Corrente salta com pedaladas fortes

messyas

New Member
Boas pessoal. Recentemente fiz umas modificações no meu equipamento, por razões de desgaste do material antigo. Antes das alterações, possuía um desviador traseiro Deore LX de 2002 8sp, com cassete de 8 e grip-shift. Agora mudei o desviador para XT 2007, cassete de 9 mudanças, corrente e rapid-fire Deore. Agora acontece-me um problema que não tinha antes das modificações, que é, ao pedelar com mais força, para acelerar por exemplo, a corrente dá um salto por cima dos carretos. Ainda não consegui perceber bem, se o "salto" dá-se na cassete ou na pedaleira. Fui à loja, e lá disseram-me que deverá ser por desgaste da pedaleira. É verdade que os dentes do carreto do meio estão um pouco desgastados, mas antigamente não tinha este problema. Será mesmo da pedaleira, ou será pelo facto do material ainda ser novo e precisar de "rodagem".
Se alguém precisar que especifique mais alguma coisa, não hesitem...
Thanks
 

David Raquel

Active Member
Pelo que dizes parece-me que é na pedaleira..o chamado chupão!

Isto é, a corrente ainda é nova e não está acamada mas os pratos da pedaleira ja têm um certo desgaste!
A solução é mudares os pratos da frente..ou esperares que a corrente acame aos pratos! Mas atenção que nunca vai ficar perfeito..ao minimo de lama a corrente faz logo chupão! Muda os pratos :wink:
 

José Carlos

New Member
Olá messyas... quando dizes:
messyas said:
Agora mudei o desviador para XT 2007, cassete de 9 mudanças, corrente e rapid-fire Deore.
queres dizer que não mudaste as pedaleiras? É isso?

Se estiver correcto tens aí a resposta. Nem tem tanto a ver com incompatibilidade entre pedaleiras de 8 e 9 velocidades,
mas sim com o desgaste das mesmas. Aliás, já to tinham dito na loja... :p

Editado: Enquanto escrevia a mensagem o DaMoNd também respondeu. Como vês, já são 3 a pensar o mesmo... :mrgreen:

Lá terás que gastar mais uns €€€ :wink:
 

golden

New Member
Concordo como que foi dito acima mas antes de gastares os €€€ verifica se a corrente ficou bem cravada e se o elo cravado se movimenta bem. Ja me aconteceu uma situacao desse genero em que o problema era mesmo o elo que foi cravado nao se movimentar bem. Boas pedaladas :wink:
 

messyas

New Member
Bem pessoal, obrigado pelas dicas. O chupão já desapareceu. Pus um bocado de betadine e uma dentição nova. Larguei apenas mais 12 europeus para pôr um prato novo de 32 dentes. Agora já não chupa nem arranha, eheh.
Thanks.
 

BetoX

New Member
a corrente é dakelas de elos rapidos ou lá como se chamam ? tipo só a comex e a sram tem ? é que já me aconteceu isso e foi por esses elos estarem montados ao contrario ...
 

messyas

New Member
Sinceramente não sei ao certo, mas presumo que seja um prato normal da Shimano, uma vez que a minha pedaleira é Deore (já um bocadito antiga, 2002). Só pedi para me trocarem o prato de 32 dentes, e o novo é igual ao antigo.
 

arcturus

New Member
Mudança de corrente

Olá,
Na minha bike tinha montada uma corrente com 3500 Km feitos (corrente: SRAM PC971; Desviador traseiro: Shimano XTR 2007; Desviador da frente: Shimano XTR 34.9 top swing; Cassete: SRAM PG990 11-34; Conjunto pedaleiro shimano XTR 2007 FCM970 22-32-44). Todo este setup fez 3500 Km.
Apesar de tudo estar a funcionar bem, resolvi mudar a corrente. Meti uma corrente nova (SRAM PC991), troquei também as 2 roldanas do desviador traseiro uma vez que apresentavam muito desgaste (os dentes tinham a forma de bico muito aguçado, ao invés das novas que tem os dentes quadrados). Limpei tudo, lubrifiquei e, com a bike montada no stand as mudanças entram todas impecavelmente.
No entanto, ao sair para a rua constato que a corrente "estala" quando em esforço. Se for a descer ou a rolar sem fazer mt força tudo corre bem, mas mal pedalo com mais força a corrente dá uns estalos. Não muda de carreto nem de pedaleira, estala mas permanece na mesma mudança. Isto acontece com a corrente em qualquer pedaleira. Na cassete vai acontecendo com mais frequencia à medida que vou passando a corrente para os carretos com menos dentes.
Será que a corrente precisa de algum periodo para "acamar" e isto acaba por passar?
Será que a cassete tb tem que ser substituida? ou as pedaleiras? Espero que não pois isso implica um gasto avultado.
Agradeço as vossas opinioes no sentido de me ajudarem pf
 

tinric

Super Moderador
Boas

Uma corrente com 3500 km.. pelo menos a cassete já foi (quase de certeza) ... terás que trocar também a cassete ou insistir muito e vais dar cabo da corrente, das pernas e da paciencia... e com sorte dos pratos também...se não estiverem já...

normalmente uma corrente dessas com 1500 a 2000 km está acabada... agora com 3500... pode ser que me engane...

em principio a troca da cassete chega...
 
Boas,

Concordo com o que disse o Ricardo :D normalmente troca-se a cassete com a corrente ao mesmo tempo já pa não acontecer isso e não ficarem desfazadas em termos de uso o que origina esse mau funcionamento.
Troca a cassete...
 

arunce

New Member
Com esses kms todos devias também ter trocado a cassete. No entanto faz mais uns kms valentes, poderá ser que a corrente ganhe a "cama" da cassete. Uma coisa é certa, não te safas nos proximos 1500/2000 Kms de mudar a cassete. Embora o meu grupo seja XT, também estou a passar pelo mesmo.
Abraços
 

arcturus

New Member
Já mudei a cassete. Experimentei 5 ou 10 minutos aqui na rua e, aparentemente funciona tudo que nem um relógio. Felizmente (ao que parece) os pratos da frente escaparam ilesos. Relativamente à cassete, tinha o topo de gama da Sram, agora resolvi meter uma shimano acera (15 euritos). Cheguei à conclusão que se temos que mudar de cassete com frequência, não vale a pena investir em coisas muito caras.
Obrigado pela vossas sugestões.
 

arcturus

New Member
Sim, era uma pg990. Agora ficou com uma acera 11-34. Vamos ver quanto dura. Para já funciona impecavelmente. Hoje fui testar e as mudanças entram todas impecavelmente.
 
Se trocares de corrente com mais frequência a cassete e os pratos duram muito mais tempo. Tenho uma cassete xt com mais de 4.000 km, vou na 3ª corrente, e espero fazer muitos mais!
Claro que limpeza e lubrificação frequentes ajudam a aumentar a vida útil do material.
 
Top