Comprimento do avanço

#1
Boa tarde
Comprei uma Stumpjumper Comp 29 de 2015 e tenho uma questão sobre o tamanho do avanço e guiador.
Ela tem um guiador de 760mm (colocado por o antigo dono) mas tem um avanço 90mm e sinto que não esta muito estável, acham que altere o avanço (cinto que o tamanho do guiador esta adequado) e se mudar mudo para que tamanho?
Grato
 

smcarvalho

Active Member
#2
Será que a instabilidade é provocada pelo avanço? A bicicleta está ajustada ao teu tamanho?

Para maior estabilidade usa-se um avanço mais comprido contudo isto vai alterar a tua posição na bicicleta.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#4
eu cortei o meu guiador para no total 730mm... não quer mais que isso.
Sinto que ao virar viro de mais.
miguel e que experiencia tens em bikes!?, se a geometria/ posição está boa, não se altera porque " a bicicleta vira demais". Já experimentaste apertar mais a caixa de direcção, isso tem folga?

Isso requer é habituação... eu tenhos duas Cannondales, um aF29 e uma Fsi... uma é mais nervosa que a outra... totalmetne difernete o comportamento entre ambas... geometrias diferentes, uma é um camião, a outra é uma donzela ;) e suspensões ( apesar de serem leftys) com comportamentos diferenciados.
 
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#6
eu cortei o meu guiador para no total 730mm... não quer mais que isso.


miguel e que experiencia tens em bikes!?, se a geometria/ posição está boa, não se altera porque " a bicicleta vira demais". Já experimentaste apertar mais a caixa de direcção, isso tem folga?

Isso requer é habituação... eu tenhos duas Cananondales, um aF29 e uma Fsi... uma é mais nervosa que a outra... totalmetne difernete o comportamento entre ambas... geometrias diferentes, uma é um camião, a outra é uma donzela ;) e suspensões ( apesar de serem leftys) com comportamentos diferenciados.
Só fiz a questão pois o antigo dono pós um avanço diferente e um guiador diferente ao original, pois era mais alto para o tamanho do quadro.
 
#8
O teu guiador é bastante largo.. Sentes que a bicicleta vira muito facilmente com qualquer movimento do guiador? Se sim, experimenta chegar os manípulos, travões, punhos, mais para o centro, até encontrares uma posição em que te sintas mais confiante. Depois cortas o guiador.
Grato, a mim aconselharam-me a comprar um avanço mais curto, no entanto queria outra opinião.
 

Daemon

Active Member
#9
Tens de ver se a bicicleta conforme está se se adequa ao teu tamanho.

Um avanço mais curto vai dar-te melhor controlo na direção, o guiador mais curto vai tornar a viragem mais "nervosa".

Mas nada destas medidas serve para nada se a bicicleta for demasiado grande ou demasiada pequena para o teu tamanho.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#10
ó fiz a questão pois o antigo dono pós um avanço diferente e um guiador diferente ao original,
E ele não tem ainda o equipamento original=, ou as especificações dos mesmos?

As bikes de tamanho M, de XC, normalmente têm avanços entre os 80 a 100mm ( as minhas duas bikes 29, cada um tem a sua, medida de origem)
 
#11
Tens de ver se a bicicleta conforme está se se adequa ao teu tamanho.

Um avanço mais curto vai dar-te melhor controlo na direção, o guiador mais curto vai tornar a viragem mais "nervosa".

Mas nada destas medidas serve para nada se a bicicleta for demasiado grande ou demasiada pequena para o teu tamanho.
ok muito obrigado
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#13
mas as specs estão na net
Isso não quer dizer nada... A minha ultima bike dizia na ficha tecnica que vinha com cassete 11-50, mas na realidade vem com 10-50.
As Especificações indica qual o tamanho e inclinação do avanço de origem? e o mesmo para o guiador? não indica , falta sempre qq dado, e mesmo esse pode estar incorrecto.
 

edununo

Well-Known Member
#14
Um avanço mais curto faz a direcção mais nervosa.
Um guiador mais estreito faz a direcção mais nervosa.

Uma bike de DH necessita de um guiador largo para melhor controlo ds direção. Contudo, para não ficar muito lenta de direcção usam avanços curtos. Além disso, um avanço curto melhora a Rigidez.

Uma bike de XC usa guiadores mais estreitos. Como tal precisam de avanços mais longos. Senão ficam super nervosas. Há 10 anos atrás era normal verem-se guiadores de 580mm em XC e avanços de 100 ou até 120mm.
As novas tendências em XC são avanços menores que 100mm. Já se vêem de 70 ou 80mm, e como tal as larguras dos guiadores aumentaram.

Sinceramente se achas a bike nervosa com 90mm de avanço e 760mm de guiador, acho estranho, e reduzir qualquer um deles, vai tornar a direção mais rápida e nervosa.
 

smcarvalho

Active Member
#16
migueljaime4 confirma se os pneus estão bem montados. Por vezes um mau assentamento do pneu pode originar trepidação e fazer-se notar na direção.

Antes de cortar ou trocar alguma componente tentava ir por exclusão de partes e testar estes pormenores que podem te fazer sentir instável