Compra de pneus Schwalbe29 tubeless

#1
Boas, pessoal.
Este é o meu primeiro tópico aqui, apesar de já seguir o fórum há algum tempo.
Tenho umas questões relativas à compra de pneus tubeless.
Comprei umas jantes a um amigo, e não tenho a certeza se elas eram originalmente tubeless (se é que é possível existirem jantes assim) ou se foram convertidas, mas estão prontas para pneus tubeless, e quero comprar uns para as mesmas.
Quero um pneu que dê uma boa sensação de segurança e tracção, especialmente atrás, porque em subidas tenho tendência a perder contacto com o solo, e isso geralmente origina quedas que preferia evitar...
Estou virado para os Schwalbe Racing Ralph ou Rocket Ron. Disseram-me que esses são interessantes e que valem a pena. Nunca usei nenhuns, portanto não tenho opinião sobre os mesmos... Mas se quiserem deixar opiniões sobre outras possibilidades, agradeço.
Agora, a minha dúvida é, tendo as jantes convertidas a tubeless, tenho de comprar pneus tubeless ou tubeless ready? Qual é a diferença entre ambos?
Pneus "normais", fléxiveis, não podem ser usados nessas jantes como sendo tubeless, com líquido?

Espero que não sejam demasiadas coisas para um tópico só, e agradeço desde já a quem me conseguir ajudar.
Cumps.
 

SeteGu

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#2
Infelizmente não tenho nem nunca tive aros tubeless... porque são caros. Mas uso-os convertidos. Atenção que a conversão (pelo menos a minha) não é definitiva, ou seja, de cada vez que se troca de pneu tem de se reconverter. Por isso, se não for tubeless, em principio, não estão prontas para tal.
Qual é o aro em questão? Assim é mais fácil saber se é ou não UST. Se for não sei muito bem como funciona porque nunca tive nenhum. Apenas sei que pode levar pneus UST sem liquido anti-furo (que os convertidos têm sempre que ter).

Em cada uma das minhas rodas uso duas versões da Schwalbe diferentes... à frente um Evolution (que é tubeless ready) e atrás um performance (sem arame mas não tlr). Noto que o de trás de tempos a tempos (talvez 1x por mês) começa a perder ar muito rapidamente e o liquido vai todo à vida. A solução é meter mais liquido e voltar a encher. Apesar de haver pneus que funcionam bem mesmo sem ser tlr no caso da Schwalbe isso não acontece.

Quanto ao modelo dos pneus... não aconselho o Rocket Ron para trás porque se gasta bastante depressa. Aliás... antes de comprar os pneus aconselho a ir ao site porque tem lá muito bem especificado as características principais de cada modelo/versão.
 

SeteGu

Active Member
#4
Sim... tem-se aguentado bem. De vez em quando sou capaz de ir ajustando a pressão...

Só esvaziou uma vez ou outra... mas é normal porque o liquido, passado um tempo (meses), começa a perder as propriedades.
 
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Jocas22

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#5
sobre se os aros sao tubeless ou nao é facilimo, vês se os buracos pra mexer nos raios estao lá como é mais comum ou nao. Simples.

se estao convertidas ou sao tubeless tanto faz, pra conversao podes usar tudo menos pneus de arame (nao é que nao deem que dao, mas nao convem), tudo o que for flexivel é convertivel, depois depende da combinacao aro pneu serem mais faceis ou dificeis de converter

tubeless pneus e aros nao é preciso liquido (podes por mas nao é preciso). pra todas as outras combinacoes precisas do liquido.
 
#6
São convertidas, afinal. Não eram de origem tubeless.
Quais pneus aconselham, tendo em conta que pretendo um pneu relativamente durável e com boa aderência?
O Maxxis Crossmark ou Ingnitor são bons? Quanto aos Schwalbe, o Racing Ralph aguenta-se bem?
 
#7
Eu vou no segundo jogo de pneus convertidos. tive specialized (2bliss) com 0 furos (que notasse). No entanto na troca de bike a nova montou Schwalbe Thunder Bolt e a experiencia não tem sido tão simpática. É um pneu muito mais rolante, mais leve e muito flexível, no entanto uma das características da Schwalbe é o facto de terem carcaças leves mas menos resistentes. Assim com 400km rolados já tive um pequeno rasgão na traseira, que o liquido nao conseguiu tapar e 2 furos na frente, 1 rápido e 1 lento. Resultado... vou acabar o verão estes vão sair e vou montar algo mais resistente que não me preocupe em andar em singles mais 'sujos'
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#8
eu utilizo nobby nick à frente e Racing ralph atras. São TL ready , na medida 2.25, para rodas 26''... mas uso com câmara de ar, sempre resistem mais. que os normais.

