comparativo de travões

patriota

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Viva,
Vai ser lançado numa revista da especialidade um comparativo de travões.
Quem andar com dúvidas sobre o que comprar (tal como eu), fica aqui mais um comparativo para nos dificultar na decisão.
É em Alemão. No entanto os gráficos e as estrelinhas dão bastante informação.
Quem dominar a língua, pode sacar mais informação.
comparativodetraves3hm2.jpg

comparativodetraves2xf0.jpg
 

Próspero

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Viva,

Obrigado pela informação, realmente estou a montar uma bicicleta de raiz e esta informação parecia interessante mas peca pela escassez de modelos testados (claro que não podiam testar todos os modelos), mas penso que faltam os mais usados Shimano XT ou Hayes nine, já para não falar noutros. Mas sempre é uma ajuda para quem pensa em comprar uns travões.

Pode ser que uma revista portuguesa se dedique a fazer a tradução do alemão :) (eles são bons nisso, a copiar testes de outras revistas)

Cumprimentos
 

patriota

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Descobri este teste quando me preparava para comprar uns Hope Mono Mini Pro ou FRM DBR250.
Depois de ler analisar estes testes e gráficos acabei por encomendar os Magura Marta SL.
Os fórmula R1 prometem. No entanto parecem-me excessivamente caros e não creio que tenham a mesma fiabilidade dos Hope, Magura ou Avid.
 

mad max rr

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Também uso os Magura marta sl com discos 160mm atráz e á frente e estou mais que satisfeito, de todos que exprimentei nunca vi travões para xc e maratonas tão potentes como estes.
 

zykon

Super Moderador
Nuno Prazeres said:
(...)
Por falar em testes, provei os Avid Ultimate na nova Epic (que está bem melhor do que a anterior embora continue a gostar mais do VPP) e coitadinhos dos meus Magura Marta SL ao pé deles... Quer a potência quer a modulação dos travões estão a anos luz. Quanto ao peso, não sei qual a diferença mas em trilhos com muita descida técnica os 50/80 gramas que o meu sistema terá a menos não vão recuperar em subida aquilo que se perde quando se anda a favor da gravidade com os Avid Ultimate. Dá para travar muito mais tarde e com muito mais contolo.(...)
 

Batas

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Os Avid Ultimate podem chegar praticamente ao peso dos Marta Sl. Mais 20-30g máx.

Ui que esses FRM levaram no pelo como gente grande!! :lol:

Realmente, pena não terem metido os Avid Ultimate ao barulho :(
 

patriota

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Não quero contrariar quem tem muito mais experiência do que eu. :oops:,mas tenho que desabafar.
Não sinto quaisquer diferenças entre os Juicy 5 que vinham na minha Epic e os Ultimate.
Confirmo que montando pastilhas orgânicas ambos travam muito melhor e com mais precisão - como da água (boa) para o Vinho (do muito Bom)!
Quanto ao peso são completamente diferentes: enquanto uns utilizam aluminio corrente os outros utilizam carbono, titânio e outras ligas leves e muito $$$.
Agora pensem e comentem: ambos têm os mesmos discos, mesmas pastilhas, mesmo diâmetro das bombas hidraulicas e dos êmbolos....Porque deveriam ter potências diferentes? :mrsock:
 

MMTS

Member
Acabei de adquirir uns avid ultimate agora so falta testar serra abaixo :mrgreen:, antes tinha uns xt 08, espero ter ficado melhor servido... penso eu de que...
em relação ao que o meu amigo acaba de escrever acho que as bombas os discos, etc podem ser iguas mas os matereais utilizados é que fazem a diferença a diminuição de peso pagasse a peso de ouro...
 

patriota

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Eu sempre achei que não.
No entanto usei a deixa dos ultimate para tentar desmistificar os comentários de muito boa gente, lojistas inclusivé, que anunciam os ultimate com muito maior potência de travagem em relação aos mais económicos juicy 5 ou 7.
 

andrextr

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patriota said:
No entanto usei a deixa dos ultimate para tentar desmistificar os comentários de muito boa gente, lojistas inclusivé, que anunciam os ultimate com muito maior potência de travagem em relação aos mais económicos juicy 5 ou 7.

