"cornitos" no guiador: prós vs contras

STIG_73

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Bom, vou partilhar convosco uma situação que se passou comigo e que me leva a ser adepto incondicional dos "corninhos no guiador".
Na passada 3ª feira, durante um treino que fazia pela zona de Penacova, após uma curva cega deparo-me com uma parede bastante inclinada, como tal perdi tracção subitamente e não conseguindo desencaixar o pé do pedal de encaixe atempadamente, caí para o lado esquerdo com a barriga sobre a ponta do guiador. Após isto nada me tira da cabeça que o guiador só não me furou o estômago porque o bar end o impediu.
Bom, após a queda e avaliação dos estragos físicos, olhei para o ciclometro e este marcava precisamente 13 Km de treino.
Eu não acredito em bruxas, mas que as há, há...

Abraço e boas pedaladas com ou sem "corninhos no guiador"
 

andrem83

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Eu na minha bike foi a 1ª coisa que tirei logo... pois não gosto de ver e não me da jeito nenhum...pois gosto de andar com a roda no ar (para poupar pneu xD) e isso n ajuda nada...
Cumps
 

TeXaS

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Bem isto dos bar ends no meu ver é uma questão de habito, e no que falas em relação aos single trecks, bem pode acontecer ficarem presos na vegetação e provocareem uma queda, mas se formos a ver bem as coisas, os pedais de encaixe, podes ir muito bem e esbarrar a roda para uma vala e nao conseguires tirar os pes e pimba! Tudo é uma questão de habito, ha malta que diz "ahh e ques, andar com os pes atados" mas a verdade é que eles dao uma grande ajuda, tanto a descer, subir, saltar... E os bar ends é igual, eu practicamente so uso os punhos em descidas dou trilhos com o piso muito mau, porque de resto vou sempre com as maos nos bar ends, tanto a rolar como a subir principalmente que se os bar ends tiver no angulo certo exerces uma força bem diferente que se for no guiador. Agora isto é a minha opiniao pois não me da jeito nenhum anda ja sem eles, que nao tem esse habito é normal que a opinião seja diferente!

Abraço

Boas Pedaladas...;)
 

Foquinha

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:)

já repararam no guiador das bikes de estrada?

já imaginaram estas bikes sem aqueles cornitos disfarçados?
onde os corredores geralmente agarram o guiador qdo fazem sprints ou subidas em pé?

há uns bons anos atrás fiz milhares de km em bike de estrada... actualmente rolo numa de btt e não uso bar-ends, mas que sinto falta de algo no guiador sinto...

qdo preciso de aplicar potência em subida ou em plano a bike está desfalcada.

mas lá está... gostos são gostos.
cada um fala por si.
 

TeXaS

Member
já repararam no guiador das bikes de estrada?

já imaginaram estas bikes sem aqueles cornitos disfarçados?
onde os corredores geralmente agarram o guiador qdo fazem sprints ou subidas em pé?

há uns bons anos atrás fiz milhares de km em bike de estrada... actualmente rolo numa de btt e não uso bar-ends, mas que sinto falta de algo no guiador sinto...

qdo preciso de aplicar potência em subida ou em plano a bike está desfalcada.

mas lá está... gostos são gostos.
cada um fala por si.

Exactamente!
Exprimentem fazer uma subida comprida e com alguma inclinação numa bike de ciclismo com as mao no guiador, e depois exprimentem novamente a fazela com as mão ca em baixo! faz practicamente o mesmo efeito dos bar ends no que toca a subir pelo menos!

Cumps
 

BikeBrother

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Como tenho algum hábito quando estou a subir por-me em pé na bike, os bar-ends são de facto espectaculares quando se adopta esta posição na bike. O problema é que eles estão num guiador recto e eu estou a pensar regressar ao guiador sobre-elevado que tinha, mas bar-ends com este tipo de guiador não gosto de ver. Está aqui um caldinho..

Quanto ao resto aconselho vivamente o uso dos mesmos, quer para alternarmos um bocado a posição das mãos em longas distâncias, quer para subir, seja sentado ou em pé na bike.
 
(...) O problema é que eles estão num guiador recto e eu estou a pensar regressar ao guiador sobre-elevado que tinha, mas bar-ends com este tipo de guiador não gosto de ver. Está aqui um caldinho..

