compatibilidade sram/shimano

RCaDo

New Member
Bom dia!!

Pois é ny12xx eu quando comprei foi a confiar na opiniao de muitos amigos aqui do forum, mas ao montar nao sei o que se passou que nao da, ficam smp a faltar-me 2 mudanças pa engrenar...devo tar a fzr algo mal so pode. Pois sinceramente nao sei se é de 9v ou 10v, a cassete é de nove isso sei eu,lol. alguma forma de indentificar isso no proprio desviador? ele com os shifters slx tava a funcionar bem!

Abraço
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

O desviador consegues identificar através da referência lá escrita (gravadas em letrinhas pequeninas).

Vais encontrar qualquer coisa como: RD??? ??

Partindo da referência, já se consegue saber.

De qualquer das formas, deves estar a fazer alguma coisa mal. Mesmo com um desviador "não compatível", deverias conseguir ter movimento a toda a amplitude da cassete.

Que alterações fizeste para além do Shifter? Desviador? Cassete?

Vê lá isso.

Um abraço

ny12xx
 

RCaDo

New Member
Por agora nao consigo indentificar a tal referencia mas assim que tiver por casa vou ver isso, pode estar ai o problema! Nada, comprei estes shifters usados e segundo o vendedor estao impecaveis,alias ja falei com ele e disse-me que usou 2 desviadores xt, 1 normal e 1 invertido. Eu apenas o que fiz foi desmontar os meus slx e montar aqueles, dai nao perceber o que se passa, pior que isso é que aqui na minha zona estes shifters nao sao muito usados e nem tenho muita gente que perceba deles. Mas pronto, se nao me entender com eles la terei eu de voltar aos slx que sao bem bons ;). Abraço
 

demorider

Active Member
Não haverá aí qualquer má afinação?

Pelo que sei (li) quem "manda" no movimento do desviador é o shifter, ou seja um shifter de 9v com desviador de 10v e cassete de 9v deveria funcionar perfeitamente pois o shiftr iria puxar o cabo necessário para o desviador percorrer todos os carretos da cassete.. Já o contrario (shifter de 10v em transmissão de 9v) é impossível de funcionar direito pois como a os carretos das cassetes de 9v são mais "grossos" que os de 10v o shifter iria puxar pouco cabo e acabaria por perder alguma mudança pelo meio..

Há um tópico aqui pelo fórum a explicar muito bem como afinar um desviador traseiro.. Dá uma vista de olhos e experimenta afinar tudo muito bem afinadinho..

http://www.forumbtt.net/showthread.php?187-Como-afinar-o-Desviador-Traseiro
 

level1

Member
Segundo li algures desviadores de 9 e 10, da mesma marca, tem ângulos diferentes, os de 9 são compatíveis com 8 e até mesmo 7, mas os de 10v só funcionam com o conjunto de 10v

Mas a tua duvida não é esta! O que te está a acontecer é ficaram duas velocidades por meter, eu apontava para o shifter avariado ou mal afinado/instalado
Diz-me só uma coisa, sempre que rodas o shifter cada estalo que ele dá, sobe uma mudança?
 

RCaDo

New Member
Boa tarde,

Nao, sempre q o tento afinar ele a meio da cassete falha sempre uma mudança e apartir dai deixa de estar sincronizado, vai sobrando sempre uma mudança ate que por fim tnho o shifter em 1 e na cassete em 3 ou shifter 9 e cassete 7, tambem ja afinei d tal forma q entravam tdas bem mas ai sobrava sempre a 1 e a ultima, ou seja, por + que afine no final faltam-me sempre 2 por engrenar! Ja olhei varias x para o balde do lixo, ca me parece que ainda os veja la dentro,ahahahah.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Confirma se a bicha por onde corre o cabo tem alguma forma ou está mal encaixada em algum dos terminais.

Se apenas mudaste de SLX de 9v para este twister, não deveria haver qualquer problema.

Vê lá isso bem.

Um abraço

ny12xx
 
Boa tarde , tenho andado a ler bastante sobre esta situação da compatibilidade sram / shimano e não encontro nada que fale da situação em que os manípulos são shimano e o desviador traseiro sram .
Uma vez que o que manda e o manipulo será possível utilizar manipulo shimano com desviador sram , será tudo uma questão de afinação certo?
 

gteles

Member
Eu tive um desviador sram x9 9v a funcionar com uns SLX rapid fire 10V, com cassete 10v.
Funcionava bem, mas na 5 e 6 as vezes não entrava sem "arranhar"...
 
No meu ponto de vista penso que seja compatível uma vez que o manipulo puxa a mesma quantidade de cabo no desviador sram como se fosse um shimano , e nao ha nada no desviador que impeça isso . e só uma questão de afinação.
O movimento do desviador e livre e comandado pelo manipulo , ou estarei errado ?
 

Jepas

Super Moderador
No meu ponto de vista penso que seja compatível uma vez que o manipulo puxa a mesma quantidade de cabo no desviador sram como se fosse um shimano

Vamos lá ver isto novamente, mas devagarinho:

Os manípulos SRAM têm uma relação de 1:1 (a cada 1mm de cabo puxado corresponde 1mm de cabo actuado no desviador)
Os manípulos Shimano têm uma relação de 2:1 (a cada 2mm de cabo puxado corresponde 1mm de cabo actuado no desviador)

Sendo a distância entre carretos sempre a mesma, como é que é possível um desviador SRAM (1:1) funcionar bem com um manípulo Shimano (2:1)?

Creio que o Jocas22 tem razão quando diz que a leitura não foi feita!

Os únicos manípulos SRAM compatíveis com Shimano são da gama Rocket, e imagine-se, não são compatíveis com desviadores SRAM...
 
Top