Comparativo rodas 29er

#41
Caríssimos venho buscar a vossa opinião acerca de rodas 29 novas. O dinheiro não abunda, e queria trocar as minhas Carve Stout 29 Sl com seus 2,2 kg por uma coisa mais ligeira. Limite de orçamento 300€.
Então a montagem é esta:

Aro - DT SWISS XR 400
Hubs - Novatech 711/712
Raios - Sapim D-light black 2.0-1.8-1.65-2.0
Nyple - Sapim polyax red aluminum
QR - Novatech (100gr)
Peso: 1676gr

Preço:264,82€ + 9€ transporte



Aguardo os vossos comentários.
Obrigado.
 
#43
isso parece-me dinheiro a mais e peso a mais. Ou juntas mais um pouco, ou se nao consegues e tem de ser uma montagem barata, arranjas por sensivelmente o mesmo preço muito mais leve. A não ser que sejas um peso pesado
 
#44
Obrigado Jocas22 pelo comentário.
Sou um "rider" com 78kg todo equipado. Gosto de fazer de tudo com a "montada". Desde estradões, ao single mais técnico, com pedra ou sem pedra, mais devagar ou mais depressa... :)

Já agora mais uma opção possível de compra:

Aro - No Tubes ZTR Crest 29"
Hubs - Novatec NT-D711 front, NT-D712SB rear black
Raios - CN Spoke Aero 424 2,0mm/0,9x2,2mm/2,0mm
Nyple - Sapim polyax red aluminum
QR - Novatech
Peso: 1528g

Preço:295.87€ + 9€ transporte





Aguardo comentários.
Obrigado
 

Mr.sa

Active Member
#45
Ora boas!

Estou a pensar fazer um upgrade de rodas à minha bicicleta nos próximos meses e estou num impasse.

Eu atualmente tenho uma roval control 29 na roda da frente, e apesar do que pelo que vejo ser uma boa roda, o problema é que pelos vistos é difícil arranjar quem venda só a roda de trás para fazer conjunto. E ando com a roda traseira syncros de base da minha scott scale 940 2013(que acaba por ser o problema do conjunto :p)

De qualquer das formas após uma longa pesquisa, cheguei a um trio final, todas na mesma casa de preços:

- Roval control 29;

- American Classic Wide Lightning 29;

- Mavic Crossmax ST 29;

A minha questão aqui é(visto perceber 0 disto xD), entre estas quais seriam as melhores, tendo em conta que não sou um gajo propriamente leve(casa dos cento e pouco kg). Ou seja, preciso de uma rodas capazes de perante uma "parede" serem capazes de fazer a diferença entre conseguir finalizar e ficar a um passito de o fazer :p mas ao mesmo tempo que sejam robustas e duradouras. Já agora, alguma destas não é quick engagement? Isso é importante ser ou não ser? Sei que as mavic o são.

Ou não valerá a pena o investimento tão avoltado e umas mavic crossroc ou gama parecida chegam?

Existe algum dos modelos que seja mais eficiente em tubeless?

Se for ela por ela, vou tentar forçar o gajo da loja a arranjar-me só a roda traseira no modelo roval control 29.

Desde já obrigado a quem contribuir
 
#46
Boas
Da minha experiência com a Mavic crossmax ST só foi em 26, e hoje ao fim de 6 anos ainda rolam(embora estejam todas marcadas das pedras)e fazem ainda muitos saltos e muita pedra, tendo levado somente um cepo.
Presentemente na 29 tenho umas American classic Tubeless à cerca de 2 anos(e alguns...muitos kms) e agora no final do Inverno irão levar um conjunto de rolamentos, que presentemente já acusam alguma folga, e também não me nego a nada com elas, e já tendo andado com uma cross29max SLR...das primeiras(acho que fletiam muito, mas acho que a mavic já alterou essa situação), continuo a preferir as american classic...mas gostava de experimentar umas ST...a nível estético fica fenomenal em qq bike...e havendo capital seriam sempre uma hipótese a ponderar...
As ST serão mais pesadas, por serem um aro puro e duro tubeless, enquanto que as AM têm que levar fitas..por isso serão mais leves(limite de peso do "operador" de 107kgs)...
E é o meu contributo...espero não ter confundido mais...
 
