correntes e cassetes

Rui Duarte

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Boas Pessoal do pedal
Peço uma opinião á cerca de um assunto que me tem deixado bem arreliado! :ideia:
Será que uma cassete XT não aquenta mais que uns 600km, que é mais ou menos o tempo de uma corrente?
A última vez que foi á oficina puseram uma cassete, uma corrente ( XTR / DURA ACE ) e também as pedaleiras,passados cerca de 600km vou para por outra corrente eis que o mecanico me diz que a cassete está tambem gasta!
Já exprimentei e oiço um pequenos estalos mas não compromete em nada.
Será historia de mecanico? :wink: :?:

Bom pedal Para todos
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
600km uma k7 :shock: :shock: :shock:

Era a minha ruina, 50 e tal € a cada mes e meio!
A minha K7 XT, deve ter uns 4mil km, na 2ª feira mudei a corrente, e o mecanico avisou-me logo que a 5ª e a 7ª não entravam, os carretos já quinaram... mas o resto ainda aguenta, portanto ainda sou gajo para lhe aviar mais uns 2mil km :p é até não dar mais :evil:

Não acredito que uma k7 com 600km já esteja gasta! :stop:

É facil tirar isso a limpo, metes só a corrente nova, e experimentas, se a corrente agarrar tudo bem, senão contacta a SC. do Vouga a ver se os gajos te querem como testador de transmissões porque k7 nova por cada 600km só patrocinado :mrgreen:
 

leoeagle

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Eu tenho uma cassete Deore e numa conversa com o mecânico onde costumo ir disse que no máximo aguentava uns 2000Km's... Eu já fiz 2700 Km's com a minha bike e as únicas peças que troquei foi o selim e calços de travão. Já noto que o material já não está a 100% mas ainda penso fazer mais uns 1000 Km's antes de fazer o upgrade para XT.
 

PedroSilva

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vou ser mto sincero.. no que toca a cassetes.. meto smpre do mais fraco k há! (nao tou a falar fraco a nivel de bici continentes.. mas smpre no maximo deore...) havia uma marca que sinceramente ja nao me recordo qual era de cassetres que custava metade da Deore e era algo de magnifico!! aguentoume cerca de 4000 km (mais ou menos 4 meses) sem dar problema nenhum!! a pedaleira.. ja mudei 2 vezes.. de shimano gama baixa para Deore... mas to a pensar em por uma XT
 

TheTraveler

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Por aqui vou com 4200km com a corrente e cassete de origem, é claro que a corrente já não está nas melhores condições, mas vai aguentando, e a cassete ainda não vai muito mal. Os primeiros conselhos que vi na net sobre correntes fizeram-me ficar :shock:, havia pessoal a aconselhar a troca de corrente em cada 1000km para poupar a cassete, pelas minhas contas, o que poupei em correntes já dá na boa pra uma corrente e cassetes novas, e tive muito menos trabalho que eles...

Quanto a essa cassete gasta em 600km, esse mecânico tá-te a pregar uma bela banhada, mesmo que andasses sem óleo ela durava mais que isso. E trocar correntes de 1000 em 1000, é coisa de quem não têm mais nada que fazer ao dinheiro...

Quando precisar de trocar o conjunto cassete/corrente vou tentar uns conselhos que vi algures:
Cassete nova e 2 ou 3 correntes iguais com elos rápidos, a cada 1000km troca-se de corrente, depois de fazer as 3, volta-se á primeira e assim sucessivamente. As correntes têm a sua duração normal mas a cassete dura mais pois só passados muitos km é que leva com correntes já bem gastas devido á rotatividade das mesmas. Pelo que li, é para durar mais de 10000km sem problemas.
 

fire4me

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Rui Duarte

exprimenta ouvir uma segunda opinião... vai a outra loja de bikes...

eu acho muito estranho (para não dizer impossivel) que se consiga gastar uma cassete em apenas 600 km.

a minha cassete é uma XTR e ja conta com mais de 8 mil km das ultimas duas vezes que meti uma corrente nova o mecanico disse que ja devia ter trocado a cassete e bla bla bla.
é verdade que ja se nota algum desgaste mas ainda esta a funcionar em pleno, esta cassete vai chegar até aos 10 mil km e só ai é que vou trocar. :mrgreen:
 

Phalhas

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Boas.
Como já disseram anteriormente, uma cassete tem de durar bem mais do que 600 kms.
Informa-te bem, pois aí há gato.

Um abraço
Rui
 

indy

Member
TheTraveler said:
Por aqui vou com 4200km com a corrente e cassete de origem, é claro que a corrente já não está nas melhores condições, mas vai aguentando, e a cassete ainda não vai muito mal. Os primeiros conselhos que vi na net sobre correntes fizeram-me ficar :shock:, havia pessoal a aconselhar a troca de corrente em cada 1000km para poupar a cassete, pelas minhas contas, o que poupei em correntes já dá na boa pra uma corrente e cassetes novas, e tive muito menos trabalho que eles...

Sou da mesma opinião. Custa-me muito estar a trocar de corrente após apenas 1000km.
Tento levar o conjunto todo até aos 4000 e tal kms o que, no meu caso, normalmente dá para quase 1 ano de utilização. Depois troco corrente, K7 e prato do meio. Os outros dois pratos, depende do estado em que se encontrarem.

A maior parte das vezes uso K7 SRAM PG-970, corrente SRAM PC-69 e pratos LX.
 

jota

Member
Ui....esse mecânico e essa loja devem ser msm competentes! O material tem que durar muita mais que isso! Eu troco mesmo quando salta na pedaleira e, aí, é que vejo se tenho os dentes gastos! Se os dentes tiverem gastos, mete-se um prato novo(se possível) e corrente nova! E bora a rolar outra vez...Não se deixem levar pelas teorias das lojas, para eles cada ida á oficina era logo um monte de material novo! Abraço, João.
 

sniper_pt

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O desgaste da cassete depende também do tipo de uso... Lama, chuva, etc, principalmente a 1ª.
De qualquer maneira menos de 5000 kms para uma cassete é pouco.
As minhas duram isso - Tive varias SRAM
Uma deore durou 3000 kms.

Só troco a cassete quando as mudanças saltam muito
 
Boas.

So uma questão. Se um bicicleta tiver uma cassete de 7 pode-se meter uma de 9? Ou tem de se mudar tambem o cubo? E a escora tembem influencia.

Cumprimentos
 

Bytes

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Com... fusão said:
So uma questão. Se um bicicleta tiver uma cassete de 7 pode-se meter uma de 9? Ou tem de se mudar tambem o cubo? E a escoria tembem influencia.

Acho que o problema não será o cubo mas sim o desviador traseiro e a corrente.
 
fura-bytes said:
Com... fusão said:
So uma questão. Se um bicicleta tiver uma cassete de 7 pode-se meter uma de 9? Ou tem de se mudar tambem o cubo? E a escoria tembem influencia.

Acho que o problema não será o cubo mas sim o desviador traseiro e a corrente.

Sim, terei de mudar tambem isso. mas o que referi anteriormente tem influencia.

Obrigado
 

Aztec

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Eu passei de 8 para 9 velocidades e não houve problema em relação à compatibilidade do cubo.
Com 7 já não sei :s
 

jota

Member
De 8 para nove não há problema, é só msm a cassete, e o carrinho pode ficar o mesmo! De sete para oito ou nove, é necessário trocar o cepo e o eixo!
 
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