Cove Hummer XC Titanium Tuned "SILVER PROJECT"

SURFAS

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"Estive a ler esses reviews todos, alguns deles pela 3ª ou 4ª vez e é triste ver como nem o fabricante nem esses "jornalistas especialistas" percebem nada de bicicletas. "

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Adorei a tua resposta, mas acho que ou não entendes nada de BTT ou não lês convenientemente as introduções/especificações dos sites por onde andas.

A Cove é uma marca do North Shore - Canadá, onde há aqueles trilhos marados, bem técnicos, escadarias de madeira, saltos, ...
Ou seja fabrica quadros para trilhos técnicos, não para rolar no Alentejo!!!

Não sei se repararam mas o quadro recebe pneus 2.4 isso quer dizer algo, tem um ângulo de direcção de 68,5º quer dizer ainda mais!!


Apesar de ser de titânio e dizer XC, não é um quadro típico em Portugal de XC, pois não tem a geometria das típicas XC que se vê por cá. é um XC à North Shore.

Ou seja o quadro é realmente fantástico, de excelente qualidade mas se é para fazer maratonas, provas de XC é mal empregue, é um quadro bom para umas travessias sem pressas, umas idas a Sintra fazer os trilhos mais técnicos, Lousã .... é que eles no Canadá usam este tipo de quadros com 140mm/160mm para fazerem saltos gigantescos!!!

O amigo komondor tem 100% razão nas suas declarações!!
 

SURFAS

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Afinal até percebes !!! :mrgreen:

E estás a ver aquela Cove merecia era uma Pike igual à tua, exactamente igual!!! Não uma SID, é que o pedaleiro ficaria mesmo muito baixo !!!

E parabens pela tua burra está mesmo muito bem montada.

Agora que a Cove é excelente é mas não com uma SID, nem para o XC tradicional que temos por cá!

Mas não te mostro a minha :lol:
 

nogueira.nuno

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Voçês não se chateiem, eu quero uma Bike que seja agressiva em trilhos e num geral de XC e vou-lhe experimentar os 80mm e penso que vai ficar bem no que gosto de usar mas se for mesmo muito baixa de frente e que duvido tenho sempre a hipotese de lhe inverter ou subir mais o avanço a nivel de direcção mas se perder um pouco o Slope do quadro ou se tiver pouco curso aí posso considerar uma 100mm mas vamos a ver primeiro como fica ao fim de tudo montado.

Segundo pelo que sei a geometria pode mudar com o uso da suspensão por isso se usando os 100mm que eles referem tenho os 68.5 mas se usar os 80mm de certo fico com 70 graus por isso é o ideial e ainda melhor não acham?? :wink:
Para o pessoal mais descrente algumas marcas falam mesmo sobre esse ajuste pessoal para melhor handling da frente de acordo com o gosto pessoal e trilhos em que se ande por isso... :yeah:

Para alguns dos quadros que também existem no mercado em titanio e para XC pode-se usar os tais 2.4 maximos de pneu que agora podem também ser convertidos de XC para single com os dropout ajustaveis como por um Voodoo D-Jab que montei na semana passada para um amigo e isso do usar pneus mais largos tem a ver com o tipo de funcionalidade/adaptablidade do quadro mas isso não vou utilizar/testar e muito menos usar a Bike/quadro para saltos e acrobacias ou All Mountain/Enduro/Dirt.

Obrigada por estas discusões, assim é que fica interessante e que se aprende!!
Comentários também são bons claro!!
 

Bravellir

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Nogueira, não creio que eles se estejam a "chatear" contigo hehe.

Mas relativamente ao que escreveste, não te esqueças que não é só o ângulo da direcção que muda quando lhe baixas a frente, e que mesmo que uses o avanço para mexer na posição do guiador, isso não resolve ou minimiza em nada o que mudaste no quadro ao colocar uma suspensão de 80mm.. Como alguém já disse, até as forquetas rígidas tem tamanho diferentes para compensar e equilibrar os quadros.

