Corrente partida - Shimano HGX CN-HG94 10v

subeskema

New Member
Boas pessoal,

a situação tem os seguintes contornos:

- corrente comprada ainda esta semana, com cerca de 70 km's feitos partiu-se numa mudança tr. em ritmo baixo (algum esforço)

- no fim de semana anterior no final de uma prova parti uma corrente do mesmo modelo, quando saí de um single track, em que estava na mudança tr. no 10 e queria aliviar o andamento, mas neste caso a corrente estava com cerca de 1000 km's (a cerca de 75% desgaste).

- A corrente partiu-se, abrindo um elo pelo pino e ficando esse mesmo elo dobrado ( o elo conecção rápida não possui danos)

- O setup transmissão da bicicleta é:
- Desviador tr. Shimano XT shadow com roldanas MSC
- Desviador fr. shimano XT 2*10 2012
- Cassete SLX 11-34 no primeiro caso, Cassete XT 11-36 no segundo, ambas com Dynasis
- Pedaleiro XX 28-42

Poderei ter o desviador traseiro mal afinado e provocar demasiada torção na corrente?

A nova corrente ter defeito e a antiga ter-se partido apenas por desgaste? Pode-se pedir garantia nas correntes?

Parâmetros a ter em atenção para verificar se o desviador está perfeitamente afinado? (não falha mudanças, não salta corrente, nem nenhum de outros sintomas em andamento)

Desde já um obrigado ao pessoal que tiver alguma ideia!
 

abelha2

Active Member
Não passarias tu "demasiadas mudanças" de uma vez e em esforço? eu tento sempre dar uma pedalada mais forte, e depois meter as velocidades com pouco esforço, sobretudo nas reduções.

No entanto ja abri uma corrente do nada, mas ja tinha algum uso, e era do mais barato que há...
 

subeskema

New Member
Nop, por acaso hoje foi uma mudança simples... e até bastante devagar.... 28 para 30 para 34 (penso ser estas as relações)....

Esqueci-me de dizer que com correntes slx 10 v, cheguei a fazer 2000 km's por corrente, a fazer mudanças em esforço daqueles que até estala e nunca parti uma corrente.... Com estas XT é a segunda que despacho num espaço de 7 dias.... e ambas a fazer mudanças atrás!

As slx andaram praticamente com o mesmo setup de trasmissão, menos as roldanas msc e a pedaleira era com pratos TA. Uma vez a passar de 28 para 42 até torci uma corrente slx 10v, agarrei no conjunto de chaves endireitei na hora e ainda fez mais uns 500 km's e não partiu...

Pode-se pedir garantia da corrente? Ou como é material de desgaste as marcas não dão garantia?

Estou mesmo intrigado com esta situação! É que parece ser mais que um simples azar, e não me apetece que volte a acontecer isto numa maratona ou num treino que esteja bem longe de casa :S No fds passado estava no último km do raid já dentro da vila, mas hoje já tive que fazer cerca de 6 km's a pé até casa :S podia ser pior...
 
Para essas situações trago sempre comigo uma chave multifunções com chave de corte de corrente, da sempre para tirar um elo à corrente nem que depois as relações que se venham a usar já não possam ser as mesmas.
 

KLUCA

New Member
subeskema , a corrente pode abrir o elo e continuar a rodar ainda mais umas voltas.

pode não ter partido na altura em que achas, mas sim antes.
 
Top