Converter BTT em bike para o dia-a-dia

BikeBrother

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Viva a todos,

Estou a pensar em ter uma bike para deslocações do dia-a-dia. Como tenho cá em casa a bike com que me iniciei no BTT, uma bike simples com 21v, quadro de aluminio, suspensão suntour xcm...estava a pensar em converte-la.

Para tal estava a pensar fazer o seguinte:
- Trocar as rodas porque quero por travões v-brake e também porque queria por uma cassete de 9v, que não dá nestas rodas porque são para roda livre;
- Tirar a suspensão e por uma forqueta rigida;
- Trocar a pedaleira para por um setup 3x9 e aproveitar uma truvativ isoflow que tenho cá por casa;
- Por consequência trocar desviadores e manipulos;
- Por uns pneus slick.

Agora gostaria de saber a vossa opinião se isto vale apena, ou será mais racional trocar por uma bike própria para estas lides, com roda 28?

P.S.: Peço desde já desculpa se o tópico não está no separador certo, mas pareceu-me ser este o mais adequado tendo em conta a questão.
 

abelha2

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tu é que vez, ve o preço do material que queres por nessa bicicleta, e o preço de uma nova, e vê o que fica mais em conta. Mas penso que se quiseres por essa bicicleta "como manda a sapatilha" vais gastar mais dinheiro.
 

BikeBrother

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A bike como é para deslocações é para levar tudo de gama baixa. Tipo desviadores shimano deore, manipulos deore, rodas simples, pedaleira ja tenho so preciso de pratos novos. Já sei que pelo menos 200 euros terei que gastar. A minha dúvida é se efectivamente se não me irei arrepender face a uma bike original para este tipo de utilização e com roda 28
 

pedro.m.reis

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A bike como é para deslocações é para levar tudo de gama baixa. Tipo desviadores shimano deore, manipulos deore, rodas simples, pedaleira ja tenho so preciso de pratos novos. Já sei que pelo menos 200 euros terei que gastar. A minha dúvida é se efectivamente se não me irei arrepender face a uma bike original para este tipo de utilização e com roda 28

Eu já passei por esse "dilema" e fiz o upgrade/downgrade da bike de btt para estrada. No entanto não era para o dia-a-dia mas sim para as férias e para levar a cadeira da filha o que logo à pardida obriga a rodas/pneus mais largos. No meu caso o que me fez optar pela adequação foi a também possibilidade de ir trocando componentes entre as bikes...
Repara que também seria para fazer percursos de pouca duração, tipo casa-praia-casa e pouco mais.
Neste momento já levou tantos "upgrades" que além dessa função já serve tb de hardtail de emergência/substituição :).
Não estou arrependido da opção que tomei, também devido à necessidade que tinha. Se fosse para uma utilização mais assídua eventualmente teria comprado uma roda 28.
 

BikeBrother

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Pois de facto também me passa um pouco isso pela cabeça, ficar como uma alternativa para a minha bike de btt.
O que é certo é que se a vender acho que ninguém a quer e se ficar com ela e fizer esses upgrades tendo em conta aquilo que tenho visto acho que não irei gastar tanto dinheiro quanto gastaria numa nova.
Mas também de momento estou à espera de uma opinião de um amigo que me poderá ajudar a fazer esta transformação e nessa altura ficarei mais sensibilizado para o gasto em causa.
 

pedro.m.reis

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Eu na altura só precisei de uma forqueta nova e pouco mais..., o resto tinha no "armario da sucata" :) e prás primeiras voltas chegou perfeitamente. Mas entretanto a HT tem estado a herdar equipamento melhorzinho das outras bikes... a bike da mulher ganhou uma transmissão SLX a HT uma transmissão deore, etc...
Fiz exactamente essas contas na altura e cheguei mesmo a comprar uma bike na sportzone por uns €200 salvo erro... (in)felizmente não era compatível com a cadeirinha e devolvi e resolvi-me a adaptar a HT.
Não estou arrependido, eventualmente ainda lhe meto uma pedaleira de estrada, com 52 dentes ou qq coisa assim para as passeatas à beira mar :).
 
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