Mas o melhor, melhor, mesmo melhor.. é que como um maluco me disse ainda no sábado, as bikes são porreiras é para fazermos com elas o que quisermos, em vez do que é suposto ser feito.... Vão aparecer por ai umas coisas estranhas que vão fazer torcer muitos mais narizes do que um cove com 80mm ou um quadro de xc com 140mm :wink:

Força ai com esse projecto, esse quadro já me fez andar por ai a babar teclados....
 

SURFAS

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Nós chatear??? até por MP já estamos a pensar em passeatas em conjunto :mrgreen:

Acho um completo assassinato meter 80 na frente num quadro desses !!

A geometria descrita refere-se a uma Fox 32 c/140mm de curso e fica com o eixo a uma altura de 12.6, ao colocares a 80 que nem sequer é indicada para esse quadro, ficas com uns 10.2 ou seja irás bater com o crank/pedal em muita coisa!!!

Acho que deverias estudar bem o assunto, porque se queres um bicicleta polivalente e metes 80 na frente, repara até as biklas de Cross competição andam com 100 na frente.
 

350plus

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Não posso deixar de concordar com o Bravellir. Qualquer coisa resulta desde que seja a gosto. E ás vezes, por questões de reutilizar material não se justifica fazer investimentos para estar no ponto óptimo. É como tudo, nem sempre se pode se ter o que se quer e ás vezes não se quer o melhor.

Mas como isto é um forum e o projecto está público em cima da mesa e aberto a opiniões, acho que é interessante discutir realmente e com fundamento quais vão ser as diferenças entre uma SID de 28 mm e uma outra forqueta de curso maior no comportamento e funcionalidade do quadro.

A primeira diferença grande que vai haver vai ser a rigidez direccional. Nuno, certamente que sabes o quão flexível é a SID quando comparada com qualquer outra forqueta moderna com bainhas de 32 mm para cima. Se admites que é uma bicicleta sem pretensões a recordes de peso, penso que tinhas a ganhar em ir para mais rigidez.

A segunda diferença, já foi referida, é mesmo em termos de geometria. As mudanças na geometria da bicicleta são relativamente grandes. Basicamente altera-se por completo a natureza da bicicleta.

Embora diga XC no quadro, a Cove Hummer é na realidade algo que actualmente se define como uma hardtail de AM. As definições e generalizações valem o que valem, mas estamos a olhar para algo que em termos de características se aproxima muito das On-One 456, da Viento do Marky ou Orange P7, entre muitas outras. São hardtails desenhadas com vários pontos chave: Bom espaçamento para pneus largos, ângulo direcção bem abaixo dos 70º, testa curta para não colocar o guiador no tecto com forquetas longas e altura de caixa de pedaleiro razoável para permitir pedalar continuamente em zonas pedregosas.

Segundo o site deles, a Cove foi desenhada para ter uma forqueta de 510 mm, ideal para acomodar, por exemplo, uma Revelation ou Pike no curso de 130 mm.

A propósito da discussão interessante de ângulos de direcção e A-C que decorreu no meu ensaio da Blur LT2 fiz uns modelos parâmetricos que permitem tirar alguns valores importantes da geometria com umas simples introduções de dados:


  • Com uma Revelation por exemplo: Usando os modelos, com a configuração de "fábrica", espera-se um ângulo de direcção de 68.50º, relaxado e estável com um valor de trail mecânico de aproximadamente 77 mm. (Trail mecânico é o comprimento da alavanca imaginária que retorna a roda a da frente à posição neutra. Quanto maior for esta alavanca mais facilmente a bicicleta se estabiliza - mesmo conceito das rodas dos carrinhos de hiper-mercado, os eixos estáo à frente para que elas se auto alinhem com o movimento do carro). Isto são características muito adequadas a uma bicicleta de AM, capaz de atacar secções de terreno muito irregular sem perder a direccionalidade.

  • Com a SID de 80 mm (eixo-coroa de 451 mm): Espera-se um ângulo de direcção de quase 72º, extremamente vertical, e um trail mecânico de 60 mm. O ângulo de direcção fica superior ao de uma Scott Scale (que em M se fica pelos 71º). A alavanca de estabilização reduz-se 22%. Ou seja, estamos a transformar uma bicicleta naturalmente estável em algo significativamente mais nervoso, de reacções rápidas mas pouco neutral em terreno irregular.

