Cortar ou obstruir estradões de terra.É legal?

FMCurto

Active Member
Já não é a primeira nem segunda vez que me deparo com este fenómeno, este fim-de-semana no estradão que sai do Capo Espichel deparei-me com várias "barricadas" de raizes de arvores que fui atravessando a pé, pelo menos até me deparar com a estrada lavrada:

v8mxhf.jpg

1z1wy7o.jpg

28ic4xx.jpg


A explicação de um morador da zona é que o proprietário do terreno o tinha feito pq algumas motas lhe tinham estragado as culturas, mesmo sendo propriedade privada (que não está demarcada) isto será legal? Para todos os efeitos o proprietário está simplesmente a tentar apagar o estradão do mapa.
 

ernez

Active Member
Aqui para os meus lados, aconteceu o mesmo, o que é certo é que, se o percurso não for municipal, podem fechar e até eliminar a estrada, que deve ser o caso, procura ver com alguem que tenha a carta militar dessa zona e ver se está lá esse caminho, se não estiver nem vale apena reclamar.
 

Manchanegra

New Member
Depende de como é que o caminho/estradão está classificado. Mesmo não sendo municipal e estando num terreno particular, se for um caminho que dá serventia a outra propriedade e não tiver alternativa, não pode ser cortado. A não ser que criem outro para essa serventia.
Conheço uma situação de um caminho que atravessava uma propriedade, que dava serventia a varias outras e que até tinha mais alternativas e o proprietário resolveu eliminá-lo. Para isso, teve que abrir um outro, no limite da propriedade para que a serventia continuasse. Penso que a legislação não sofreu grandes alterações, mas, haverá por ai companheiros mais habilitados que eu para se pronunciarem sobre estas questões.
No caso concreto que apresentas, os terrenos tem várias estradas paralelas que se cruzam várias vezes. Nitidamente é alguem que vai para lá divertir-se. Possivelmente o proprietário, cansado de ver jipes e motas a lavrar os terrenos resolveu fazer alguma coisa para os impedir. Eu ando de jipe e sei como é que alguns terrenos podem ficar por causa de alguns abusos.
 

Jocas22

Active Member
isso já está assim á imenso tempo, mais de 1 mês prai, foi a ultima vez que lá fui.

Aquilo é zona de parque natural e ele destruiu a vegetação, destruiu caminhos que estavam marcados para passeios dentro do parque. Acho que neste pais pode-se fazer de tudo. Se reparares é o terreno do ****** que colocou placas a avisar de propriedade privada num campo que costuma estar sempre lavrado junto da estrada principal de acesso ao santuário.
 

maddog

Member
Como se costuma dizer, por uns pagam os outros....

Cada um tem o seu Hobby e o seu desporto favorito, infelizmente o enduro seja 2 ou 4 rodas e mesmo o TT muitas das vezes é destrutivo para os tilhos caminhos etc, e por causa disso os proprietários fazem estas aberrações, e depois nós que dificilmente conseguimos destruir alguma coisa apanhamos por tabela.

Mas olhem, antes isso.. que podemos evitar facilmente do que paus com pregos, arames atravessados e outros tipos de armadilhas.
 

Manchanegra

New Member
Há bons e maus praticantes em todo o lado. Mesmo de bike há sempre possibilidade de danificar uma cultura, uma vedaçao ou algo do genero.
Mesmo pertencendo ao parque é uma zona mais marginal (quero com isto dizer que não está na zona considerada sensivel da Arrábida) e nesses casos a vigilancia não é tão apertada. Mas, se afectou caminhos que estão marcados (presumo que sejam aquelas rotas para passeios pedestres) é que já não sei quais poderão ser as implicações. Em ultima análise, uma queixa ao Parque para ver o que é que dá.
 

Phoobus

New Member
Eu ainda não conheço essa zona mas pelas fotos parecem caminhos de serviço a bombeiros e serviços florestais, logo ai penso que não podem fazer isso, mas mesmo que apresentes queixa nas autoridades competentes, apresentas queixa contra quem??? e ja se sabe que ninguem vai arranjar isso pois não se sabe quem fez e não ha verbas para arranjar o caminho, ainda para mais com esta chuva toda que caiu esta tudo um autentico lamaçal, para aplanar os estradões têm que esperar que a agua escoe e a terra seque um bocado.
Mas a ver o que dá, gostava de ir conhecer esses trilhos sem "problemas"...
 

Manchanegra

New Member
Aqueles trilhos são no Cabo Espichel, do lado sul da estrada que vai de Sesimbra para o Farol.
Se forem privados, e, se tratarem de terrenos agricolas, não vejo porque é que não possam ser lavrados.
Já se houver trilhos pedestres devidamente marcados já sei muito bem como é que se processa.
Se ainda pertencer ao Parque Natural (digo se porque não estou agora a ver os limites do parque). a entidade competente para poder fazer alguma coisa será o Parque.
 
Top