"cornitos" no guiador: prós vs contras

NSilvaXP

New Member
Também eu semprei usei extensores e sempre os achei extremamente uteis!
Mas recentemente troquei de montada e a nova vinha sem cornitos e decidi experimentar, para compensar montei uns punhos mais confortáveis - tendo a escolha recaído nos ESI Chunky e a experiência tem sido positiva, apesar de ainda sentir a falta dos extensores para puxar nas subidas.

Notem que não sou de modas, apenas decidi experimentar e a ausência de extensores não me tem feito grande diferença.
Vou continuar sem cornitos? Não sei, tenho que fazer mais km's para ter um veredicto!

O ideal é, como já disseram, optarem pelo que for melhor para vocês - e não se preocupem com a velha história do: "ha e tal os cornitos engatam na vegetação e dão grande trambolhão", em cerca de 15anos a pedalar com extensores NUNCA tive esse problema!

Cumpz
 

gabrieljla

New Member
Boas
Comecei no BTT há cerca de ano e meio e no inicio, apesar de ter um guiador elevado, sempre usei extensores e davam-me bastante jeito, principalmente quando fazia umas tiradas em estrada.
Quis experimentar um guiador recto e nao coloquei os ditos... foi amor à primeira volta.
Também não sou de modas, uso aquilo com que me sinto bem. Depois de ter colocado uns punhos Ritchey WCS nao penso em colocar extensores tao cedo.
Agora está assim:
alim1077.jpg
 

oliana

Active Member
56 cm de largura e barends. O meu guiador já encolheu duas vezes. Estou-me nas tintas para as modas. Uso aquilo que mais me convem e que melhor serve nos trilhos onde ando. Estou mesmo a ver um guiador largo nos singles onde passo. Andava de vez em quando a varrer o chão com os arbustos a enrolarem no guiador. Não atrapalham nada mesmo, até porque são muito pequenos (7cm).
Guiadores altos e largos, para mim são para a malta do downhil ou freeride.
Mas cada um com a sua opinião.
 
viva,

bem, assim á primeira vista parece a cornea de um miura (se és ribatejano sabes do que falo):rotfl:

Pois claro que sei do que falas ;)
Estes punhos são mesmo específicos para os gripshift daí serem mais pequenos, embora em conjunto com os rotativos pareçam um conjunto "alargado"
No entanto, p´ra mim são o ideal para conforto.
(não, não tenho comissão de venda neste material) :p
 

Hellangel

New Member
Os prós é que te ajuda a descansar os pulsos quando rolas e quando sobes, os contras é para quem os tem na cabeça ficam servidos com mais dois, eheheh
 

tonyV

New Member
Não conheço nenhum bttista local (eu incluido) com extensores...mas acho que é por a vegetação aqui ser matreira e atirar-se para o meio dos trilhos:)
 

PKangú

New Member
Eu desde que começei no btt, e já la vão quase duas décadas, sempre usei bicicletas equipadas com os "bar-ends".
Estou certo que antigamente, apesar das vantagens que tinha ( e ainda tem) era sobretudo uma questão de moda e de estéctica, mas acabou por se tornar, pelo menos para mim, algo fundamental e indispensável.

Continuo a achar que as vantagens superam largamente as desvantagens. Nestas últimas, sómente encontro a possibilidade real de poderem ficar presos nos arbustos em singles mais "fechados" o que alías, embora raramente, já sucedeu comigo.
No entanto, a possibilidade de movimentar e mudar de posição das mãos, a enorme ajuda que proporciona ao esforço nas subidas e até pelo aspecto "racing" que dão à bike, fazem com que eu seja um adepto incondicional dos "cornitos".
 

Nuncho

New Member
Bem, tou a pensar comprar uns e decidi pesquisar, encontrei este topico, ouço dizer muito bem cos bar-ends , mas é assim como se os monta?
Tem uma posição exacta?
o grau que normalmente usam?
 

oliana

Active Member
Boas Nuncho. O angulo é aquele que te servir melhor. Não sei bem os graus do angulo para uma posição normal. Até porque existem muitas configurações de barends. Se forem direitos como os meus, em princípio será a partir de uma posição paralela ao chão até uma pequena elevação. Nada de exageros. Partindo do principio que o avanço será direito ou pouco elevado.
Será sempre dependente do tipo de barends e tambem do avanço que está montado.
 

Nuno Giant

New Member
eu tenho uns CNV levizissimos e mt bons e uso-os ate a apontar um pouquinho para baixo ( nada de exageros) para quando vamos a subir dá mais jeito assim (no meu entender), mas a maioria monta-os paralelos ao chão como disse o oliana!
 

nukez0r

Member
Eu adquiri à pouco tempo uns da Pro.
Uns Alloy SL
Pesam 62g.
Fiquei parvo com o peso disto.

mtb.image.+media+images+cycling+SBX+Pro+2010+skus_666x500+PR3201487_v1_m56577569830691835_dot_png.bm.450.338.png


Já tinha usado uns da BBB antes q eram só 100g mais pesados.
Estes da BBB sofreram um acidente, numa queda fiquei com um virado para o ceu e outro n sei bem para onde.
Tive que os substituir.

Quanto à utilização dos ditos "cornos", eu recomendo. Uso-os muito para rolar a boa velocidade tanto como para algumas subidas não muito compridas, neste caso a pedalar em pé, mas também em subidas longas por causa da posição das mãos.
 

fabutxo

New Member
Pois eu também não gosto muito desde o dia em que numa prova um gajo vai a passar junto a mim o bar-ends da bike dele encaixa no meu braço e ele vira logo...resultado = queda
 
Bem, tou a pensar comprar uns e decidi pesquisar, encontrei este topico, ouço dizer muito bem cos bar-ends , mas é assim como se os monta?
Tem uma posição exacta?
o grau que normalmente usam?

Se fosse a ti para começar e ver se te fazem mesmo falta ou não, ia para algo barato, como os da Fizzbikes, pesam 58g e custam 12€.

Eu usava bar ends e agora quando mudei algumas coisas no cockpit fiquei sem espaço para eles e muito sinceramente noto a falta deles muitas poucas vezes e não sei se essas poucas vezes justificam 60g e ter aquilo lá a ocupar espaço.

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 

A.M.F

New Member
Era uma boa ajuda nas subidas mas estavam sempre a engatar nos arbustos tirei-os e não me faz falta,só que sem eles a bike não tem o mesmo estilo.
 
Top