Desta analise não haverá nada que se possa considerar bom ou mau. Simplesmente se altera o comportamento direccional. O problema é que o quadro foi estudado para estar com 68.5º de direcção e como tal existem outros parâmetros que saiem das zonas habituais:

  • Ângulo de selim. Enquanto que está nos 72.50º para a configuração de fábrica, vai aumentar para quase 76º com a SID. Isto é extremamente vertical. Voltando novamente à referencia que é a Scott Scale, vemos que a Scott usa 73.5º no máximo para este parâmetro. A diferença pode parecer pequena, mas a realidade é que a distribuição de massas do quadro fica bem modificada com uma tendência de chegar o utilizador muito para a frente e acaba por dificultar as descidas.
  • Altura de caixa de pedaleiro. Passa de 320 mm na versão de fábrica para 295 mm na versão com SID. 25 mm podem parecer pouco, mas é provavel que seja o suficiente para levar os pedais a bater no chão várias vezes. As Spark (não encontrei dados da Scale) têm 330 mm. Ou seja, os pedais vão andar 35 mm mais baixos que na Spark (sem sag em ambos os casos).

Portanto, a modificação é passível de ser feita e continua a ser uma bicicleta utilizável. No entanto o carácter da máquina muda do dia para a noite e com isso vêm atrás algumas modificações indesejadas em parâmetros que normalmente não ligamos muito mas são bastante importantes.

Números à parte, a minha opinião pessoal é que essa bicicleta merecia ser configurada para cumprir a missão para a qual foi projectada. Mesmo que se incorra num bocadinho mais de peso, mesmo que não seja aquele estilo de XC das bicicletas que se vêem aqui a torto e a direito acho que era algo de diferente ter uma bicicleta mais vocacionada para o AM super leve.

PS: Xiça que escrevi muito. Mas é um tema que dá que falar. :D
 

david.jkr

New Member
PS: Xiça que escrevi muito. Mas é um tema que dá que falar. :D

Realmente escreveste muito, mas foi informação bastante utíl..!!!
Eu na minha burra, que de origem aconcelham 80mm, quando ando
com a forqueta rigida montada que tem apenas 410mm noto logo
uma grande diferença. Tanto na direcção como na altura do pedaleiro,
que bate com muito mais frequência nos obstáculos que teimam em não
sair do trilho :mrgreen: :lol:
 

Iloper

Member
Eu não queria dizer isto, mas sempre pensei que como há um curso recomendado, convinha não sair dele para não colocar em causa material...
O meu Orange anuncia 100 a 130, apesar de a própria Orange me dizer que dá para colocar 140. Andá lá uma Black de 100mm, mas que tem 120mm de pernas e 49 cms de altura....
Colocar 80mm não coloca em causa o material e não torna o angulo demasiado fechado até para a absorção mais correcta de irregularidades? Ora se se tem 80mm e eles não são bem aproveitados pelo quadro e até colocam em causa a integridade do quadro... :roll:

Mas compreendo a validade do projecto. A minha anda em modo XC e pesa 10kg... até com V-brakes anda... :wink:
 

nogueira.nuno

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Pois percebo agora melhor o que voçês querem dizer e sim talvez tenham razão(têm) e adorei também o trabalho pela explicação mais tecnica do 350plus,um obrigado especial a ele e aos restantes.

Como foi dito e bem estou a aproveitar a suspensão SID que tenho na garagem mas sendo assim e digo a verdade meteram-me a pensar em no minimo meter uma 100mm, mas quero é que me cheguem as coisas e prometo instalar uma de 100mm nem que seja a DT Swiss para testar e ver.

Infelizmente esta semana vendi o meu quadro Scale e uma Recon U-Turn que tinha para lá parada e essa era o ideal para testar os cursos no Cove, mas como vou montar a Scale para o novo dono pode ser que ainda lha roube para dar uma volta e tirar as minhas duvidas e curiosidade de qual a melhor suspensão a comprar e instalar.
 

350plus

New Member
Sim Nuno, de facto o ideal era arranjar uma forqueta como essa Recon U-turn para acertar a gosto. Até podes nem gostar do comportamento do quadro com 100 ou 120 mm, mas pelo menos tens a experiência para argumentar as tuas escolhas. Isso para mim é muito importante, porque podes então partilhar informação valiosa para os outros utilizadores do fórum que tenham dúvidas semelhantes.

A realidade é que é difícil fazer uma lista de peças no Excel e depois esperar que saia a bicicleta perfeita. Por vezes distraímos-nos a tentar cortar peso ou a pensar nas cores e acabamos por esquecer que a dinâmica da bicicleta é bem mais importante que o peso.

Boa sorte para o projecto. :wink:
 

nogueira.nuno

Active Member
Por acaso não estou nada virado para o peso neste momento ou neste projecto porque já tinha como que tudo escolhido mas agora nem sei se mande vir ja uma Sid por exemplo em 100mm ou deixe andar e ver se consigo ainda testar a minha antiga Recon.

Nas minhas outras bikes nunca tive este problema por assim dizer relativamente a componentes mas neste como só me faltava os perifericos falhei na suspensão pelos vistos ou na escolha do quadro talvez nesse campo. No Scale foi um usar de peças perdidas na garagem e neste quiz fazer o mesmo mas com um quadro diferente mas já ando a inventar novamente, mas ok, espero e vai de certo ficar bem melhor!!

Daqui a nada é Natal e eu estou a ir-me embora novamente por uns tempos por isso estou a ver que a bike não vai estar pronta ou a 100% este ano.
Bem de qualquer maneira sempre lhe posso instalar a SID e andar a 80mm e a 80%!! :lol:
Obrigado novamente.
 

komondor

Member
para mim montava e andava assim para experimentar o quadro. Eu bem sei o que é ficar sem andar por longos periodos de tempo :mrsock:
Se pode-se usar a recon, usava só para um tira teimas.
Assim a compra da suspensão deixava de ser um impulso.

A sid mesmo com 100mm pode ficar mal.
Pode exigir por ex. uma float com 120mm ou uma DT swiss com 130mm
 

marky27

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Ó Nuno, então dizes que antes de comprar o quadro te informaste bem e leste vários reviews, eu tb já li muitos acerca deste quadro e nunca encontrei um só que não dissesse que este quadro pede a gritos uma suspensão MINIMO 120mm ou 130mm, até o próprio fabricante o diz muito claramente na descrição do quadro, onde é que foste buscar a ideia de lhe montar uma SID?
 

desmo13

New Member
nogueira.nuno said:
Antonio Costa sem duvida cada um pode e agradeço as opiniões.
Essa da Lefty é quase como as Xentis dão logo uma imagem nova Bike mas como suspensão deixa muito a desejar( quem as tem claro que nunca fala mal em publico). Tenho um Amigo que montou uma numa Spark 10 e tunada pela 88+ mas adivinha quanto tempo lá durou??? Pouco!! :wink:

Deves ser a 1ª pessoa que diz mal da Lefty... acho que nunca li ou ouvi ninguem falar mal das Leftys!
A verdade é que não podemos gostar todos do mesmo, mas tenho mesmo que te perguntar, já fizeste algum teste a uma Lefty?
Ah, é verdade, não tenho Lefty, mas já tive e sei do que falo!

Força para este novo projecto e já agora Bom Natal! :wink:
 

nogueira.nuno

Active Member
Marky27, sim li e diz que minimo é 100mm e não 120mm, podes consultar a tabela do Link por exemplo e sem procurar muito se não encontraste e como já dsse a ideia de lhe montar a SID 80mm é porque tenho uma parada cá em Casa, sobre instalar por exemplo uma a 100mm é porque me deve ser suficiente para andar só em XC e não andar a fazer Enduro/All Mountain ou necessitar de curso acima dos 100mm, como disse também até tinha uma Recon em casa parada porque não lhe dava uso que podia merecer porque até nas montagens que se encontra normalmente têm todas guiadores elevados que são quase o ideal para esses cursos correcto, eu não o vou usar por isso continuo a dizer que os 100mm devem ficar perfeitos.
Repito novamente eu vou ver quando o raio do quadro me chegar porque já devia era ter chegado o melhor Setup e depois logo se Vê.

