Compressor caseiro

100do

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A saída do ar é constante e uniforme.
Quanto ao depósito não sei mas acho que para encher pneus de bikes ou mesmo até de carros isto é suficiente. Eu desisti de usar o barómetro, pois acho que não funcionava bem.
O frigorífico, vais ter que ficar atento ao lixo mais próximo.
Eu vi um e pensei, mas já tarde de mais. Quando voltei já o tinham levado. Passado pouco tempo encontrei um.
 

ranger

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Boas
Eu tambem sou dos que gostam de engenhocas, mas precisava de saber +- a pressão que o compressor caseiro é capaz de debitar?
É para eu poder bufar a bike depois de a lavar, ou só bufar para tirar a lama seca.
Será que tem pressão suficiente? :roll:
Se calhar não!
 

Bravellir

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dos testes que fiz, o débito de ar não dá para nada. Para limpar e tal ( a minha intenção era igual, secar após lavagem ) tem de se ter um reservatório para o compressor armazenar o ar e acumular pressão.

Mas mesmo assim... peguei num compressor a sério e experimentei secar com o jacto de ar ( evitando as zonas sensiveis de rolamentos e tal ) e fiquei desiludido. Seco muito mais depressa a bike com um pano ou uma camurça.

Mas foi divertido brincar com o compressor de frigorífico :D
 

100do

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A minha ideia nunca foi essa.
É apenas para encher pneus. Para isso é muito bom, para limpar ou secar, esqueçam. Talvez com um depósito, mas não vejo utilidade nisso. Limpar a seco depois das lamas???? Eu prefiro lavar com água e quando tenho paciência passo um pano seco.
 

ranger

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Gamboa se a lama estiver seca, usar um pincel e depois bufar com um compressor normal, a bike fica um espectáulo. Claro que lavar e depois limpa-la é melhor, mas a seco a durabelidade dos compunentes é maior.(penso eu de que :wink:)
 

shark22

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Nao sei se vos e premitido ir aos depositos da camara,
pois e de todo ilegal aproveitar compressores velhos,
alias e mesmo crime e isso depende do gas com q o compressor trabalhava .....
E isto deve se ao facto de que o gas utilizado nesses compressores ser um dos destruidores da camada do OZONO por esse mesmo facto
e de todo proibido deita los nos ecocentros tais como abandona los nos montes comos alguns fazem pois as coimas sao bem pesadas alias devemos sempre tentar entrega los a entidades q estejam oficialmente regulamentadas para tal pois as coimas sao bem pesadas mas la q isto funciona funciona e tudo depende da capacidade do proprio compressor pois se for de um pequeno frigorifico nao vos vai ajudar muito pra encher os pneus mas se for de um combinado ai ja e capaz de ter mas algum rendimento e ate pra pintar ......
Tudo depende da capacidade do mesmo e agora pensem bem antes de deitarem os frigoricos fora pois q ninguem vos veja a fazer isso pois e mesmo crime ........
 

100do

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A isto eu chamo entrada a matar :lol:
Benvindo, colega do pedal.
Acho que há crimes bem mais graves do que reutilizar aquilo que tem como destino ir para o lixo. Quanto ao gaz, parece-me que quando um frigorifico vai para o lixo é quase sempre porque perdeu esse gaz, logo, o mal já está feito. Eles geralmente morrem por aí. Se tirarmos o compressor, estamos a diminuir o lixo que há por´esse mundo fora.
 

shark22

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Boas colega Gamboa nem sempre e pq o gas se perdeu mas sim por muitos outros motivos pois o compressor pode ja nao ter compressao para bombear o gas pelo circuito do respectivo e de uma coisa podes mesmo ter a certeza nao queiras mesmo paqar uma coima por colocares um frigorifico num local qualquer pois se fores caço ....... Olha q ate vai doer pagar a multa ..... mas contudo nao acaho q a ideia nao seja bem adquada para a respectiva situaçao eu so alertei para nao serem apanhados de surpresa ......

Desde ja gabo bastante a ideia.....
Acho muito bem reutilizar esse material mas pela legislaçao em vigor no nosso pais ate 2015 vai ter de acabar a utilizaçao de R22 pois e prejudicial para a camada de ozono coisas dos ecoligistas, se preocupassem em controlar as grandes industrias e que faziam bem agora responsabilizar todos os detentores e intervenientes por causa de uns miseros frigorificos q ate ja nao devm existir assim tantos pois ja sao comercializados com outro tipo de refrigerente tais como R134 ou o R404 pois esses sim sao amigos do ozono.....

Nao quis de forma alguma assustar ninguem pois cada um faz o q le apetece mas pensem bem neo queiram tropeçar num frigorifico abandonado por esses montes fora olha q nao deve dar muito jeito ultrpassar....
 

100do

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shark22, estás certamente mais dentro do assunto do que eu.
Só quero dizer que eu não deitei o frigorífico fora, apenas fui ter com ele ao lixo e tirei-lhe o motor. Se tivesse um velho não sou daqueles que o libertava num pinhal ou coisa do genero e se visse alguém fazer isso adorava ter uma maquina fotografica na mão :wink:
 

100do

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Bem-vindo masterjf :wink:

Para 1º tópico, apresentaste um grande artigo. Está muito bom :wink:

Nesse artigo está construído um compressor que eu diria de gama profissional :D Eu fiz um caseiro :mrgreen:

O meu continua a trabalhar. Nunca mais o alterei em nada, mas gostava de comprar um terminal de rosca, para as válvulas normais. Isto porque aquele que lá tenho começa a perder ar a partir de uma certa pressão, o que incomoda quando quero meter pressões de 3 bar.


Nesse artigo vi que meteram óleo para dentro do compressor. Alguém sabe se isto é importante?? Lembro-me que quando tirei o meu compressor do frigorífico ele estava deitado e quando cortei os tubos perdeu óleo. Depois, já na garagem, por estupidez minha, deitei mais óleo fora. Portanto deve ter lá pouco óleo. Vou ler melhor o artigo para ver se descubro as consequências disso.
 

100do

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Parece que falta de óleo pode provocar aquecimento. Como ele só serve para encher uma roda de bicicleta de cada vez, não deve haver problema. Ainda por cima, nunca ouvi falar naqueles óleos que indicam.

No meu, apenas continua a ser impossível ver a pressão de ar no pneu mas ultimamente só tem servido para encher os pneus de forma a andar. Depois passo nas bombas e meto a pressão que quero :wink:
 

duchene

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Este tipo de compressores caseiros é muito usado pela malta do modelismo para os aerógrafos.

No meu caso tenho um de 150L para as pinturas à pistola e um de 24 litros para a manutenção da bicicleta. Não dispenso secar os recantos onde o pano de microfibras não chega, e sobretudo é essencial para retirar toda a água das cabeças dos parafusos e dos recantos dos componentes.

A única coisa que é incomodativa é o barulho do motor, e nesse campo os motores de frigorífico são óptimos, tanto que são utilizados sistemas similares em compressores mais silenciosos de pequeno porte.

O óleo é essencial porque a acção de compressão do ar é feita por um pistão que, se movimenta a alta velocidade, de forma muito semelhante a um motor de mota antiga. Se lhe retiras a lubrificação, provocas desgaste prematuro.
 

100do

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Mas é mais fácil e mais barato trocar o compressor do que meter-lhe óelo :mrgreen:

Um dia destes vou ver se arranjo outro motor, para o caso do que tenho dar problemas.
O meu era de um frigorífico dos mais pequenos, com cerca de 1 m de altura. Talvez o de um grande tenha até maior débito de ar :wink:
 
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