Compra de Bike XC usada

Tommy

New Member
#1
Boas Pessoal do Pedal,

Estive/estou afastado destas lides há largos anos. De umas vertentes mais agressivas, das quais mantenho ainda as bikes, mas actualmente procuro algo mais suave.

Posto isto, o que me podem aconselhar de FS, usada até uns 500eur? Estive olho numas Specialized XC Expert, e mais recentemente também nas Giant Anthem. Estou algo perdido pois, para além de estar afastado disto há, digamos, uns bons 8 anos ou mais, nunca estive envolvido em XC.

Agradeço todos os inputs que possam vir a dar ;)
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#2
Vai comprar uma FS, porquÊ!? se é para XC...
quanto o melhor ou não.. depende do ano da bike, do modelo especifico e do estado dos componentes... 500€ por uma FS!!!? Essas que vistes são sempre em roda 26'' certo?
 

Tommy

New Member
#3
Bom, quem diz XC, diz também AM por exemplo. É essencialmente para desenferrujar. FS pois procuro algum conforto, e é algo a que estou habituado há alguns anos (especialmente de grande curso).

Não quero nada de topo, mas também não precisa de ser um perfeito chaço!

Quanto à roda: sim 26. Parece-me que já está muito fora de moda, mas não é nada que me deixe intimidado.

Apanham-se vários negócios por esse valor e mais baixo até. Por aquilo que vi até agora, modelos 2009-2011.

Obrigado.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#4
... sim depois são componentes muito antigos, transmissões igualmente... e o estado desses componentes, em particular dos amortecedores, casquilhos e suspensões...
 
#5
Se não te importas com o tamanho da roda penso que com paciência encontrarás bom negócio... sei de uma venda há pouco tempo de uma Spark 30 adaptada a 27,5 por perto de 500e e estava um brinco. Deixo dois modelos FS que a 26' podem ser muito bons negócios: Specialized epic, Scott spark. Visto que já tiveste bikes destas deves estar ciente de alguns problemas mais comuns, como por exemplo os que apontou o companheiro Pedro, uma boa inspeção antes de comprar é imprescindível para saber o que se compra.
 

m.r.f.

Active Member
#6
Por esse preço só deves encontrar em roda 26 e mesmo assim é preferível comprares uma usada em loja onde poderás reclamar de algum problema.
Compras em OLX é um risco de depois descobrires algum problema no quadro não tens como reclamar.
A não ser a compra a alguém que conheças.
 
Last edited:
#7
Por esses valores, como já foi dito, dificilmente se encontra algo que não seja roda 26. O importante é ver a bike ao vivo e testá-la. Verificar se não tem rachas no quadro, verificar sinais de ferrugem, ver se os componentes funcionam adequadamente, se as rodas e os rolamentos do quadro não têm folgas, ver se o quadro é do tamanho adequado para ti, etc...
Deixo 3 sugestões, depois de rápida pesquisa no olx, que me parecem bom negócio (caso se confirme o bom estado em que aparce nas fotos:
https://www.olx.pt/anuncio/mondraker-factor-rr-IDCAmzo.html#6a215c22fe
https://www.olx.pt/anuncio/bicicleta-btt-scott-spark-60-IDDdGg4.html#0d9d14864f
https://www.olx.pt/anuncio/scott-suspencao-total-bem-equipada-cono-nova-IDDepYU.html#0d9d14864f

Cumps
 

klaser

Well-Known Member
#8
No meu tempo não havia disso :D Com esta razia que houve nas 26, quem faz a festa são os putos de 14, 15 anos que pelo preço da uva mijona podem andar numa máquina q há 6,7 anos atrás era uma bomba... No meu tempo por estes valores comprava-se uma berg manhosa....
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#9
No meu tempo não havia disso :D Com esta razia que houve nas 26, quem faz a festa são os putos de 14, 15 anos que pelo preço da uva mijona podem andar numa máquina q há 6,7 anos atrás era uma bomba...
e os estrangeiros!!!, epá no algarve os camones, a´te ficam parvos com as bikes fantasticas usadas, a preço de saldo à venda nas lojas!!!
 
#10
Viva,

Agradeço a todos o v/ input, que é naturalmente muito válido.

Sem dúvida que há, aparentemente, bons negócios. Especialmente nas 26 pois está visto que é coisa do demónio e já ninguém as quer. Bom para mim que não me importo de andar nessa medida :cool:

Procuro algo na zona de Lisboa e sua periferia pelos motivos já falados: pretendo analisar presencialmente o material. A não ser que surja um super mega negócio, não perspectivo fazer kms e kms para depois não comprar nada.

BTW: qual é o peso +- expetável para este tipo de bicicleta? 11 a 12kg?
 
#12
Boas.

Tive a mesma questão. Acabei por optar por uma Cannondale Rush perto desse valor, "pronta a rolar".
Não tenho acompanhado o mercado, e queria fazer a coisa sem chegar aos 4 dígitos.

26'', quadro em alumínio, há relativa facilidade em encontrar componentes (mesmo para o quadro), e tenho sempre a possibilidade de converter para 27,5 (não falta informação e bom feedback, mas rapidamente duplico o que gastei).
Nada arrependido na compra. Gastei uns trocos num avanço e guiador, converti as rodas para tubeless, e aproveitei selim, pneus e pedais que já tinha. Mais dia menos dia, as suspensões vão à revisão e lá vão mais uns trocos ao ar. O peso final está nos 13kg (que considero justo, e estava dentro do esperado).

Em alternativa, considerei a Trance X e a Spark.
 
#13
Boas,

Após alguma pesquisa, fiquei mais decidido para a Merida 96. Já deixei passar alguns negócios e para já estou somente a aguardar que apareça uma oportunidade para fechar negócio. Deve rondar os 12Kg.

Cumps