Corrida / Trail Running??

andrextr

Active Member
Sim, a ser seria de indicação de perigo, não queremos proibir ninguém. A placa era só um exemplo.

Este assunto está a ser discutido dentro da comunidade de DH de Sintra. Não sei se vai dar alguma coisa ou não. Até porque mais uma vez alguém tem de se chegar à frente e fazer as placas para as pendurar...

Fui :)
 

meloy

New Member
Que raio de conversa!
Haja respeito por todos!

Também podia dizer que os DH é uma praga...
Não digo! Aliás, tem sido quando faço um ou outro trilho de DH que aprecio a "arte" do DH
Imagino que os riders de motocross digam o mesmo do BTT

Não andamos a pregar, mas sempre que passo aproveito para ir partindo um ou outro ramo...

Não ando de phones, e acho inconcebível fazê-lo.... mas isso existe tanto na corrida como no btt gajos com phones... o que se à de fazer...

os trail runners normalmente têm uma atitude muito prudente nos trilhos de DH, como em qualquer outro tipo de terreno... agora não posso dizer o mesmo no que respeita a caminheiros (normalmente são pessoas de outras idades, com outros andamentos e outros objectivos,...)

Mas não deixo de ver que uma descida de DH acarreta muitos perigos para todos, (eu caso conseguisse fazer DH não faria às cegas... ou seja sem alguém garantir o trilho desimpedido... uma vez que é um local publico além de poder haver um ou outro sitio do track danificado ou impedido com pedras troncos ramos etc)

agora acredita que o trail running é o que menos danifica estrutura... não gostamos de fazer os vossos grande santos... além do mais vê o peso, como não há saltos vê o peso da recepção, etc,... por isso deixem-se de lamechices de admirem os vários desportos que existem.
 

andrextr

Active Member
Tu podes ser cauteloso, mas nem todos são assim. Já apanhei pessoal de fones distraído e grupos grandes logo a seguir a saltos. Eu por norma não me atiro às cegas, mas posso não conseguir imobilizar a bike em tempo útil de evitar uma colisão. De qualquer forma irá ser colocado umas pequenas placas discretas dentro dos trilhos a alertar para a existência de perigo (e não a proibir), porque ha muita gente que não sabe que aquilo são trilhos construídos para DH (nomeadamente os caminheiros). Das várias dezenas de trilhos existentes na serra, apenas só 3 é que irão ter placas à alertar para o perigo. São esses o Kamikaze, Torgas (parte final) e Morangos/Sobreiros.

Todos estragamos os trilhos. As bikes podem fazer mais erosão, mas eu acredito que nas pontes de madeira do Dimas3 o calcar dos pés em cima das tabuas danifica mais. Independentemente disso, seria de todo o interesse a malta das corridas e a malta das bikes juntar esforços e fazer manutenções nesse tipo de estruturas.

:)
 

meloy

New Member
Essa tarefa... é que já não sei... (mas falo por mim) já quando andava de btt nunca participei nessas andanças!

no entanto quero ressalvar que participo em algumas provas e nessas provas sei que são feitos novos trilhos, bem como na manutenção de outros.
e quando falo de trilhos muitos deles são de DH ou se calhar ainda mais radicais! ;)

Já agora há 2 anos participei na corrida do monge que é uma prova bem antiga e que existe todos os anos (boa bem quem quero começar a "dar" lhe no trail running) e esta prova põe mais de 400 corredores a passar pelo trilho das pontes... se tens essa gana toda sempre podes perguntar a esta organização se faz a devida manutenção ao trilho.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Eu desde DEZ2013 que comecei a fazer Trail :)

Deixei de fazer Maratonas BTT e comecei a fazer provas de Trail, o orçamento é mais barato e consegue-se "gozar" mais a Natureza á nossa volta.

Digo-vos, o Trail nada tem a ver com atletismo como já disseram anteriormente.

A primeira prova que fiz foram 22km no Montejunto, deu para quase 3h30 a correr, com sobe e desce constante, já lá vai um ano

Todos os meses tenho feito uma prova, no máximo 20km

Fiz a minha maior aventura, Trail, 35km no Ultra Trail de Cinfães, junto ao Rio Douro, dia 13 Julho de 2014.

