o "Caminho" e aproveitar a marginal Esmoriz, Espinho, enfim relaxar!
Recomendo esta marginal para um passeio inesquecivel à beira-mar.

Abraço e se não for mais, até aos 170kms de Albergaria-Viseu
Nuno
 

exumer

New Member
Re: 2ª Edição Caminho Português de Santiago - Inter Caima 300km

Grande Nuno e restantes companheiros, parabéns pela aventura! :#1:

Chegar a Ponte de Lima num só dia é dureza. Nós quando fomos ainda abusámos ainda mais e fizemos Albergaria - Ponte de Lima, chegámos era noite cerrada..

Digamos que fomos um bocado optimistas na programação da etapa :mrgreen:


Abraço à malta :yeah:
 

coelhone

New Member
Re: 2ª Edição Caminho Português de Santiago - Inter Caima 300km

Boas malta
Pois nós agora em Junho ainda estamos mais optimistas :mrgreen: :mrgreen:
Tamos a contar fazer Vale de Cambra - Ponte de Lima :lol:
Mas vamos levar as luzes :oops: pelo sim pelo não
Fiquem bem

Coelho
 

Command

New Member
Re: 2ª Edição Caminho Português de Santiago - Inter Caima 300km

Boas Coelho e Exumer,

Andamos a passear o cadeado durante o 1º dia (45kms até à Sé) sem ser necessário, mas prontos! está feito, está feito. :roll:
Mesmo assim arrancamos às 11.30h da Sé e passamos por muito pessoal que o fez 3,5H em antes. :p :p :p
Em Junho vai muito pessoal fazer o Caminho Português, Coelho, apita ao Justino, acho que ele também lá quer ir nessa altura. É sempre mais um para a folia. E já sabes tens o meu número, qualquer dúvida, estás à vontade.
Mas leva luzinhas, isso sempre, pois em Espanha ainda são mais desrespeitadores para com os ciclistas, do que muitos Portugueses.
No ano passado era-mos 20 (incluindo 2 grandes meninas) e chegamos por volta das 18horas (arranque da Sé)
Enfim, está feito, venha a próxima :lol: :lol:

Abraço para o pessoal
Nuno :p
IMG_0037.jpg
 
Top