compra de rodas: dúvida

Don_Martin

New Member
boas
quero comprar umas rodas, especialmente tubeless.

tou em vista dumas XT novas, ja tubeless e das Token, que nao sao tubeless mas que poderao ser convertidas. a diferença de preço das rodas sao cerca de 60€, as shimano mais baratas. sem falar no kit que terei de meter na token.
nao me queria alongar mto mais que 300€....

quais serão melhor escolha?
 

alexb

Member
Não conheço as token, mas tenho umas XT à um par de anos e são excelentes. Leves para o preço, rígidas e muito robustas. Aconselho sem dúvidas.
 

Mach 4

New Member
Como tudo já ouvi falar bem e mal das Shimano XT.
Pelo que me disseram os cubos (principalmente o traseiro) não é dos melhores.
Eu para além dos aros e raios ligo muito mais aos cubos, mas para esse preço acho que ficarás bem servido tanto com umas como com outras.

O facto de as XT já serem tubless de origem é sempre uma mais valia, mas deves também perceber se os cubos das Token não serão superiores em nivel de qualidade.
 

Blackrider12

New Member
As rodas XT são muito boas.Ficaras bem servido bem melhor que token ou do género nem olhes para trás.Não acharas melhor relação qualidade/preço.Se forem o modelo antigo muito bom se for o novo entao nem se fala.Compra que sao muito boas.
 
Eu tenho cubos XT em aros X717... há anos, sei bem do q falo! ;)
Comparado com um setup identico (Aros X717) mas com cubos syncros com de rolamentos (com 8 anos e 0 manutenções), prefiros os syncros.
 

Blackrider12

New Member
As esferas em minha opinião são bem melhores que rolamentos.Manutenção fácil e barata.Rolamento suave sem problemas agora que possa haver ou pessoal a não gostar isso é opinião agora não sei aonde umas rodas Token são melhores que umas XT.Mas como digo são opiniões.E alem de mais baratas/bonitas sem a menor duvida e tubless já de serie.Nao sei aonde as outras serao melhores ou sao só por ser de rolamentos que sao melhores.
 

x0388891

Member
Já tive umas e agora tenho de rolamentos e sei no meu caso o que é melhor - as de rolamentos sem dúvida alguma para mim são superiores e os cubos de rolamentos (no meu caso foi assim) são mais robustos. Mas claro que existirão sempre opiniões contraditórias.
 

puto_ns

New Member
Boas

eu tenho uma rodas token que a nivel de empenos,raios e esse tipo de coisas só tenho a dizer bem mesmo nota 5 e acreditem que eu nao sou nada meigo mesmo,agora o problema que as minhas tiveram e que me fez encostar e comprar umas mavic crossmax st foi o cubo de traz que está mais que provado que são os novatec os mesmos que tanta gente gaba por aqui pelo forum mas a mim em pouco mais de 8 meses parti 2 cepos e quando estamos a tirar o dito segundo cepo partido para mandar vir outro(sim gostava mesmo das rodas)damos conta que tenho o veio empenado e as estrias do cubo onde os linguetes do cepo atracao estavam completamente rompidos resumindo cubo para o lixo....

Bruno_Pinho
Fullteam
 

alexb

Member
Freakzoid, desculpa-me mas pelo menos neste aspecto parece-me que não sabes do que falas. Tanto na questão dos cubos como na questão dos rolamentos. Os cubos que vêm com as rodas XT não são os mesmos XT que são vendiddos em separados para montagens personalizadas. Estes são mais antigos e de pior qualidade e não podem ser comparados uns com os outros. Os cubos em causa neste tópico são os que vêm com as rodas completas XT e estes não podem ser adquiridos de outra forma que não com estas rodas.
Em relação à suavidade de rolamentos versus esferas, tudo depende da qualidade dos mesmos. Há cubos de esferas mais suaves e outros menos suaves que os rolamentos e fazer uma afirmação que um tipo é mais suave que o outro em abstracto é incorrecto.
No caso das rodas XT aqui faladas, são muito mais suaves que as Mavic e Fulcrum da mesma gama por exemplo, que são de rolamentos, no entanto haverá seguramente outros cubos de de rolamentos mais rápidos que estas XT. Temos é de ver os preços dos mesmos.
 

pmp

New Member
Também ando a pensar comprar umas xt para trocar as minhas crossride. Mas o que achas das ini 1560 comparativamente as xt? Estou em duvida destas 2...

Umas mais leves (1560g vs 1680g) e umas centralock outras 6 furos o que em termos de peso final rodas e discos vai dar o mesmo...
 

Mach 4

New Member
Estou sériamente a pensar em comprar umas "CrossTrail"...

Estive com umas nas mãos na passada sexta-feira numa loja em Barcelos.
Roda de trás da Mavic Crossride numa mão e Mavic Crosstrail na outra. A diferença de peso nota-se logo (-350grm no total).
Como já disseram aqui > leves, robustas e lliinnddaaasss.
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
O unico problema das crosstrail é mesmo serem centralock, ficas com um numero muito restrito em termos de discos, é verdade que trazem adaptador para colocares discos normais, mas podes ter o mesmo problema que um colega meu tem, ou seja ficas com rangidos cada vez que travas.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.

Tenho umas XT desde Janeiro e foi das melhores compras com relação qualidade/preço que fiz. O "confronto" entre esferas e rolamento há-de durar toda a vida e sempre hão-de aparecer adeptos de um ou outro sistema. As XT estão com uma excelente relação qualidade/preço e o unico que tens que ter em atenção é que os sistemas de esferas requerem uma manutênção mais frequente (a todos os cubos de esferas que tive sempre fiz manutenções 2 a 3 vezes por ano, dependendo da utilização e clima a que estão sujeitas e utilizo uma boa massa consistente), mas também não é todos os meses. Se queres as XT para o Cross-Country e não pesas 120 kg, estas rodas são mais que suficientes e acredita que aguentam muita porrada e têm muito bom desempenho. É verdade que no mercado existem muitas boas rodas. Em relação ás Token, acho-as muito porreiras mas não posso comentar mais, mas em relação ás CrossTrail já vi e li muitos bons feedbacks delas. É verdade que as CrossTrail são mais caras, mas apesar de der umas XT acredito que as CrossTrail sejam algo mais robustas (na minha opinião, claro). Em relação aos sistemas de 6 furos e centerlock, acho o ponto menos preocupante porque a Shimano tem discos muito porreiros e tens a vantagem de poder comprar adaptadores e escolheres numa enorme variedade de discos de 6 furos. Se com adaptadores a travagem fica ruidosa não sei porque nunca ouvi comentários acerca disso. Bom, resumindo e concluindo, estou muito satizfeito com as XT. Esta é a minha opinião.

Fica bem.
 
Last edited:
Top