Foi cansativo q.b, tanto que eram 22km a subir, passando por trilhos lindissimos, parecia que estavamos a fazer os trilhos dos MK Makinas em BTT, mas sem os gritos da selva :) passando por diversas vezes por dentro do rio, molhar os pézinhos, os ultimos 13km foram durissimos

Foram 35km com quase 2900m de acumulado, estão a imaginar ?? Experimentem... Neste dia comecei a prova ás 08H e terminei pelas 15h30, foram muitas horas em cima das pernas, como nunca tinha feito tanto km, fiquei á rasca da sola dos pés, o raio dos Salomon Speedcross 3 tem uma palmilha muito fraca pelo que me disseram e entretanto, só os uso para treinar até 15km

Como já tinha roupa BTT e de estrada, para o efeito serve, não precisei de comprar, só uma ou outra promoção na SportZone ou Decatlhon,

Comprei já alguns acessórios que fazem falta e são obrigatórios em Trails como o capacete em BTT, um apito e uma manta térmica, para casos em que fiquemos perdidos num trilho e não estejamos visiveis, é muito importante termos estas 2 "ferramentas"

A prenda de Natal foram outros ténis, os famosos e fabulosos La Sportiva Ultra Raptor, foi da noite para o dia, é uma diferença, ao inicio doia-me os pés porque temos de andar uns dias com os ténis para moldar ao pé, a partir dai é sempre a bombar

Se virem uns videos de Trail do nosso comparça/amigo/companheiro João Marinho (será que ainda está entre nós ??) ele usa uns amarelinhos lá pelos trilhos do Douro...

Um dia destes experimentem para ver como é fantástico andar pelos diversos trilhos que por aqui ou ali existem...

Cumprimentos!!
 

DaProfezzur

New Member
Hoje regressei aos trilhos de Monsanto e aquilo está o caos completo. Agora para além dos outros BTTistas temos pessoal do trail e caminhantes.

Na parte final do trilho do campo de futebol (a parte que ainda está inteira) vou a aproveitar o single e apanho o seguinte:

vlcsnap-2015-01-11-19h58m25s79.png


Deviam de ser pelo menos 30 pessoas. Não digo que não têm direito para lá andar mas deviam de andar mais ordenados e obrigar os outro que lá andam a ter que andar num espaço mínimo.
 
Hoje fui para a serra de sintra e tambem reparei um fluxo anormal de pessoal nos trilhos o de o pessoal anda de bike parecia hora de ponta dassssss
 

DaProfezzur

New Member
andrextr essa descida podia ter acabado mesmo mal.

É impressionante ver que passámos de um tempo que só se via bicicletas para um com pessoal a andar para todo o lado.

O problema aqui é que nós estávamos habituados a andar descansado a fazer os singles e agora aparecem surpresas inesperadas.

Aqui a única solução era colocar avisos para os pedestres ao longo do trail, mas isto implicava a intervenção da câmara.
 

meloy

New Member
Estão a ver o erro que estão a cometer!!!

Isto não é trail running!!!!!!!!!

isto são pessoas a caminhar!!






Hoje regressei aos trilhos de Monsanto e aquilo está o caos completo. Agora para além dos outros BTTistas temos pessoal do trail e caminhantes.

Na parte final do trilho do campo de futebol (a parte que ainda está inteira) vou a aproveitar o single e apanho o seguinte:



Deviam de ser pelo menos 30 pessoas. Não digo que não têm direito para lá andar mas deviam de andar mais ordenados e obrigar os outro que lá andam a ter que andar num espaço mínimo.
 

Mr.sa

Active Member
Era o que eu estava para dizer e depois acabei por não o fazer.

O pessoal está a usar um tópico sobre uma coisa, para protestar com outra.

Caminhar não tem nada a haver com correr ou trail, mas pior que isso é a analogia do pessoal nos facebooks e afins.

Temos de saber distinguir, apesar de acreditar que haja pessoal de trail a usar esses caminhos, mas nunca o será em grupos como esse e de forma tão "descontraída".
 

meloy

New Member
dasse... assim é dificil!!!

vê vires bem os runners até estavam atentos e desviaram-se

agora quando disse atrás que eram elitistas volto a repetir!!!

