Costa Vicentina

yetke

New Member
Muito bom!! Ando a pesquisar rotas para fazer a mesma aventura em Setembro e gostei bastante da tua versão! O mais junto ao mar possivel! Quanto gastaste só em alojamento? Andava a pensar pernoitar nos parques de campismo por supostamente ser mais barato... Mas a vontade de andar com a tenda atrás não é muita...
 
Fico feliz por teres gostado :D

É uma zona muito bonita. Vais gostar. Tem atenção é que existem trilhos da Rota Vicentina, principalmente os junto ao Mar que são praticamente impossíveis de andar com a bicicleta, por exemplo o trilho entre o Cabo Sardão e Porto das Barcas, que recomendo, é lindissimo, mas o final é quase impossível de fazeres mesmo com ela às costas.

Em relação ao alojamento, existem imensos parques de campismo ao logo da Costa. Eu também tive isso em hipotese, mas como a Costa Vicentina foi apenas uma parte da viagem, comecei em Abrantes e depois de chegar a Sagres ainda continuei até Vila Real de Santo António (6dias, 600km) e seria um pouco desgastante para os kms que tinha de fazer, andar a montar e arrumar tenda, todos os dias. Por isso, optei por uma experiência diferente. Na Costa Vicentina, os alojamentos andam entre os 80€ e os 100€ dia.
 

NC0sta

Member
Quantas aventuras e quantos quilometros... Cusquei o site todo, gostei e pedi "emprestado" algumas ideias. Muito bom mesmo. Força nisso, continuação para a malta acompanhar. Boas pedaladas.
 

yetke

New Member
Epah, estás a assustar-me com essa do trilho entre Cabo Sardão e Porto das Barcas! Já me tinham dito que havia trilhos impossiveis de pedalar. Que se tinha de andar a pé. Até não tava assustado com o ter de andar com a bike à mão mas agora essa do "nem com a bike às costas..." Tenho de investigar esse troço com atenção! E o banho final? Tens noção de como a malta se safa ao chegar a Sagres?
 
Tens como fugir ao Porto da Barcas. Dá para seguir numas viragens antes do Porto das Barcas e voltar mais à frente à Rota Vicentina.

Em relação ao banho? É o banho no mar :D ou banho de água potável? Banho no mar é sem problema, o banho banho, combinado antecipadamente, tens o quartel de bombeiros de Vila do Bispo. Se quiseres dormir, em Sagres tens imensos hostels.
 

NC0sta

Member
Fiz a Costa Vicentina no ano passado e fiz num dia de Vila Nova de Milfontes até Aljezur só porque do Cabo Sardão até ao Porto das Barcas preenchemos um cartão memoria com fotografias.... So a parte final é feita a pé (o trilho do Cabo Sardão até ao Porto das Barcas também, com tanta paragem para fotos). Esse percurso vale cada centímetro.
 

anarciso

Member
Olá malta,
é já na próxima segunda feira que pela 3ª vez vou percorrer esses trilhos, ao ver as fotos até me babei todo pá, isso não vale, prá semana lá estarei
 
Oi. Boa sorte para essa viagem! eu pretendo ir na ultima semana de Agosto!

Já agora, qual o mínimo de dias necessário para desfrutar de tudo?

Os percursos junto ao mar costumam ter muita areia ou são perfeitamente cicláveis?
 

Paulo Oliveira

New Member
Também sou um dos que vai fazer esse percurso no inicio de Outubro. Vai ser uma semana de férias a pedalar até Sagres.

Uma pergunta, o regresso de Sagres dá para fazer de camioneta ou comboio com as bicicletas? Tem que ser com marcação prévia?
 

anarciso

Member
Olá,
de Sagres não conheço forma de regressar, normalmente o pessoal vai até Lagos e ai regressa no InterCidades, tens é que embrulhar a bicicleta, o I.C. no Sul ainda não tem ganchos para bicicletas. Depois tens autocarros para Lisboa, mas nunca regressei de autocarro, não sei qual é o procedimento em relação ás bicicletas.
 
Estou a pensar em fazer a Rota desde o cabo de São Vicente até Santiago do Cacém pelo caminho histórico em 2 dias, ou seja 1 etapa com cerca de 110 km e outra com cerca de 100 km.

Agora a minha dúvida é se a totalidade do percurso é maioritariamente clicável, trilhos largos e sem grande dificuldade técnica, ou se existem zonas perigosas e onde se tenha de ir a pé.

Sei que vou apanhar zonas de areia mas gostava de saber se o percurso é ao estilo do Alvalade Porto Covo, rolante e sem grande dificuldade técnica e onde se podem fazer km ou se será melhor dividir o percurso em 3 etapas.
 
Boas António.

Vais fazer o caminho histórico ou os trilhos dos pescadores?

Eu tentei fazer a costa o mais junto ao mar possivel (não segui nada por GPS, fui à descoberta) e apanhei alguma (bastante) areia, excepto entre sines e vilanova de mil fontes que consegues perfeitamente ir perto do mar com trilhos largos e pouca areia!
 

anarciso

Member
Olá,
não sei qual é o teu nível de preparação, mas a minha sugestão é que dividas isso em 3 etapas, eu fiz Tróia Sagres pelo Caminho Histórico em 3 dias e achei durinho, tenho 6 amigos que o fizeram em 2 dias e só 2 conseguiram chegar ao fim, com um valente empeno. O percurso a que me refiro, é o Caminho Histórico da Rota Vicentina mais o troço Tróia -Santiago que dificulta um pouco mais, mas mesmo só a Vicentina não é pêra doce
 

Rs14

Member
Boas.

Vou aproveitar este tópico para colocar algumas duvidas.

Na vossa opinião quanto tempo leva fazer Troia --> Sagres? Pelo que li 3 dias chega. Confirmam?
Quais as etapas?
Há facilidade de dormidas e comidas nos locais de paragem?
O regresso é feito de comboio ou camioneta? E deve ser preciso um saco para a bike não?

Desde já grato a quem me ajudar!
 

SeteGu

Active Member
Boas

Apenas posso ajudar no que ao comboio diz respeito: https://www.cp.pt/passageiros/pt/informacao-cliente/informacao-util/transporte-bicicletas

Dá para transportar bicicletas montadas nos Intercidades da Linha do Norte mas infelizmente ainda não na Linha do Sul:
CP said:
Intercidades das linhas da Beira Alta, Alentejo e Sul - As bicicletas podem ser transportadas desde que desmontadas e devidamente acondicionadas como bagagem que não exceda, nos porta volumes ou por baixo dos bancos, o espaço correspondente aos lugares a que tenham direito, num máximo de um volume por passageiro. Este transporte é gratuito.

Acondicionadas: saco próprio de transporte.
 
Top