Compra Nova Bike 600€-800€

#81
Alguém sabe o peso da Coluer Pragma 298? Perguntei a alguns vendedores, incluindo um e-mail para a marca que não respondeu. Um vendedor disse que não sabia e até ouve outro que disse pesar 11kg! Pura mentira! Eu aposto um peso entre 12,5 e 13kg. Alguém confirma?
Foi-me dito que a Pragma 296 pesa aproximadamente 14kg, por isso, a Pragma 298 deve pesar entre 13,5kg e 14kg.
 

DriveMe

Well-Known Member
#83
Ainda é uma diferença (anunciada) jeitosinha para a XC 50 (se bem que estes valores tb podem estar errados, mas temos aí um colega que pode confirmar).

12,4 kg (tamanho S sem pedais).
12,6 kg no tamanho M sem pedais.
12,8 kg no tamanho L sem pedais.
12,9 kg no tamanho XL sem pedais.
 

edununo

Well-Known Member
#84
Para mim grande parte dessa diferença a favor da XC50 está nas rodas e na pedaleira.
As Sunringle pelo que vi pesam +-1800g. Não acredito que as da Coluer pesem menos de 2kg. A pedaleira da XC50 apesar de ser a SX na mesma, é a versão DUB que deverá ser umas 200g mais leve que a SX com eixo Powerspline.

IMG_20210219_114052.jpg
Ok já tem o movimento pedaleiro incluído.

A versao SX DUB pelo que já li será equivalente à NX DUB.
Screenshot_20210219_114408.jpg
Falta acrescentar umas 100g do movimento pedaleiro.
 
#87
Boas.. estou a pensar comprar uma Pragma296, mas reparei que nas lojas que têm stock as bicicletas têm equipamento diferente do que está no site da marca. Reparei que os punhos (são daqueles mais largos), o avanço e os travões são diferentes (no site tem shimano mt200 e nas fotos tem sram level).
É normal estas alterações? Há muita diferença na qualidade dos materias?
 

Nande

Active Member
#88
Olá.
É “mais ou menos normal”...
As alterações dos componentes surgem de:
1. Alteração de contratos com marcas de ano para ano que muitas vezes não se reflectem nos sites, que não são actualizados.
2. Muitas vezes as marcas têm contratos com várias marcas (por ex Sram e Shimano) para equiparem modelos distintos das bikes; com a falta de stock que há, por vezes montam componentes equivalentes de outras marcas para poderem lançar as bikes no mercado; às vezes sais beneficiado, outras não. É uma roleta. Normalmente o bolo final é equivalente devido ao posicionamento da marca no mercado.
Recentemente comprei uma Rockhopper Comp para oferecer; fiquei beneficiado na transmissão e algo prejudicado nos travões (em relação aos componentes que vêem no site). Foi pegar ou largar...
 
#89
E em relação a esta alteração, haverá muita diferença entre os shimano mt200 e os sram level? Não vejo bicicletas equipadas com estes travões (para além de que esteticamente são mais feios).
 

Nande

Active Member
#90
Diria que tecnicamente estão ambos ao mesmo nível. Há quem prefira o tipo de travagem de uma marca à outra. Tem a ver essencialmente se os travões têm mais ou menos modulação. Isto é, se ao premires a manete o travão tem mais ou menos curso até bloquear as rodas. Não existe uma modulação perfeita; existe uma modulação que cada um prefere e à qual cada um está mais habituado.
De qualquer forma, para o tipo de bike que estás a comprar e o tipo de uso que lhe darás, qualquer um dos modelos servirá seguramente. E, no futuro, os travões são um acessório fácil de mudar se quiseres investir nalgum modelo diferente/mais performante.
Os meus travões, por exemplo, acompanham-me de bike para bike...
 

edununo

Well-Known Member
#91
Até acho os Level superiores aos MT200. São uns travoes mais próximos dos Deore do que dos MT200. Já têm manetes de alumínio, ao invés das de aço dos MT200.
Eu tenho os Guide (mais para enduro) e não os Level (gama de XC) e até ver nada a reclamar.
 
#97
O meu problema com travões shimano é o ponto de contacto estar sempre a variar, tenho duas bikes com slx e uma com xt, todos sofrem do mesmo problema. Lá vão para sangrar e passado algum tempo começam a piorar de novo.
 
#98
Só para baralhar... tive uns Shimano SLX e mudei para uns Magura MT8SL :D
so para baralhar... ;)
Ambos os SLX que tenho nas 29 (serie 7000 e 7001), as pinças da roda traseira deram o berro.... substitui por pinças XT (8001)
Se calhar é meu defeito, não sei.
Os SLX 675, na 26, tem milhares de km sem problemas.

NOTA: alterar os discos também ajuda, seja nos MAGURA, como nos LEVEL T, quando passei a usar os discos SHIMANO ICEtech, ficaram mais eficientes...
OS MAGURA nunca conseguia sangrar aquilo em condições, chateei-me e passei para SHIMANO. foi so por isso. Os LEVELT, sao com oleo DOT... e nunca os achei grande fruta
 

Nande

Active Member
#99
Pedro, tocaste num ponto interessante: o sangramento dos Magura.
Inicialmente, o mecânico que os montou na minha bike, deixou o travão de trás algo frouxo. Segundo ele, era o problema de sangramento dos Magura. Andei uns bons km com eles assim; até fiz um “teste de gravidade” por estar a usar demasiado o da frente para compensar.
Numa ida à FirstBikes em Cascais para - não me lembro o quê - perguntei se era possível melhorar o travão de trás... ficou perfeito!
Ou seja, provavelmente os Magura precisam de um bom kit de unhas para serem afinados...
Não troco os meus por nada (além de os achar lindissimos e serem os mais leves do mercado :rolleyes:)