Devem pensar que têm uma carta de permissão e prioridade sobre todas as coisas que se passam em monsanto!....

eu quando vou a monsanto de bike ando depressa onde posso andar, onde sei onde posso travar a tempo de qualquer coisa...
agora ir à kamikase... a fazer curvas cegas à abrir...
tenham mas é consciência... é a vossa vida que está em risco (sem falar das outras!)

porque no dito video até estavam runners... agora imaginem que estavam bikes a subir!... então ... que diziam???
e se estivessem trabalhadores com motoserras??? também iam para cima deles...
ganhem mas é juízo!
 

miguelcarromeu

Active Member
Modera o tom do discurso. Se não sabes utilizar outra forma de conversação senão esse inflamado não vale a pena falar sobre o assunto.

Se se a questão aqui é a falta de juízo, há vários tipos de inconsciência. Uma bicicleta não sobe um muro de 1,5 metro e meio, portanto é um bocado óbvio demais que tipo de bicicletas ali passam.

Quanto aos "ses", o mundo gira à volta dos "ses". Portanto se formos por aí, há imensas contrariedades que podemos relativizar numa e noutra modalidade.

Que eu me lembre a conversa até começou com as pérolas "faço os trilhos de DH e papo os gajos" e outras do género. Mas agora os "gajos" já devem ir devagar e com juízo. Porque, obviamente, o juízo é exclusivo de quem anda a pé. Os "gajos" não usufruem desse privilégio.

Se não parece ser possível chegar a um entendimento relativamente ao perigo de andar a subir trilhos de DH, volto a dizer que ando de capacete integral, joelheiras e cotoveleiras.

Boas corridas
 

meloy

New Member
O desporto é o único meio de conservar no homem as qualidades do homem primitivo." - Jean Giraudouxas aproveita e muda o teu lema

de desporto para DH
 

SeteGu

Active Member
Acho que deve acima de tudo deve haver respeito e compreensão de parte a parte.

Como já referi defendo a existência de avisos em trilhos de DH por razões óbvias: a segurança de todos. A câmara municipal teria de permitir tais avisos? :confused:
Também se podem colocar avisos em alguns single tracks mas nada impede (e bem) uma pessoa de por lá andar a pé (seja de que maneira for). Serve apenas de alerta para que as pessoas tenham mais cuidado de maneira a evitar acidentes. Mas também acho que o cuidado deve partir de todos e não só de quem anda a pé.

Mas não se esqueçam que o Monsanto é de todos e não só dos "bttistas". ;)
 

meloy

New Member
e aquela subida faz se de bike! talvez não com uma bike e dh... mas sabes. existem outros desportos além do dh
 

meloy

New Member
o facto de teres "volto a dizer que ando de capacete integral, joelheiras e cotoveleiras." dá a licença necessária de ter prioridade em todos os trilhos com mais de 5% de inclinação!

ok! ! !

oh bttista, runner, tronco caído, pedra solta vamos lá para outro sítio que este já tem dono.... é a Pátria do dh!

e quem se opor será seriamente albarroado, pisado, etc,..
 

miguelcarromeu

Active Member
Não percebi a referência à assinatura; ou melhor, percebi, mas vou ignorar que passámos da inflamação ao sarcasmo.

Eu advogo todas as formas de desporto; nada disso invalida que existam riscos quando deve haver convivência num espaço comum. E tendo de haver essa convivência é preciso chegar a consensos. Já disse que sou dos que acha que há espaço para todos. Mas com consciência.

Respondendo à provocação, eu não faço DH, logo para começar. Mas sabes, existem outras modalidades em que é comum usar protecções adicionais. E eu subo qualquer trilho com a minha bicicleta - qualquer trilho; Relativamente ao trilho falado, já deixei claro que me refiro ao muro de 1,5 que é o local onde se encontravam os corredores. Não me parece que nem o Danny McasKill seja capaz de tal proeza.

E voltamos ao ponto de partida. Todos se acham no direito de usufruir do espaço da forma que acharem mais conveniente. Então, seja.

Setegu,

Claro que é de todos ;) A questão nem se coloca.

Mas sabes que, mais uma vez, este trilho que se fala (do vídeo) foi aberto e é mantido por BBTistas. Não havendo qualquer intenção de proibir quem quer que seja de lá andar, ser arrogante ao ponto de chamar "elitistas" a quem usa o trilho para aquilo que ele foi feito, é no mínimo insensato.

Boas pedaladas / corridas / larachas
 
Top