O NN tem um belo grip já me safou de algumas quedas. o RR, é um pneu rolante. O RR dura-me cerca de 2000km.
 

SeteGu

Active Member
#9
O único da Schwalbe cujo rasto dura bastante é o Smart Sam. Todos outros são medianos ou evaporam rapidamente.

Quanto à resistência dos pneus tens de ter em conta no site a versão dos pneus e as suas características (aparece naquelas barras)... porque vão desde aos "ultra leves" (frágeis) aos mais reforçados.
 
#10
o exemplo que dou é uma de "3 barras", é 1 item abaixo do Rocket Ron (que tambem ja vi cortar, mesmo com camera, num estradão de terra sem grandes pedras:|)

nao estou com isto a dizer que é um mau pneu, estou a dizer que é importante ponderar bem o que se quer. performance, peso, resistencia, fiabilidade, etc.
 

SeteGu

Active Member
#11
Qualquer pneu, por mais resistente que seja se pode rasgar. Mais importante que ser o Rocket Ron ou o Nobby Nic é a versão de cada um desses pneus. Conforme a versão o pneu pode ser mais ou menos reforçado.

Já usei 3 Nobby Nic durante bastantes quilómetros sem qualquer problema e andado em todo o tipo de caminhos (nomeadamente com bastante pedra) e já rasguei outros pneus... mas destes felizmente, e até ao momento, só tenho a dizer bem.
Um amigo meu que teve 2 Smart Sam (o da frente durante 10.000 kms) e por vezes anda comigo e é igual...
 
#12
o Nobby Nic nisso é porreiro, porque tem reforço ;)

o SmartSam com 10mil km em tubeless sem cortes/furos rápidos é que é uma agradável surpresa, visto que é liteskin
 

SeteGu

Active Member
#13
O Nobby Nic pode ter reforço ou não... também pode ser liteskin (ou supostamente ainda pior... performance). E o Smart Sam do meu amigo também não era o liteskin era a versão performance normal mas sim... é equivalente à atual liteskin, pelos vistos.
 
Last edited:
#14
Boas, a minha opinião sobre o assunto é esta:

Em relação aos pneus da Schwalbe, e pela pergunta deduzo que seja para uma utilização mais do tipo XC, tens os Racing Ralph (RaRa), Rocket Ron (RoRo) e os novos Nobby Nic (NN).

Traços gerais, os RaRa são dos 3 os pneus mais rolantes e com menos grip (fora de estrada). Os NN são os menos rolantes e com mais grip, sendo também pneus para trail mais "leve". Os RoRo são o meio termo entre os dois anteriores. Dito isto, a escolha depende em que tipo de terreno vais andar predominantemente e em que condições (seco ou molhado).

Já que falamos de BTT e que queres pneus para durar, deduzo que seja para usar durante todo o ano e principalmente fora de estrada, logo quererás algo polivalente. Nesse sentido, os RoRo poderão ser a escolha acertada. Mas tal como já foi dito, são pneus que se gastam relativamente rápido, e não é por acaso. São leves, são pneus de corrida, e não se pode ter tudo (embora não seja por acaso que muitas bikes XC de topo vêm com RoRo). Obviamente, esta escolha também depende se fazes 50km por semana ou 50km dia sim, dia não.

Ou seja, se andas muitos kms e os pneus TÊM que durar, vai para outra marca. Se não andas muito, ou estás disposto a mudar quando for preciso porque estão gastos, e queres polivalência, vai para uns RoRo, ou então RoRo à frente e RaRa atrás.

Se acabares por escolher Schwalbe, seja qual for o modelo e tendo em conta que é para converter em tubeless, escolhe SEMPRE a versão Evolution com Snakeskin. Vão selar e "aguentar" o tubeless mais fácil e rapidamente, embora aviso já que na conversão precisa de boa dose de líquido para selar e nas primeiras semanas tens de andar atento ao ar, e encher quando for preciso.

Esta é a minha experiência com estes pneus, outros poderão ter outras diferentes. Espero que tenha ajudado.

Cumprimentos.