Cove Hummer XC titânio "Limited Nozes Edition"

Nozes

Active Member
Olá juventude! :)

Tenho aqui para mostrar mais uma das minhas bikes:



Cove Hummer XC titânio.

A Cove é uma marca canadiana,"nascida e criada" em Vancouver,berço do movimento freeride do fim dos anos 90/início dos anos 2000.
A Hummer foi desenhada para responder às necessidades dos praticantes de xc da zona do North Shore,que precisavam de uma bike leve,mas capaz de suportar os brutais trilhos técnicos da zona. Assim,nasceu este quadro de titânio diferente de todos: Desenhado para uma suspensão de 120mm,geometria focada na estabilidade a descer,com escoras que permitem pneus até 2.4 sem problemas,e rigidez superior ao normal para um quadro de titânio.

Esta é uma bike com história aqui no fórum,e que há cerca de um ano veio parar às minhas mãos. Demorei bastante tempo a colocá-la ao meu jeito,e teimei só a mostrar aqui quando o fizesse,daí só agora aqui aparecer.
Quem quizer começar pelo que ela foi antes de aqui chegar,pode ver este tópico,do antigo dono: http://www.forumbtt.net/showthread.php?17163-Cove-Hummer-XC-Titanium-Tuned-quot-SILVER-PROJECT-quot








Esta é uma bike com muitos pormenores,mas por hoje fica só a lista dos componentes,em breve faço umas descrições mais "à lupa".

Quadro: Cove Hummer XC
Suspensão: Magura TS8 120mm
Caixa direcção: Hope
Avanço: Thomson 4X 70mm
Guiador: Spank Oozy 720mm 5mm rise
Punhos: ODI Longneck
Espigão: Titânio 30.0mm
Aperto espigão: Hope
Selim: PRO Turnix
Travões: Shimano XTR M970,tubos Goodridge
Discos: Hope flutuantes 160mm
Manípulos mudanças: Shimano XT M960
Desviador frente: Shimano XTR M901
Desviador trás: Shimano XTR M971 Shadow
Pedaleiro: Shimano XTR M970,pratos TA+Truvativ
Pedais: Exustar PM215
Cassete: Shimano XT 11-32
Corrente: SRAM
Rodas: Mavic SLR
Pneus: Shwalbe Nobby Nic EVO 2.25 + Bontrager Jones X 2.35
Suporte de bidon: King Cage

Peso: 10,52kg

Boas pedaladas! :xau:
 

tinric

Super Moderador
Power ON...

Temos que combinar um encontro AM/Enduro HT... ainda ontem estava para mandar a boca lá do outro lado...

A ver se quando o Pedro for de férias... dá para combinar assim qualquer coisa para estes lados... pois enquanto ele anda para aí a regar a pedra... já de FS é o que é ... de HT...
 

Joseelias

Well-Known Member
Acabaste de entrar na minha categoria dos que "deviam de ter vergonha de exibir coisas dessas perante os comuns dos mortais". :D

Eu sei, eu sei, tenho que trabalhar no nome da categoria... :D
 
Granda bike Nozes.
Isto sim é uma bike com atitude!

Já agora, estava a pensar comprar um guiador desses, mas os pesos assustaram-me um bocado (leve demais talvez xD). Que tens constatado a nível de resistência, rigidez, conforto?
 

Nozes

Active Member
Boas!

Jorge,o meu Spank não é o modelo mais leve,embora tenha pensado em mandar vir esse dos 210gr...este pesa cerca de 280,e é rijo como um corno :D
Acho que é uma aposta segura se fores para o outro,já tive guiadores Spank antes (DH),e nunca tive o mínimo problema. Até a decoração é bastante resistente!

Quanto à largura,era para ter cortado a 700,mas para já vou ver se atrapalha estes 20mm a mais...até agora não,e estou a adorar os ângulos,bastante diferentes do KCNC que tinha antes.

Por falar nisso,com pneus de lama,o guiador e a suspensão anteriores,tinha este aspecto:

P1130664_zps235a9598.jpg



Estou à espera de umas pastilhas de travão novas para trás,já que estas estão contaminadas com qualquer coisa e praticamente não travam nada,o que já me valeu uns cagaços :)
 

ignite

Member
cum catano!
pormenores aparte, esta peça de pornografia é o q considero A Bike!

120mm, crossmax+tubeless, Ti, guiador com rise.

melhor, na minha opinião, e já incrementava muito o orçamento, o que não tem piada e tirava a simplicidade da coisa enviando-a para um canto mais exótico, seria Rohloff.
 
Eu ouço falar bastante bem deles, principalmente dos meus colegas de DH. Pelo que leio são das marcas que melhor trabalham o aluminio.
Dizem que é um guiador XC/Trail/AM o mesmo que um haven por exemplo, e pesa quase tanto como a versão em carbono, uma pessoa fica desconfiada. Como ainda não me sinto muito confortável com o carbono, talvez vá mesmo para o spank. Obrigado ;)

E já agora, continua, todas as tuas bikes que vejo por aqui, simples e com bom gosto ;).
 

Nozes

Active Member
Foi você que pediu titânio? :)






Já devia mais umas fotos e descrições sobre a minha Cove,é verdade.
Agora que tenho bastante tempo,vamos a isso.







Tenho uns 800km feitos nesta bike,o que não é muito,mas dá para tirar várias conclusões,até porque não a utilizo para "ir ao pão" nem para fazer estrada. Trilhos quanto mais técnicos e retorcidos melhor,é o que ela,e eu,gostamos.
É a minha primeira bike de titânio,por isso não tenho base de comparação,mas posso dizer que entendo perfeitamente quando me lembro para o que este quadro foi construído: Utilização agressiva em terreno exigente. Fiabilidade e eficácia primeiro,conforto e eficácia e subir em segundo plano.







Ou seja,depois de ouvir falar no conforto que é um quadro de titânio,fiquei "pouco impressionado" com esse factor,ainda por cima na primeira montagem que fiz,com pneus 2.0.
Depois de passar para os 2.35 e começar a utilizar a bike com mais confiança,percebi que quanto mais se puxar por ela,melhor responde. Os pequenos impactos são amortecidos pelos pneus,e os maiores são ligeiramente atenuados pela flexão do quadro,que nunca chega ponto de atirar a bike para fora de uma trajectória por "torcer" demasiado. Nada como algo que funciona exactamente como o fabricante indica.







Pausa na palha para admirar as espectaculares ponteiras.
Ao longo da sua produção o Cove Hummer XC foi entregue a diferentes especialistas na arte de soldar titânio. No caso deste quadro,foi a empresa Sandvik,a única a utilizar ponteiras tipo "bala" como aqui se pode ver. Pelo que tenho lido,este foi o melhor Hummer XC de todos.
O aperto A2Z está algo raspado,não de uma queda mas de alguma pedra que se não se "chegou para o lado".







Aqui,mais rigidez.
Não foi fácil encontrar uma avanço Thomson de 70mm a preço decente,mas lá consegui. Em conjunto com o guiador Spank fazem um excelente conjunto,que só peca pelo relativo desconforto do guiador,mas o seu formato e as suas medidas são o ideal para mim,e a fiabilidade e desempanho são exemplares.







Já que falei do avanço e guiador,aqui está uma mostra de todo o posto de pilotagem.
Selim Pro Turnix e punhos ODI Longneck são os pontos de contacto escolhidos. Os punhos são compridos (longos?),para permitirem diferentes posições das mãos,o que é bem vindo num guiador largo.
O selim foi pensado da mesma maneira. É comprido,o que permite diferentes posições,em especial uma posição mais sobre a frente,indicada para esta bike,que têm tendência para levantar a frente nas subidas mais inclinadas. É também relativamente confortável e resistente.







E então no passado dia 11 de Junho fui dar uma voltinha aqui perto de casa...
...e uma ultrapassagem no pior momento ao colega da frente levou a tocar na roda de trás dele (é a marca que aqui se vê na suspensão) e sair disparado,o que me levou a cair sobre o meu lado direito e a fracturar a tíbia junto ao joelho,encerrando por aqui a época.








Conto voltar a pedalar para o ano na minha Cove,para mais espectaculares voltas,pequenas ou grandes como aqui esta visita à serra d'Aire.

Boas pedaladas!
 

AntónioSouza

New Member
Olha a "irmã mais velha" da minha Nicolai! Um dos projectos mais "limpos" e fiáveis que já vi, seguramente uma das minhas bikes favoritas e espero voltar a ter companhia dela (e dono) quanto antes.
Não é titânio confortável mas aplica-se bem quando lhe pedem!
Pensava que tinhas já tratado dessas mazelas do dia azarado...
Cumprimentos à máquina titânica!
 

Nozes

Active Member
Boa noite!

Novidades na minha Cove: Passagem a 1x10 na transmissão e pneus novos.




Prato 32 Superstar,cassete e desviador Shimano XT,expansor 42 dentes Uberbike,manípulo Shimano Zee.




Pneus 26x2.25 Onza Ibex FR
Para a utilização que dou a esta bike,a transmissão serve perfeitamente. Tenho menos velocidade de ponta,mas mais que suficiente nos trilhos onde costumo andar,e a relação mais leve (32-42) é suficiente para todas as subidas aqui da zona. O desviador de trás não tem "embraiagem" mas a mola tem bastante força e mesmo em trilhos com muita pedra ainda não me saltou a corrente.
Os pneus são muito resistentes e têem excelente aderência,apenas pecam por ser algo estreitos para uns 2.25. É estranho constatar que outros pneus da mesma marca,os Canis,na mesma medida são bastante mais largos. O balão menor faz perder algum conforto na roda de trás comparado com o Bontrager 2.35,mas para já vou experimentando com as pressões e penso ter chegado a um bom compromisso.




Há sempre algo que se pode mudar para melhorar o muito bom :)
 

Joseelias

Well-Known Member
Mais uma bike fantástica.

Só uma questão. A suspensão não tem muito mais curso para a geometria original da bicicleta? É que as escoras inferiores estão quase a subir na direcção do pedaleiro. Tomaste em consideração a alteração da geometria e fizeste alguma adaptação tendo isso em consideração?

Pergunto pois esta questão "matou-me" um bocado a cabeça com a minha bicicleta. Colocar uma suspensão de 100mm numa Kona de 1996 levou-me a fazer umas quantas contas apesar de já ter um quadro corrigido para suspensões de 50mm. Acabei por descobrir que o ângulo da direcção ficava igual às bikes modernas e que o do tubo do selim dava para compensar com um espigão sem recuo já que originalmente vinha com um com recuo.
 
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