Corrida / Trail Running??

trinamixx

Member
Tambem me pareceu que era, mas como no site nao falava nessa compatibilidade.
Por acaso hoje vou ao outlet e tem uma loja da Asics e vou ver se encontro esse modelo. E vou tratar de encomendar a bracelete :)
Queria ver se no proximo mes ja ia a um trail em amarante :)
 

meloy

New Member
no trail não se fala das rodas 26 e 29, mas fala-se do tipo de passada
podes fazer um teste na sportzone,... logo te irão dizer se é supinador (pé com demasiada curvatura), neutro ou pronador (= pé chato)
isto tem haver com o teu tipo de pisada e consequente angulo entre o pé e a perna.

Uns tenis errados podem te levar a criar lesões e dores desnecessárias

Apesar de não ser "100% verdade" no trail não existe pronação devido às irregularidades constantes do terreno!
mesmo assim fazes sempre "alguns" (às vezes mts) km com terreno regular pelo que deves ter atenção ao tipo de sapatilha que estás a comprar

Eu sou pronador e comprei as sapatilhas com controlo de pronação
as asics têm uns neutrais e outros para pronadores (tem escrito duomax)

a salomon diz que a pronação não existe mas dá um "bom" reforço à curvatura do pé

as restantes marcas não sei
 

ernez

Active Member
Claro, a solomon tem razão, desde que compres ou adquiras as sapatilhas com a palmilha indicada á planta do teu pé, pronado, supinado ou neutra, uma das três, que convem saber qual é a nossa, a sportzone faz o teste.
 

Jocas22

Active Member
o problema tambem se põe no BTT... é passar numa loja specialized fazeres-te de interessado nuns sapatos dele, eles fazem o teste que têm lá e ficas a saber. :cool:
 

dfilp

Active Member
Boas, passei por aqui por acaso, e partilho a paixão pela natureza, no entanto não posso deixar passar a vantágem:
"Podes fazer os trilhos de downhill a abrir".
Não faço downhill! Mas não posso deixar de achar tal pensamento mais incorrecto!

É certo que os trilhos são de todos, mas não aparecerem do nada.. Se um trilho de DH está lá é porque muito provavelmente foi aberto no meio de mato serrado por praticantes de DH e é mantido em boas condições por eles.. É claro que por isso não passa a ser proibido andar por lá a pé, ou a correr.. Mas é bom que todos tenham noção que uma bike de DH pode pesar 17 ou 19 quilos e que quem pratica downhill é comum atingir velocidades de 30 ou 40km/h em alguns trilhos e os riders vão protegidos até aos ossos (Capacetes integrais, body armours, cotoveleiras e joelheiras rigidas, etc..) e se não derem por alguém que vá manifestamente mais devagar no trilho podem não ter tempo de parar nem ter hipótese de se desviarem.. Até hoje nunca vi ninguém a fazer trail running de capacete ou com alguma protecção.. E mesmo que se tivessem, não tenho duvidas que ao levar com uma bicicleta de 17kg ou com um rider de 70kg a alta velocidade o resultado não será bom..

Pensem nisso, essencialmente acho que é errado dizer que isso é uma vantagem! Podem estar involuntariamente a contribuir para os acidentes acontecerem.

De resto boas corridas, e escolham os percursos que vão percorrer em conformidade com o desporto que praticam ;)
 

andrextr

Active Member
O Dario já disse tudo !!!

Isto dos trail runners já é uma praga parecem cogumelos eheh !!! ;)

Acho muito bem, mas tentem evitar trilhos de DH mais perigosos, e se forem teimosos em arriscar tenham muita atenção quando o fizerem, especialmente a seguir aos saltos e em zonas de pouca visibilidade !!! No ar não dá para travar !!! Se calhar muitos de vós não tem a noção do que é o downhill, mas há secções em que se atingem velocidades bastante elevadas. No kamikaze atinge-se facilmente os 40km/h, e em caso de atropelamento frontal pode, no pior dos cenários, resultar na MORTE ou em FERIMENTOS GRAVES de alguém!

Já apanhei um grupo de 50 gajos a subir nos morangos numa secçao com pouca visibilidade, super rápida, com saltos e sem muito espaço para travar !!.... Uns segundos mais tarde e dava fezes AQUI NESTE SALTO !!!

14csiag.jpg



Também ja apanhei gajos de fones a subir trilhos de DH e a pensar na morte da bezerra... Deu tempo para EU parar e só depois é que me vêm e ainda se assustam quando já estou parado!!!

E depois são 500 gajos a pé a marchar em cima das pontes de madeira nos trilhos, quase que atingem a frequência de ressonância da estrutura. É claro que as pontes sofrem desgaste prematuro. E depois arranjar e pregar um prego tá quieto !!! E eu nem sequer faço o trilho das pontes, mas era só um exemplo.

Um abraço and RUN safe. Com jeitinho há espaço para todos.
 