#47
Só posso falar das Crossmax ST 29", que sao as que tenho.
Rolam muito bem , sao resistentes (ja levam muitos kms e terreno agressivo e sem qualquer empeno, os rolamentos tambem ainda nao deram chatice) e mais facil para tubeless nao se pode pedir, pois sao mesmo ust.
A estética é sempre subjectiva mas isso aplica-se a qualquer marca ou modelo...O peso não é mau, mas se esse for um dos critérios chave da escolha, então tem de pensar noutra solução como as novas SL ou as talvez as hipóteses que indica no post (confesso que não sei pesos)
 

Mr.sa

Active Member
#48
Eu pelo que vi, o único que tem peso de ciclista máximo associado, são as american classic, se não erro que são os tais 107kg.

Sei que a mavic tem o tal sistema instant energy transmission, que basicamente pelo que li pode ser muito útil, e a diferença entre se conseguir finalizar algumas subidas ou não. Será que as roval e as american classic lightning têm algo parecido?

Se por um lado eu gostaria de arranjar uma roval pois teria de gastar menos dinheiro, por outro existe uma coisa nas AC lightning que gosto que é ter os aros mais largos e isso pode ajudar o pneu a agarrar melhor ao terreno, isto pelo menos do que li numa review na net. As mavic ganham no lado do aspeto e depois não sei até que ponto a diferença de valores entre a ST e a SL compensa ir para as SL.

As american classic que tens são uma concorrente em valor das crossroc da mavic e das combinações ztr certo? É uma hipotese também, até porque a review das mesmas é mais fácil de encontrar e existem várias todas elas com ótimas cotações. Tanto essas como as all mountain. Aliás, na bike radar tanto as all mountain como as mtb tubeless têm bem melhor cotação que as lightning, porém na twentynineinches falam muito bem das lightning.

O meu problema das roval, é encontrar muito pouca informação, mesmo no site deles, pouca informação existe. Mas se calhar a 1ªopção que irei tomar é tentar convencer a loja a falar com o fornecedor a ver se me arranjar uma roda traseira, pois já a tenho na frente, se não terei que trocar o que tenho e comprar um conjunto completo.

Isto de escolher rodas é uma dor de cabeça do caraças, está visto xD
 

Mr.sa

Active Member
#50
Bem, visto que mais ninguém deu opinião, só mais uma pergunta sobre as crossmax st.

Eu tenho feito uma pesquisa pela net, e tenho encontrado muito pessoal a falar de um barulho devido a alguns aros passado algum tempo se desprenderem um bocado, nunca sentiram nada parecido?

Mais concretamente refiro-me a isto: http://forums.mtbr.com/wheels-tires/mavic-crossmax-st-29-wheels-making-pinging-noise-857744.html

As mavic em aspeto dão 5-0 ás american classic e ás roval, mas lá está, não será esse o fator de escolha. Até poderei avançar para a compra da roda traseira apenas, se conseguir a roval só para trás ou se eu vir que a compra de par de AM ou das ST não compense em relação a comprar só a ST para trás, que anda na casa dos 300€. Não queria continuar com um par de rodas diferentes uma da outra, mas se tiver que ser, não vou gastar mais só por querer que fiquem iguais, até porque como digo, estou bastante satisfeito com a minha roda da frente.

Uma vez mais obrigado
 
#51
Boas pessoal,

Estou a pensar em adquirir um par de rodas para a minha nova 29er e estou decidido pelo ensemble formado pelos cubos Hope Pro 2 EVO, raios Sapim Sprint 2.0/1.8 e aros No Tubes Crest. A minha dúvida prende-se com o limite de peso destes aros. Pesquisei, inclusivamente no site do fabricante, mas não consegui encontrar essa indicação.
O meu peso, totalmente carregado e pronto a pedalar, ronda os 85kgs.

Cumprimentos,

Edit
Continuando as minhas pesquisas, parece que o limite de peso dos aros No Tubes Crest é de cerca de 85kgs, pelo que fica muito no limite para mim. Terei de encontrar nova solução!
 
Last edited:

Mr.sa

Active Member
#52
boas!

Pensa nos aros no tubes arch, ou muda para uns dtswiss xr331.

A questão do peso, não podes pensar bem nela dessa forma, tens de pensar no uso que terás+peso.

Se for um uso de estradão e praticamente só rolar, não será problema estares no limite, agora se andares em "saltinhos" e terrenos muito irregulares e de escolha difícil de trajetória, aí sim, convinha pensares noutras opções.

