Comprar Bicicleta Usada

DFigueiredo

New Member
Boas tardes,
já fiz aqui uma pesquisa pelo fórum mas não encontrei o que quero, por isso abro este tópico.

Vou comprar uma bicicleta usada já por algum valor, ora, o vendedor não sabe da factura original, pelo que pensei que nestes casos tenho de estar salvaguardado de alguma forma, no qual deverá sempre haver uma prova de compra que comprove a transação.
Isto porque num caso extremo, o vendedor se for de má fé, pode passados 2 ou 3 dias depois de fazer o negócio, dar parte à policia como a bicicleta ter sido roubada, ou pode ainda ter algum seguro que cubra o roubo, e quem compra vai ficar sempre em "xeque", mesmo sem saber dessa situação. Claro que isto são situações hipotéticas mas que podem acontecer.

Queria perguntar qual a melhor solução para isto.
Pensei em fazer um contrato, numa simples folha, com a identificação do vendedor, comprador e descrição do artigo.
As declarações de vendas usadas para venda automóvel servirão?

Obrigado desde já

Abraço.


EDIT: Depois de postar lá dei com um tópico que fala mais ou menos nisto.
 
Last edited:

maritimus

Member
Tás a complicar muito a coisa. Uma testemunha presencial da transação chegará, mas se o vendedor te levanta assim tantas suspeitas, parte para outro negocio.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

É assim eu partilho a mesmo opinião do @maritimus..

Se a bicicleta que estas a tentar comprar, te parecer que foi roubada ou então se o vendedor não souber nada sobre o material da bicicleta, ai sim deves desconfiar e procurar outra bicicleta.

Mas como nunca se sabe quem esta do outro lado a tentar vender, e como no teu caso se trata de comprar uma bicicleta acho que podias fazer uma espécie de "fatura" para teres como prova.. não vá o vendedor se armar em "esperto".

E sim para mim bastava uma folha simples, com o artigo que vais comprar e a identificação do vendedor.
 

DFigueiredo

New Member
Eu vou levar um amigo e alem disso o vendedor parece bem confiável até. É so mesmo por curiosidade pessoal. Podia haver algum método usual que eu desconhecesse.
Obrigado malta.
 

Jepas

Super Moderador
Pensei em fazer um contrato, numa simples folha, com a identificação do vendedor, comprador e descrição do artigo.

Fiz precisamente isto a pedido de um comprador de um antigo amplificador no OLX.
 

DFigueiredo

New Member
Pois...eu sei que legalmente não deve valer nada, mas sempre sempre de prova de alguma coisa, porque se temos um papel com identificações e cópias de BI... de certeza que não roubamos a bike e os documentos :D
 

grouk

Member
pagas por transferencia no multibanco com o tipo e prontos já não tens problemas porque ficas com prova de pagamento
 

DFigueiredo

New Member
É mesmo isso que vou fazer, sempre fica uma prova de pagamento. Mas o negócio parece-me bastante seguro mas...o seguro morreu de velho :D
 

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Se pagas por transferência e se tens trocado emails com ele (ele terá posto algum anúncio de venta? se calhar tu trocaste emails com ele a mostrar-te interessado pela bicla, a perguntar especificações, a aceitar o negócio, etc) em relação à compra-venda ao meu entender já estás salvaguardado.
 
E nesse tal documento, com a identificação de ambos e da bicicleta, não há possibilidade de ires a um notário, reconhecer as assinaturas?
 

jonyboy

New Member
mas ta tudo doido? lol se tens duvidas, não compras, vais comprar novo à loja... eu ja vendi 2 bicicletas minhas e mesmo que as fosse vender por 2000 ou 3000 euros se o comprador me pedisse pra ir ao notario por exemplo dizia logo esqueça la vendo a outro... as bicicletas roubadas geralmente são vendidas as peças, não são vendidas inteiras.
 

fabio viana

Well-Known Member
@jonyboy aqui o problema não é se a bicicleta é ou não roubada...

O autor do tópico esta a referir-se ao seguinte:

O rapaz vende a bicicleta e depois de ter o dinheiro na mão pode muito bem dizer que a bicicleta foi roubada e depois quem comprou a bicicleta é acusado de roubo... no final o rapaz fica com a bicicleta e com o dinheiro...

Por isso é como eu disse, mais vale ter uma prova de como o a bicicleta realmente foi vendida, do que depois andar em problemas..
 

jonyboy

New Member
os emails e sms chegam, ele bem podia dizer que foi roubada, ha provas? não ha provas de roubo mas ha provas de venda... é simples...
 
Top