Last edited:

DaProfezzur

New Member
Eu não estou a ver pensamentos elitistas. Se construísses uma casa e te entrassem pela porta adentro pessoal desconhecido para uma almoçarada e que depois ia-se embora sem limpar nada também ias gostar? Além disso o que li aqui foi pessoal do DH preocupado com a segurança dos runners pois estes estão a tomar atitudes de risco.

Provavelmente se o pessoal do trail ajudasse o pessoal do DH a construir o caminho por exemplo fazendo uma pista paralela para que ambos pudessem desfrutar da natureza em segurança todos ficavam contentes.
 

andrextr

Active Member
Os trilhos são de todos é verdade ! Mas....

QUEM É QUE OS CONSTRUIU E OS MANTEM ABERTOS ??? São os trail runners ?????? Voces só la correm porque os trilhos existem e são mantidos pelos BTTistas. Não foi a mãe natureza que os criou.

Ainda ontem tive a manhã toda nas pistas da malveira de enxada na mão, a limpar e a abrir novas linhas !!! Eu e mais 30 BTTistas !!! Não vi lá nenhum trail runner !!! Todas as semanas passam centenas de pessoas a correr e a marchar por cima das pontes do Dimas 3, e quem é que anda lá sempre a gastar tempo e pregos ?? São os trail runners ???


Nao é nada contra os Trail runners, é tudo uma questão de segurança !!! Há certos trilhos que não tem problema, mas há outros que é um perigo: Kamikaze, Morangos, Sobreiros, por exemplo. A serra é muito grande, há espaço para todos. Mas TENTEM EVITAR trilhos de Downhill. Tudo o que tiver saltos, curvas com apoio, etc, é sinal que é um trilho de DH. E se forem teimosos e arriscar, tenham todo o cuidado e não se metam em frente a saltos sem visibilidade. Nem USEM FONES NAS ORELHAS !!

É uma questão de tempo até alguém se magoar a sério. Ainda este sábado apanhamos um grupo a subir o Kamikaze.

Eu já nem gosto de ir à frente por causa disso...

Um abraço, e boas corridas, pedaladas e descidas, EM SEGURANÇA :)
 
Last edited:

andrextr

Active Member
La fora noutros países "evoluídos", UK, Canada etc, quer seja num bike park, ou num trail center, os trilhos desenhados para as bikes tem sinalética especifica que proíbem a entrada de pedestres e motociclos. Assim como ha trilhos pedestres que proíbem a entrada de bikes. Não é por descriminação, é por segurança. Há certos trilhos que foram especificamente criados para o uso de BTT. Que eu saiba os trail runners nao precisam de saltos nem de curvas com apoio para correr. Portanto há que respeitar minimamente o fim a que cada trilho se destina de modo a evitar acidentes. É tudo uma questão de bom senso.

Que reine o bom senso, e um bom 2015 para todos.
 

ermporshe

Member
Concordo ainda este fim de semana apanhei um num single track e ainda lhe acertei e ele a mim que ainda me pisou, parece uma praga essa moda que apareceu ai agora.
Como dizia o andre XTR eu já nem gosto de ir a frente em virtude disto, e quando um grupo está parado a falar eles passam no meio e acham que são tratores.
Uma coisa que não entendi neste conceito foi se vem alguém a descer um single ou algo porque não esperam fora do single não podem parar de correr 20 segundos....
 

DaProfezzur

New Member
ermporshe mas esse single track está num espaço público e existe naturalmente ou foi criado especificamente por pessoal do BTT? É que se for o primeiro caso ele tem todo o direito de andar ali, se fosse um bttista que estive a subir o single também te queixavas?
 

ermporshe

Member
Os bttista não sobem aquele single track. Está num espaço publico e sinceramente não sei se quem o criou foi pessoal do BTT ou não.
E respondendo a tua pergunta se houvesse algum bttista que subisse aquele single que só da a mão também me queixaria.
 

SeteGu

Active Member
Eu concordo por ser uma questão de segurança para todos os envolvidos. Mas não é uma questão fácil de resolver?

Porque não colocar uma ou várias placas com esse tipo de indicações? Já que há lá fora também pode haver por cá... ou não?
 

andrextr

Active Member
A questão da sinalética prende-se com o facto de os trilhos serem ilegais e de não termos direitos de exclusividade dos trilhos, ao contrario do que acontece em países evoluídos (contudo este ano lembro-me de haver um passeio de trail run oficial e legal a passar nos trilhos de downhill em sintra, Kamikaze e torgas foram alguns deles).

No entanto entre a polemica dos trilhos ilegais e a possibilidade de ocorrer um acidente grave, penso que seria importante ignorar as legalidades e colocar uma sinalética a avisar o perigo. Até porque há muitas pessoas que não sabem o que é o downhill e não sabem o perigo que correm.

Exemplo de países evoluídos:
mountain_bike_caution_sign.jpg
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Sim... mas se fosse meramente um sinal de indicação de perigo (em vez de proibição) não deveria haver problema, certo?

Até porque mesmo que dissesse que era proibido não impedia ninguém de passar se assim o entendesse.
 
Top