Nunca ouviste falar da velha máxima do "o que é caro é que é bom"?... É um pouco disso que se passa, aqui e em todo o lado!
 

aparrabado

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boas

normalmente todos os juicy~(3;5;7;ultimate) travam o mesmo a unica diferença é o peso e afinações mais nada.

eu recebi hoje os meus elixir r para trocar por uns juicy 3 e depois digo se travam melhor ou não(espero que sim)

abraço
 

Batas

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Estão a dizer que os Juicy 5 ou 7 travam o mesmo que os Ultimate...

Mas o que interessa é que nenhum deles está referido no teste apresentado... Por isso... Foi um desabafo?
 

MMTS

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é assim tenho uns ultimate e aquilo trava mesmo ... em relação aos outros de gama inferior não são comparaveis, dado ao facto de cada um ter o seu papel os ultimate são os topo de gama e forsosamente têm de ser leves, recorrendo a materiais de topo, e não me admira que tenham menos poder de travagem, mas até não é o caso...
 

aparrabado

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não foi nenhum desabafo, é só o que tenho ouvido dizer mai nada. pois todos tem pistons iguais e manetes iguais.

o que tenho ouvido falar é que nos travões avid existem gamas e a travagem nessas gamas é toda a mesma (code, juicy, elixir).

abraço
 

ALNM

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aparrabado said:
não foi nenhum desabafo...
O Batas queria dizer que os Avid Juicy não estavam incluídos no comparativo deste tópico.

aparrabado said:
... pois todos tem pistons iguais e manetes iguais.
Não é só o diâmetro do êmbolo da bomba que interessa, mas também o diâmetro do êmbolo que aperta as pastilhas no "caliper".
Para além da tubagem (mais ou menos rígida), do fluido e das pastilhas.
A manete determina a força que se exerce sobre o êmbolo da bomba. Esta força dividida pela área do êmbolo da bomba determina a pressão que se exerce no óleo dentro da tubagem. Esta pressão multiplicada pela área do êmbolo no "caliper" determina a força que se exerce nas pastilhas e que vai ser transmitida aos discos.
A rigidez da tubagem determina a perda de pressão no óleo e as pastilhas a eficiência com que a força é aplicada aos discos.
 

patriota

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A maior ou menor qualidade (rigidez) do tubo hidráulico implica basicamente o maior ou menor efeito esponja nas manetes e a pressão hidráulica chega com um certo atraso às pastilhas. No fundo é o mesmo efeito que sentimos quando há um sobreaquecimento do óleo dos travões. No entanto, no caso do sobreaquecimento o efeito deve-se à água dissolvida no óleo que entra em estado de vapor - uma das vantagens dos óleos hidraulicos sintéticos (DOT 5).
 
Batas said:
Realmente, pena não terem metido os Avid Ultimate ao barulho :(

Ainda bem que não porque davam cabo da concorrência e depois todos passariam a comprar os Ultimate e assim eu teria de mudar de travões porque não gosto de usar o que já é muito visto por aí :mrgreen: joking ihihhi :mrgreen:


aparrabado said:
boas

normalmente todos os juicy~(3;5;7;ultimate) travam o mesmo a unica diferença é o peso e afinações mais nada.

eu recebi hoje os meus elixir r para trocar por uns juicy 3 e depois digo se travam melhor ou não(espero que sim)

abraço

Já tive Juicy 5 e 7 ( com rotor 185m front) e confesso que a travagem é igual de facto.
Mas agora com os Ultimate já não é bem assim, eu passei de uns rotores 185mm para 160mm e não perdi potencia, notei um acréscimo, claro que não foi um boom de potencia mas nota-se bem que é diferente!
E acredito que se testa-se com rotor de 185mm acho que dobrava a SID ao meio se travasse a fundo :mrgreen:
 
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