Não sei se isso é em loja, ou não, se for aí a escolha já é mais difícil
 
#55
Boas pessoal,

Antes de mais agradeço as vossas respostas.

De facto, tinha encontrado num fórum italiano que o limite para estas rodas seria de 85kgs. No entanto, enviei uma série de e-mails para várias lojas a solicitar informações sobre o referido limite de peso e foi-me sendo respondido, por uma das lojas, que, apesar de o fabricante não indicar limite, a experiência indiciará um limite a rondar os 100kgs.

Mr.sa, tem razão, a questão do peso terá de ser ponderada juntamente com a utilização. O uso que as rodas irão ter não irá ser, certamente, apenas estradão. As zonas por onde costumo andar variam muito em termos de terreno, e as rodas terão de servir em todos eles.

rodinhas chamine, sei dessa montagem de que fala, e conheço a loja. No entanto não abdico dos cubos Hope (se fossem uns DT Swiss 240 :D). Tenho um conjunto formado por estes cubos numa outra bicicleta e sei que o peso e o eventual maior atrito que possam ter (especialmente em relação aos 240) são compensados, na minha opinião, pela rigidez, resistência e baixa manutenção.

Assim, acho que vou aguardar mais algumas respostas de lojas em relação ao limite, e, caso sejam favoráveis da mesma forma como a que recebi, irei mesmo avançar para a compra deste conjunto.

Cumprimentos,
 
#56
Boas pessoal,

Pequeno update em relação ao post anterior. Apesar de ter indicado a minha intenção em adquirir os Hope Pro 2 EVO com aros ZTR Crest, acabei por alterar a minha decisão. As respostas que recebi em relação ao limite de peso indicavam que rondava os 85/90kgs, pelo que é muito apertado para mim - 85kgs, peso pronto a andar.

Assim, acabei por optar por uma montagem com aros B.O.R.366 29er, cubos DT Swiss 350 e raios Sapim Laser, num peso total de cerca de 1600gr e um limite de peso indicado de 100kgs. Vamos ver como corre tudo com estas rodas.

Agradeço as opiniões que alguns utilizadores do fórum deram.

Cumprimentos,
 
#57
Boas tardes, alguém aqui me sabe dizer onde posso fazer uma montagem de rodas à la carte e personalizada?

Já agora, que montagem me aconselham?

Quanto ao orçamento, se calhar posso ir até aos 400€ +ou- (dependendo do peso e da qualidade e do aspeto).

Muito obrigado desde já :wink:

Abraços e boas pedaladas
 
#58
Boas,

Ando a ver rodas 29er carbono e neste momento estou à procura de informação sobre:
- prototype 29R carbon, dados do site: 1350gr, cubos evo3, Raios Pillar X-TRA, 1380 eur
- speedsix mtb 29er carbon, dados do site: 1500gr, cubos DTSwiss240 Straightpull, Radios Sapim CX-RAY 1300 eur

Alguém tem ou já experimentou alguma destas rodas?

Algum feedback dos cubos Evo3+ Raios Pillar X-TRA em relação a DTSwiss240 straightpull+Radios Sapim CX-RAY (que são referencia comprovada)?

Obrigado!
 
#59
Não percebo o peso das Prototype... é que o Aro pesa 370gr (o aro da Speedsix pesa 380gr), onde vão buscar as 150gr?...
Umas ZTR Crest com cubos DT240s tb são uma excelente hipotese, uma vez que custas metade e pesam o mesmo.
Tb há umas Reynolds de Carbono de 2013 na net por 800 eur. Será uma boa aposta? Li que os cubos não são os melhores, alguém experimentou?
Nunca andei com aros de carbono em bike de btt.
A diferença é grande? Em que aspecto?
 
#60
A diferença é grande na carteira... Parecem-me muito mais frageis.. isto se pensarmos que iremos passar em rock gardens e afins.. eu nunca compraria umas rodas de carbono para fazer BTT. ;)
quanto mais leves, potencialmente mais frageis serão!!! Atenção ao limite de pesos.
Acho que as ZTR crest ou os DT XR331 com os belisssimos cubos DT 240s, ficarias muito bem servido. e nem chegaria aos 600€ .. Isto se usares para XC... se andares por Monsanto , parecem-me uns aros algo frágeis.
 
Last edited: