compatibilidade 10v e 9v

bruno86

New Member
Gostaria de saber se alguem me pode ajudar na questão da compatibilidade de componentes 9v e 10v.
Será que posso por exemplo utlizar um sram x9 10v, utilizando cassete de 9v e manipulos de 9v?? sendo que a pedaleira e tambem de 9v..
 

mrfo

Member
Aproveito este tópico para uma questão similar: posso utilizar um pedaleiro 10v com cassete de 9v? Gosto mais das relações dos pedaleiros de 10v do que as de 9v.
 

rucaf3

New Member
Já tive desviador de 9 a funcionar com 8 e sempre funcionou bem, é como disse ... O k manda é o shifter.. Mas eles tem de vender o peixe deles né ??
 

fox77

New Member
pelo que percebi tem logica um desviador de 9 velocidades dar numa cassete de 8 pois ainda sobra agora fazer esticar o desviador mais do q ue ele dá ....não me parece
 

jmdcfigueiredo

New Member
fox77, bem disposto!?

O desviador não estica porque é de 10 velocidades, ainda fica é com folga.
A cassete e os manípulos é que são de 9 velocidades.

Seja como for isso parece-me má ideia mas aparentemente exequível.
A quem tente esta proeza que conte os resultados.
 

GARY_FISHER

New Member
Boas companheiros,

O que na lógica pode ser exequível, na verdade não o é, pelo menos com a shimano.
Já tive o feedback de um amigo que tem uma loja que tentou fazer e viu-se à rasca para satisfazer o cliente.

Os fabricantes pensam em tudo, então o que se passa é que os pontos de rotação do desviador são colocados noutro ângulo (se calhar são coisas que nos passa ao lado a olho nú), fazendo que um manipulo de 10v a puxar por um desviador de 9v(supostamente o trajecto do desviador seria igual) para uma cassete de 10v haverá algumas velocidades em que ele sobe 2, e por mais afinações que lhe dês, será sempre muito complicado.

Como o espaçamento entre velocidades já se torna tão pequena, a quantidade de cabo puxado pelo manipulo de 10v para um desviador de 9v não corresponde no mesmo espaçamento que se fosse um desviador de 10v.
Mas se alguém conseguiu, que se pronuncie :) pode ser que na sram dê :)

Em relação ao pedaleiro de 10v, a única diferença é na espessura dos pratos, porque a "dentição" tem o mesmo tamanho. Pode trabalhar melhor, mas é capaz de fazer mais barulho com uma corrente de 9v por causa do excesso de largura entre os elos.

Abraço e boas pedaladas
 

rucaf3

New Member
Mas o k o Bruno quer é desviador de 10 em cassete 9 e não desviador de 9 em cassete 10...
Reforço... Quase de certeza k dá...
Foxx77 é natural k um desviador de 9 não dê para cassete de 10...
 
Last edited:
E já agora, aproveito este tópico para colocar outra questão do género:
Posso usar uma corrente de 10v numa cassete de 9v. Mais específicamente, queria saber se posso usar uma KMC X10 SL numa cassete de 9v?
 
Quando a SRAM estava para lançar os sistemas 2x10 eu perguntei ao técnico da SRAM Europa como era com as compatibilidades...

A resposta dele para mim faz-se lei:

"9 é 9, 10 é 10, vai sempre haver um jeitoso que põe 9 com 10 a trabalhar, mas não vai ter a qualidade de funcionamento que estamos a pagar."

Um sistema completo da mesma gama (leia-se velocidades) funciona maravilha, mas se misturarmos 9 com 10 a performance não vai ser ideal, longe de perfeita e por muito bom que seja "o jeitoso" continua a não ser o melhor que podemos obter do nosso investimento.

VT
 

rucaf3

New Member
E tem razão sim senhor... Mas por vezes esta situação prende-se quando a carteira é mais curta... E aí o material queima dentro da cx... :) e então monta-se... A funcionalidade não é a melhor mas é bastante satisfatória até se montar tudo e ficar a funcionar como um relógio Suiço... ;)
 

BigFoot

New Member
não se consegue pegar num desviador de 9vel e funcionar com cassete de 10vel se o maniplo não for devidamente modificado devido ao racio. e tal como aqui foi dito, perfeito perfeito, só o que os engenheiros desenharam de raiz saem adptações modificações etc. Mas por acaso gostava de exprementar a arranjar um rotativo x0 para 10vel para usar num desviador x0 de 9vel... a uns tempos andava por ai um site que os vendia, hoje em dia não sei onde é possivel arranjalos, se alguem souber pm ;)
 
Top