Cortei a corrente e queria seguir em single speed

EKTAR

New Member
Olá bom dia,

Ontem na maratona de Samora Correia, sem que me tenha apercebido de ter batido no que quer que fosse, eis que o dropout partiu!!!!!! (talvez excesso de lama). Como não tinha dropout de reserva pensei em cortar a corrente, desistir dos 70 mas acabar os 35 em single speed.
Se bem o pensei, melhor o fiz. Mãos à obra e lá tirei uns quantos elos à corrente (ainda bem que levei desenrasca pois nem o elo rápido queria sair).
Na prática isto não funcionou.
Tentei alinhar a corrente (32 à frente e 28 ou 26 atrás (não sei quantos dentes tem o 3 carreto maior !!!!). A corrente teimava em descer até aos carreto de 11, porque? Tentei esticar um pouco a corrente fazendo-a passar para o 2º carreto. Andei 200 metros saltei a vedação e vim para o alcatrão a caminho do Porto Alto. Nem 1 km em asfalto e a corrente volta a saltar para baixo. Mudei a relação, pedaleira nos 44 e carreto nos 11 (a talega toda metida mas era tudo plano). Parei mais à frente pois a corrente tinha subido um carreto e agora estava tão esticada que pensava que iria partir a escora !!!!!
Desmontei e lá fui a pé até ao Porto Alto.

Alguém me sabe explicar o que falhou ou o que fiz mal?????

Obrigado e um abraço betetista.
 

Jepas

Super Moderador
Qual era o quadro? Rígido ou suspensão total? O que foi usado para manter a tensão na corrente? A corrente tem de permanecer tensionada e alinhada para que não aconteça o que descreves. Não esquecer que as cassetes estão feitas para que a corrente se mova livremente para cima e para baixo facilitanto as mudanças de carreto.

Para o teu plano dar certo terias de ter imensa sorte com 3 factores:

o alinhamento da corrente corresponder a uma mudança "utilizável", evitando o cuzamento da corrente e ter tensão suficiente para que a corrente fique na posição sem saltar. Por alguma razão também se chama "esticador" ao desviador traseiro.
 

MrOverclock

New Member
Um Dropout partido é sempre uma chatice, ainda para mais numa prova.

O que eu penso que poderá ter acontecido é uma de duas coisas, ou até as duas ao mesmo tempo. Uma delas é o facto de a corrente não estar totalmente alinhada e direitinha. E assim vai acabar por ter tendência a ir para uma mudança em que fica mais direita. A outra coisa, mas menos provável, é ao teres apertado os elos, estes não terem ficado folgados o suficiente dificultando o seu movimento e facilitando a mudança de carreto

EDIT:

Se tiveres o eixo torto, a K7 anda sempre a mudar de posição em relação à pedaleira o que pode também causar uma mudança de carreto.
 
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Jepas

Super Moderador
Eu perguntei pelo quadro, pelo simples facto de ter a certeza que estavas a falar de um quadro rígido, ou seja, sem variações de comprimento entre o eixo pedaleiro e o eixo da roda.

Quando falei em esticador... era só para explicar, que além do alinhamento, a corrente precisa de ter tensão suficiente para não sair do sítio, claro que se o desviador não podia ser utilizado a tensão tinha de ser dada pela corrente em si, ou seja, tinhas de ter uma relação de pratos cuja utilização da corrente fosse tal que esta não tivesse folga.
 
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