compatibilidade sram/shimano

#43
Só não pode esquecer, é que se os outros componentes da transmissão já tiverem algum desgaste torna incompatível a entrada em funcionamento de um componente só no caso de ser novo. Não é que seja impossível mas a corrente ao desgastar-se vai esticando e assim passa a pegar apenas na pontinha dos dentes da cassete se esta não tiver o mesmo desgaste da corrente, e quando o ( motor) faz mais força a corrente passa-se na cassete fazendo um (ttrrrrree) que até doí na alma.

Pedalar com força mas com juízo.......
 
#45
corrente deore em sram x7 (mudanças e cassete)

Boas tenho uma rockrider 6.3 e estou a pensar mudar-lhe umas coisitas
1º-mudanças (dianteira e traseira) sram x7
2º manetes sram x5
3º- cassete sram
4º tarvões hidraulicos shimano
5º - corrente deore

E queria saber se vou ter problemasa nivel de compatibilidade entre a corrente e o resto

outra pergunta

vi videos de funcionamento de sram e shimano e concluí que as mudanças shimano mexem muito com os ressalto e as sram pouco se mexem, a minha pergunta é se o dropout da sram vai enfraquecer???
 
#47
Boas Pessoal

E incompatibilidades entre desviadores e cassete 9 vel com o novo pedaleiro Sram X0 10 vel e corrente de 10 vel ?
Aqui penso que a única obrigação é mesmo usar a corrente de 10 vel mas não tenho a certeza.Também não tenho a certeza mas julgo que o antigo desviador da frente XTR M-970 Top Swing funciona com este pedaleiro.

Boas Pedaladas
 

pmgf

New Member
#52
Sram x0 / shimano xtr

Boas. Neste momento tenho desviador dianteiro xtr direct mount, desviador traseiro shimano xt e mudanças shimano slx, 3x10. Com lama falham um pouco e costumam desafinar passado pouco tempo depois de serem afinadas. Apareceu uma oportunidade de comprar mudanças e desviador traseiro Sram x0 a um bom preço. A minha questão é a seguinte: posso usar estes manípulos com o desviador dianteiro? Devo apostar noutras mudanças? É que estão a um bom preço, este material xtr é bem mais caro.
 

Jepas

Super Moderador
#53
Podes usar esse manípulo esquerdo com o desviador XTR.
Manípulos SLX, desviadores XT e XTR... não há motivo para desafinarem menos que os novos que pensas comprar.
Se queres comprar, tudo bem, está respondida a questão, mas acho estranho tanta desafinação na montagem actual.
 

ny12xx

Super Moderador
#54
mas acho estranho tanta desafinação na montagem actual
Conforme o Jepas disse, as mudanças não desafinam sem nenhuma explicação plausível.

Acho que a maioria do pessoal gosta de dizer que a transmissão Shimano desafina, mas sem justificar o porquê.

Será que estava bem afinada a principio?

Os cabos/bichas/terminais das bichas estão em bom estado?

No meu caso, afino as mudanças uma vez por ano, e é quando coloco bichas e cabos novos (shifters LX twr + desv. diant. LX - Desv. traseiro XT Shadow).

Este assunto já está mais que debatido por aqui. Vão sempre haver aqueles que dizem que Shimano desafina e SRAM é que é bom, mas a minha experiência é a seguinte:

- SRAM funciona de forma mais brusca mas eficiente.
- Shimano funciona de forma mais suave e igualmente eficiente.

A SRAM é menos susceptível a "afinações deficientes" devido ao rácio shifter/desviador traseiro.

Esta é apenas a minha experiência e opinião.

Um abraço

NY
 

pmgf

New Member
#55
Quando as mudanças são afinadas ficam porreiras durante umas 2/3 semanas, depois começam a falhar. Nunca tive manípulos nem desviadores Sram, mas sempre ouvi dizer que desafinam menos que Shimano. Obrigado pela vossa ajuda ;)
 

ny12xx

Super Moderador
#56
Companheiro pmgf

Se os cabos "distenderem" ou as bichas "comprimirem" pode justificar essa desafinação.

Visto que o rácio Shifter/desviador traseiro na Shimano é mais "sensível", basta 1mm no exemplo que dei para que a transmissão apresente anomalias.

Às vezes, os elementos da transmissão mais descurados, são aqueles que maior influência têm no bom/mau funcionamento da transmissão (cabos/bichas/terminais).

Um abraço

NY
 
#57
Afinação Shimano

Concordo totalmente com o NY. Pela característica dos RD Shimano puxarem menos cabo em cada mudança (exceto os Dynasys 10V que são "compatíveis" com SRAM 9V ), a regulação é mais sensível ao "assentamento" dos cabos/bicha principalmente após a troca dos mesmos, sendo comum pequenos ajustes no shifter nas primeiras voltas. Após este assentamento, desregular o RD deve estar mais associado a um fator externo (hanger que entortou um pouco, por ex) do que ao shifter/RD.
 
#59
Pois, mas na prática o que interessa ao comum dos mortais é que quanto menos sensível a desafinações melhor... penso eu de que (como dizia o outro senhor).
 
#60
grip shift compativel com desviadores shimano

boa noite amigos :D
como o titulo diz, ando à procura de uns grip shift's compativeis com desviadores shimano, pelo que dizem os sram não dão, alguem tem sugestões? :confused: