Compra de Bicicleta

#1
Bons dias,

Estou a pensar adquirir uma bicicleta nova de modo a fazer o upgrade à minha que já tem uns bons anos em cima. Neste momento uso uma btt com cerca de 12 anos provavelmente mais antiga, com suspensão total e roda 26.

Habituado a ter o rabo confortável tenho estado de olho nestas duas:
https://www.decathlon.pt/btt-st-540-s-275-id_8500761.html
https://www.decathlon.pt/btt-st-530-preto-vermelho-id_8555876.html

No entanto tenho estado a ver vários videos, posts e sites a indicar as bicicletas HT para melhor rendimento de pedalada e mais leve apesar de ser uns gramas. Neste caso estava a ver este modelo:
https://www.decathlon.pt/btt-st-540-preto-vermelho-id_8500757.html

Comecei a pegar na btt desde que começou a pandemia e faço diariamente em média 20km. O que me aconselhariam neste caso?

Desde já obrigado pelo vosso feedback
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#2
Neste momento uso uma btt com cerca de 12 anos provavelmente mais antiga, com suspensão total e roda 26.
e isso anda funciona tudo em condições!? que bike é?
Que tipo de trilhos fazes? é so estrada/ cidade?

Amigo Johnny... essas duas ST, são o mesmo que um pau... pesadas e ineficientes.. bikes de suspesnão total, so vale a pena acima dos 1500€.

Para isso compra uma HT, por exemplo a 540 que bem indicaste.
Se bem que o amigo , pelo conforto proporcionado e a geometria totalmente diferente, ficaria muito bem servido com uma XC50.( se for para fazer coisas mais sérias) se for para cidade, acho um desperdicio.
 
#3
A Bike precisa pelo menos de ser afinada a caga 3 dias e nunca levou manutenção nestes anos todos. Podes encontrar uma semelhante no post (http://www.forumbtt.net/index.php?threads/identificar-uma-bicicleta.147635/), não sei porquê não consigo fazer upload da imagem que tenho e tem 2MB.
A nível de trilhos faço misto, sendo 50 estrada e 50 gravilha/mato.

Outro foco que tenho tido atenção para além do preço, é o factor de ter pelo menos 2 pratos.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#4
Mas fazes muitas subidas? ou é mais rolante?

Sem qq tipo de manutenção essa 26, em particualr as suspensões, já não fazem nada. o desafinar a cada 3 dias ainda é o mensos. podes smepre comprar um grupo de transmissão novo recauchutar isso. ou não...

Compra a ST540 HT que chega-te e sobeja... ou até a 520... se só fazes 20km...pelos vistos em situações nada exigentes.
 
#5
Neste momento ainda estou a pegar soft, a ideia é fazer trilhos sábados ou domingos de manhã que vou encontrando no wikiloc de 60km+. A minha última tentativa foi ir até ao Cabo Espichel e fiquei a meio caminho, sempre a pedalar mas a meio caminho.

Sei dizer que em subida notei imenso que muita energia estava a ser perdida no amortecedor traseiro, daí a estar à procura de conselhos.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#6
Neste momento ainda estou a pegar soft, a ideia é fazer trilhos sábados ou domingos de manhã que vou encontrando no wikiloc de 60km+. A minha última tentativa foi ir até ao Cabo Espichel e fiquei a meio caminho, sempre a pedalar mas a meio caminho.
compra como deve ser, ou assim gastas dinheiro 2X. A XC50 eagle seria uma optima escolha,
https://www.decathlon.pt/btt-rockrider-xc-050-id_8575904.html
mais cara, mas vai cumprir durante mais tempo e tam´bem vais sentir no conforto, desempenho e na leveza...
 
#7
Pedro, desde já obrigado por todo o feedback presado.

Na tua opinião, achas que não vou sentir falta de mais um prato? Digo isto porque em subida já tive que usar pelo menos mais um prato e a que me indicaste é de prato único.

Já agora, medindo 184cm achas que o ideal seria XL (185-200) ou L(175-184)?
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#9
Já agora, medindo 184cm achas que o ideal seria XL (185-200) ou L(175-184)?
Não sei tens de experimentar a bike... depende também da geometria do quadro e da tua geometria... Ve se no L, não terás de ficar com o espigão levantado demais face o avanço/ guiador. por conseguinte demasiado dobrado e encolhido, e no XL, se não ficaras muito para baixo e com os braços muito esticados...
 
#11
ão tenho a certeza se é a ALP ou a Race SXE.
Tens de ter a certeza, pois a ALP é 2x10V (DEORE), e a RACE, é 1x12V. (SX).. a ALP, é mais polivalente e mais fiável no que diz respeito a transmissão.
qual o preço comparativamente à XC50? A XC50, tem já uma suspensão a ar, ao passo que essas são a mola... o quadro é mais evoluido e com eixos passantes de 12mm atras e as rodas igualmetne superiores, com X12 atras e 15mm à frente...