Como utilizar o Gpsies em Gps

nurson@btt

New Member
Olá a todos.
Sou um novato no btt e apenas vou começar agora a praticar um pouco mais a sério. Moro em Setúbal e gostava de começar a descobrir os trilhos q existem na arrábida. Há bué trajectos introduzidos no GPSies. A minha questão é: ainda não comprei gps e estou a ver q sem ele torna-se dificil encontrar os trilhos. Devo comprar? e dp, é só descarregar os ficheiros com os trilhos do GPSies e introduzir no Gps que ele leva-me lá?

Uma ajudinha please!

Boas pedaladas! :)
 
Boas

Sou do Barreiro e habitualmente pedalo nos trilhos da Serra Mãe. Uma vez que és novato, o meu conselho é tentares juntar-te a grupos existentes em Setúbal (e são vários), que eles provavelmente conhecem muitos e bons trilhos que não constam nos trajectos existentes no GPsies. Desta forma descobres os trilhos e consegues orientar-te facilmente sem a ajuda do GPS.
Numa fase mais adiantada, se quiseres podes investir nessa maravilha da tecnologia, chamada GPS. E basicamente é mesmo assim, no GPsies (existem outros sites) descarrega-se o track em formato GPX, no caso do aparelho ser Garmin e depois e só seguir que ele leva-te pelo percurso todo certinho direitinho sem enganos.
Cps
 

nurson@btt

New Member
Olá contreiras, obg pela resposta! Tou a pensar exactamente em fazer isso, começar a praticar com amigos e vou vendo com eles os trilhos. Mas como costumo passear por portugal fora (até agora fazendo trekking) penso q o gps poderá mm ser um bom investimento pois assim qd for passar uns dias a qq lado, levo a bike, tiro uns tracks fixes da net e dp é só descobrir...a divida era se seria mm assim. Obg pelo esclarecimento!
um abraço! :)
 

brtantunes

New Member
Concordo com o contreiras. Para começares a conhecer os trilhos a melhor maneira é juntar-se a pessoal mais expert.
De acrescentar que, para além dos GPS normais, hoje em dia com um smartphne já consegues uma efeito semelhante, isto é, seguir um trilho sem grandes problemas. Eu, por exemplo, tenho um andoird com uma aplicação que se chama MyTracks onde sigo os trilhos do gpsies, bastando para tal sacar o tal ficheiro em formato gpx. Fica mais em conta para o caso de teres um smartphone.

Cumps,
 

nurson@btt

New Member
Por acaso tenho um Boston Andoid...mas pelo preço q se arranjam gps´s (dos mais basicos claro) penso q será um bom investimento, não para já....mas para daqui a uns meses. Pela impermeabilidade e resistencia em caso de queda. De qq forma vou seguir o conselho e tentar explorar os trilhos de inicio c friends que já tem alguma experiencia...mm para aperfeiçoar a técnica! :)
 

Hautamaki

New Member
A minha opinião;

Por muito inexperiente que sejas (já todos o fomos), investe já no GPS se puderes.
Se só por si o facto de fazermos BTT já é estimulante, vais te passar se tiveres um GPS "a bordo" da bike.
O facto de encontrares um track próximo de ti e o carregares no teu GPS, dá-te logo um ânimo do caraças de ir para o mato. Depois, é só curtir pq é mesmo assim. Carregas o track no GPS e é só seguires a linha. Comprei o meu recentemente e agora ando a repetir algumas provas da zona que fiz em tempos. Ou seja, deixei de fazer sempre as mesmas voltas de treinos ao fim de semana e passei a fazer um trajecto diferente sempre que vou para a rua. No meu caso, comprei um Garmin Dakota 20. É 5*****

Sobre o android...sim, é possível. No entanto, acho um pouco "perigoso" levar um telefone a servir de GPS para o mato. Além da estrutura do telefone n estar habilitada para esse tipo de utilização, os suportes nunca serão tão seguros como os de um GPS.
É a minha opinião :)

Boas pedaladas e bem vindo a este mundo...que é UM MUNDO !
 

brtantunes

New Member
Hautamaki , eu uso o Boxit para levar o telemóvel, e até agora parece-me muito bom. Protege contra quedas e agua ... só não me protege a mim das quedas por estar a olhar para o gps :D.
No entanto, se houver t€mpo para um gps a sério para trilhos, é sempre melhor ...

Cumps
 

Hautamaki

New Member
brtantunes;

Sim, conheço as Boxit e sei que são bastante fiáveis. Os relatos que tenho ouvido prendem-se sobretudo ao facto de os chips de um GPS estarem preparados, digamos nestas palavras, para "levarem cacetada". No BTT as trepidações são mais que muitas e podem afectar o hardware interno do telefone.
No entanto, há bastante gente a usar o telefone, eu próprio já usei o meu mas no bolso do jersey (com fecho) e apenas a rolar o endomondo para gravar o meu trajecto :)
 

diogo85

New Member
Boas...sem duvida que o melhor investimento que fiz foi no meu gps!!!Pois sem ele não conhecia maior parte dos trilhos brutais que conheço nas serra de aire e caandeeiros aqui perto de casa...pois na zona onde habito os trilhos nao sao muito bons para o BTT pk têm muita areia!!!No Gpsies podes encontrar imensos track`s que podes descarregar para o Gps assim como podes gravar e envia-los tu para o Gpsies!!!!Já algum tempo que nao uso o Gpsies mas recomendo!!!!Agora estou a usar o Garmin Connected pois posso avaliar os meus treinos, guardar os meus tracks, descarrega-los para o meu gps outra vez e procurar outros Track`s de outros utilizadores...mas para isto tens de ter um Garmin!!!!Compra um GPS!!!!Não te vais arrepender!!!
 

nurson@btt

New Member
realmente está, vou procurar o topico para ver. 180euros já com bolsa e suporte, parece-me uma boa compra, mas agora só lá para setembro é q posso pensar nisso, q as finanças com a compra da bike e dos acessorios está mesmo no limite. obg! :)
 

nurson@btt

New Member
sú uma duvida, existe o garmin gps caminhadas/maritimo Legend Hcx e só o garmin Legend hcx...são os dois iguais ou n? é o q maritimo na pixmania é mais barato! :)
 
Top