Converter cubo de roda livre em roda presa

koizu

New Member
Boas tardes,

Queria saber se já alguém fez tal proeza de modificar um cubo "normal" para que fica-se com o cubo preso, isto trata-se de uma single-speed, e como não me dá muito jeito comprar um cubo de roda presa já original preferia transformar um, isto se for possível.

Um bem haja a todos
 

telmo zt

New Member
boas , não sou especialista mas , a troca de experiências ajuda , bem podes explicar um pouco , tipo pelo que sei , antigamente havia e mais em outros países , o cubo preso mas só quando se pedalava para traz , tipo não era totalmente preso ,isso funcionava como travão isso já implica um mecanismo complicado , agora se queres que o cubo fique totalmente preso , torna se quase simples ate um pingo se solda resolve digo eu ...
 

Jepas

Super Moderador
Depende do cubo. Estou a imaginar o sistema FTS da Mavic e diria que é impossível fazer a fixação do cepo sem alterar o casquilho em teflon. Já noutros cubos, onde a montagem de cepo não é influenciada pelo mecanismo de engate, qualquer coisa que prenda os linguetes serve.

Nunca o fiz, mas era assim que faria: bloquear os linguetes.
 

telmo zt

New Member
boas novamente bem se dizes que e um single-speed tipo do que vi normalmente leva um esticador com mola , mas se queres prendes o cubo , isso não da , pois a corrente se puxa para a frente não há problema mas se puxa para traz tipo a corrente vai fazer força ao contrario tipo terás de colocar a corrente sem o esticador e colocar a corrente como nas pasteleiras e bmx
 

koizu

New Member
é single speed mas não leva esticador, o que o jepas sugeriu em soldar o cepo também me passou pela cabeça, mas postei aqui para saber se haverá outra maneira (diga-se menos bárbara) para fazer a transformação.
 

Jepas

Super Moderador
não é preciso soldar, se encontrares alguma coisa que "emperre" os linguetes e possa ser removida mais tarde também deve dar. Basicamente é encher os orifícios com qualquer coisa que possas retirar mais tarde. Podem ser até pequenos pedaços de alumínio.

telmo, a ideia é fazer uma Fixie, ou seja, o cubo não tem roda livre, logo é possível pedalar para a frente e para trás. O esticador não tensiona a corrente só num sentido, mas nos dois. O koizu não deverá ter problemas a pedalar em qualquer um dos sentidos desde que a corrente não tenha folga.
 

koizu

New Member
sim, por acaso nao tenho o problema porque o quadro está preparado para ter cubos SS, e dá para ajustar.

Vou ter então de meter mãos á obra e tentar desmontar o cubo todo!

agradecido pela ajuda, cumprimentos
 
Top