Corrente partida - Shimano HGX CN-HG94 10v

#1
Boas pessoal,

a situação tem os seguintes contornos:

- corrente comprada ainda esta semana, com cerca de 70 km's feitos partiu-se numa mudança tr. em ritmo baixo (algum esforço)

- no fim de semana anterior no final de uma prova parti uma corrente do mesmo modelo, quando saí de um single track, em que estava na mudança tr. no 10 e queria aliviar o andamento, mas neste caso a corrente estava com cerca de 1000 km's (a cerca de 75% desgaste).

- A corrente partiu-se, abrindo um elo pelo pino e ficando esse mesmo elo dobrado ( o elo conecção rápida não possui danos)

- O setup transmissão da bicicleta é:
- Desviador tr. Shimano XT shadow com roldanas MSC
- Desviador fr. shimano XT 2*10 2012
- Cassete SLX 11-34 no primeiro caso, Cassete XT 11-36 no segundo, ambas com Dynasis
- Pedaleiro XX 28-42

Poderei ter o desviador traseiro mal afinado e provocar demasiada torção na corrente?

A nova corrente ter defeito e a antiga ter-se partido apenas por desgaste? Pode-se pedir garantia nas correntes?

Parâmetros a ter em atenção para verificar se o desviador está perfeitamente afinado? (não falha mudanças, não salta corrente, nem nenhum de outros sintomas em andamento)

Desde já um obrigado ao pessoal que tiver alguma ideia!
 
#4
Não passarias tu "demasiadas mudanças" de uma vez e em esforço? eu tento sempre dar uma pedalada mais forte, e depois meter as velocidades com pouco esforço, sobretudo nas reduções.

No entanto ja abri uma corrente do nada, mas ja tinha algum uso, e era do mais barato que há...
 
#5
Nop, por acaso hoje foi uma mudança simples... e até bastante devagar.... 28 para 30 para 34 (penso ser estas as relações)....

Esqueci-me de dizer que com correntes slx 10 v, cheguei a fazer 2000 km's por corrente, a fazer mudanças em esforço daqueles que até estala e nunca parti uma corrente.... Com estas XT é a segunda que despacho num espaço de 7 dias.... e ambas a fazer mudanças atrás!

As slx andaram praticamente com o mesmo setup de trasmissão, menos as roldanas msc e a pedaleira era com pratos TA. Uma vez a passar de 28 para 42 até torci uma corrente slx 10v, agarrei no conjunto de chaves endireitei na hora e ainda fez mais uns 500 km's e não partiu...

Pode-se pedir garantia da corrente? Ou como é material de desgaste as marcas não dão garantia?

Estou mesmo intrigado com esta situação! É que parece ser mais que um simples azar, e não me apetece que volte a acontecer isto numa maratona ou num treino que esteja bem longe de casa :S No fds passado estava no último km do raid já dentro da vila, mas hoje já tive que fazer cerca de 6 km's a pé até casa :S podia ser pior...
 
#6
Para essas situações trago sempre comigo uma chave multifunções com chave de corte de corrente, da sempre para tirar um elo à corrente nem que depois as relações que se venham a usar já não possam ser as mesmas.