http://www.silverfish-uk.com/cms-files/resources/60-65016a2c63e090c952d9ceb2b49fc75d.pdf

Desmo13 eu não falei mal porque nunca tive mas disse que tenho pelo menos 3 amigos lá fora que as têm e todas tunadas e eu proprio acho-a linda e até um deles vendia-me uma já tunada pela 88+ para instalar na Spark como ela a teve e desaconselhou-me ele proprio a comprar-la por alguma razão além da do peso, lá está nunca os ouvi dizer bem delas percebes. Dizes que não ouves falar mal mas também não ouves falar bem de certo. Na minha opinião elas são lindas!!
Á uns tempos tive outra historia que veio aos meus ouvidos foi a de um Serio Utilizador e Campeão em Maratonas que a usa e disse que lhe fica dura em vez de ficar mole com o aquecimento, verdade ou não não foi pessoalmente que falei com ele mas foi o que foi-me dito por quem o conhece e quem confio e também nesse exemplo sendo patrocinado não convém falar ou dizer ma a qualquer uml!!

Sim verdade quem tem o material e não só das Leftys ou algo especifico não fala normalmente mal das coisas que usa e tinha muitos exemplos para deitar abaixo e essa é uma grande verdade e não o vou fazer porque são alguns amigos e não vou lavar aqui roupa suja!!

Não nunca tive nem nunca testei até agora e não percebi se tiveste uma Lefty ou se não tens ou o que querias dizer com a penultima afirmação mas claro só mesmo testando e posso dize-lo pela primeira vez aqui que em Fevereiro vou testa-las de certo a Italia a casa de um Utilizador maluco por Cannondales e Leftys que é o Eliflap por isso vou tirar a prova dos 9!! Era para ser segredo mas voçês puxam por mim...

Obrigado pelos Comentários e sim Feliz Natal para todos com muitas prendinhas!!
 

desmo13

New Member
Amigo, o que eu quis dizer foi que não tenho uma lefty (actualmente tenho uma Fatty), mas já tive e posso-te dizer que juntamente com a Fatty são as melhores suspensões que já andei. Anteriormente tive uma Suntour XCR :shock:, uma Magura Menja e uma Sid Race.
Sinceramente, quando puderes testa uma, mas testa mesmo a sério e vais ver que vais gostar.
Já agora quando estiveres com o Eliflap, dá-lhe um abraço meu que sou um grande seguidor dos trabalhos dele.
És um sortudo!!!
 

komondor

Member
sem querer chatear novamete repara no eixo de pedaleiro nesta foto com a fox.
O resto do material é claramente XC (Slr, pedalerio race face next em carbono, etc.)

1249034371175-1uu10o3prxbfx-500-90-500-70.jpg
 

NunoCoutinho

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Acho que o maior problema que se vai encontrar é mesmo a distância dos cranks ao chão... 80mm realmente depois de uma análise ao promenor feita pelo 350plus confirma-se que não encaixa nesse quadro. Os 100mm realmente só tem ainda esse problema dos cranks um pouco baixos, pelo menos para mim que de vez em quando bato com o pedal em algum lado, mas também eu não desmonto para passar em zonas de calhau mais complicadas e as vezes o crank ou o pedal sofre um pouco...

Monta isso com 100mm para testar, acho que vai ficar uma máquina de subir paredes.

Reparando na foto, não gosto dessa posição do selim, ficamos demasiado sobre a roda traseira, bom para rolar e conforto, menos bom para subir e para XC.
 

valium

New Member
Boas Nuno,


O material a chegar e o quadro a passear :lol:

Acho que o pior serão mesmo as rodas, pesadas ,e quais crossmax, ?? E ficarão bem ai ???? :pipocas:

Em relação a suspensão, deixem o homem montar a máquina e depois, como de costume, decidirá o que fazer, e fará uma boa escolha !! O curso poderá ser relativo, creio que o mais importante será a altura da suspensão, as antigas Sids, que é o caso são "altas" e não utilizam todo o curso das bainhas, por isso pode ser que fique a maneira !!!

A pedaleira é o mais bonito :mrgreen:


Cumprimentos,
António Valério
 
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