Gostos ??:fpalm:
Aparências ??:fpalm:
Sou cada vez mais uma pessoa que valoriza a essência , não a aparência.

Tenho uma bicicleta de suspensão total (que não é Specialized) uma suspensão de 130 mm, um selim de 143 mm , uns bar-ends num guiador sobre-elevado, tenho 34 dentes na cassete traseira e uso camelbak !!!;)
Conforto acima de tudo.
Aparências ??
Citando Saint-Exupery : " o Essencial é invisível aos olhos":)
 
Last edited:

mephysto

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A favor a 100%, quem sobe "paredes" agradece a ajuda deste acessorio, quando passamos 1 ou 2 horas sempre a subir dá mto jeito.

cump
 

telmo gomes 23

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Boas

Cá eu sou bastante fã dos tal "cornos" ( bar-ends) assim como eu lhe chamo, uso-os muitas vezes ou melhor ando quase sempre agarrado a eles. Eu acho que dão um geitaço mas nao gosto de ver os ditos cujos em bikes com guiadores sobre elevados, gosto mais deles curtos e nao quando estao muito levantados. ca eu uso-os quase paralelos ao chao! Agora isso depende de cada um, gostos sao gostos!

Aqui fica uma foto dos meus que sãos usn Ritchey WCS branquinhos:
imagem01681.jpg



boas pedaladas pessoal
 

Kota2wheels

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Já usei e tirei. Não gostava muito e tornava o guiador muito mais sensível (a diferença de peso, por pouco que seja, está nos topos do guiador e afastados do fulcro, tornando a direcção mais sensível).
É tudo uma questão de gosto e de se sentirem bem.
 

danihardrock85

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Eu uso e gosto bastante... dão mto jeito a subir, qndo se anda na estrada e para descansar as mãos de andarem sempre na mesma posição...

Mas a gora uma questão... o que sugerem para ter o direito e o esquerdo a mesma altura?? e q ja tou farto de tentar e sinto q n estao "alinhados", estando o esquerdo mais p baixo!!

cumps
 

jpedro16

New Member
como têm vindo a dizer tudo depende se fazes estrada\estradoes ou single-treks, no meu caso que gosto mais de singles treks nao os posso usar...já usei por algumas vezes e tendem sempre a ficar presos a ramos, braças a tudo o k os possa abraçar...mas sim para estrada e para subir é muito melhor.depende se gostamos de fazer bastantes subidas ou descidas sempre a rasgar..

cumps
 

telmo gomes 23

New Member
Eu uso e gosto bastante... dão mto jeito a subir, qndo se anda na estrada e para descansar as mãos de andarem sempre na mesma posição...

Mas a gora uma questão... o que sugerem para ter o direito e o esquerdo a mesma altura?? e q ja tou farto de tentar e sinto q n estao "alinhados", estando o esquerdo mais p baixo!!

cumps

eu meto um nivel em cima dos dois e depois aperto os parafusos quando estiverem os dois a mesma altura
 

oliana

Active Member
Eu uso e gosto bastante... dão mto jeito a subir, qndo se anda na estrada e para descansar as mãos de andarem sempre na mesma posição...

Mas a gora uma questão... o que sugerem para ter o direito e o esquerdo a mesma altura?? e q ja tou farto de tentar e sinto q n estao "alinhados", estando o esquerdo mais p baixo!!

cumps

Bicicleta de rodas para o ar. Um nível das obras. Para estarem nivelados obrigam todo o guiador e quadro a nivelar. Partindo do principio que o chão está nivelado.
Se confiares nos olhos, colocas-te ao lado do guiador da bike, com rodas em baixo, e alinhas, apenas confiando neles, como eu faço.

Telmo. Com sabes que o quadro da bike está nivelado?
 
Last edited:

figaizze2

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para mim só tem uma desvantagem, habitua-mos a levar as mãos neles e principalmente a rolar em longas distancias que quando é preciso travar temos as mãos longes das manetes.
 

catlike

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como treino com bike de estrada não consigo deixar de usar os bar ends ja os tirei, mas nas subidas era para esquecer

alinhar os ditos cornos lolol não é facil mas com uma fita medem a ponta do volante tiram o meio e façam uma marcação em cada estremo do

volante a partir dai é acertar com os bar ends, ou podem usar um nivel um nivel.
 
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