como treinar com rolos

#81
Boas
Amigos se tiverem oportunidade peçam ajuda a um profissional, foi o que fiz, pois pelo que vejo aqui existe muito equivoque acerca do assunto.
Eu primeiro fui avaliado e depois fiz tipo uma prova de esforço para achar alguns limites, a partir dai e feito um plano adequado a minha condiçao fisica.
Posso dizer que com 15€ por mes estou a fazer a festa e de 2 em 2 meses repete se os testes para se saber se o treino esta a dar resultado.
 
#84
Não sendo um especialista diria que não é a melhor opção treinar quando o corpo começa a pedir descanso.

Se a vontade de treinar é muita, optaria por deitar um pouco mais cedo e treinar logo de madrugada. Mas falar é fácil, eu não sairia da cama :D.
 

iMiguel

Well-Known Member
#85
qmark, os meus treinos são sempre efetuados entre as 18 e as 19h. Depois disso, tenho a mesma opinião que tu, o corpo já não reage bem, pois entra na fase do descanso. Mas isto sou eu que não sou nenhum pro nem mediano em assuntos de treinos, apenas sigo o que o meu treinador me aconselha (o resto vou lá por intuição ou pergunto-lhe :p ).
 
#86
O único problema de treinar à noite é a possível redução do tempo de recuperação. O nosso organismo só se adapta à carga que levou no treino durante o sono. Se treinarmos à noite e tivermos horas para descansar (8 horas) não há inconveniente, agora se dormirmos 5 ou 6h depois do treino não é suficiente e perde-se tudo o que se fez.


Abraços,

Js
treinador ciclismo nível I
 
#90
Pessoal, sou novo neste tipo de treino e tenho uma dúvida. Estive a ler este tópico porque em breve vou começar a treinar em rolo.

Quando fazem o calculo 220 - idade * 80 % isto é a FC máxima que podemos atingir no treino?

Cumps
 
#91
Rolos depois do jantar...

Quqlquer tipo de exercicio depois de uma refeiçao é desaconselhado, a na ser que a refeiçao seja extremamente controlada e a pensar no mesmo, o corpo não possui sangue suficiente para acudir á digestão e ao exercicio fisico em simultaneo, logo um dos dois fica comprometido e mais que isso compromete-se mesmo a vida com uma congestão.

O treino desportivo é relativamente exigente, se procuramos apenas a manutençao cardiaca e fisica essa exigencia é muito reduzida e nao carece de rigor, duas a tres vezes por semana pedalar durante uns 60 minutos e suar q.b.

SE temos algum objetivo desportivo, ai a coisa muda de figura, é preciso rigor, apontamentos, por poucos que sejam, logo treinar sem qualquer forma de mediçao, quer seja por mediçao de frequencia cardiaca, ou watts, o treino não tem qualquer validade. Nao sabemos em que zonas treinar, como está a correr o treino e não há comparaçao com os anteriores, nem o que esperar do proximo.

É possivel fazer uma pseudo mediçao por Percepçao de esforço, ou seja, o que chamamos de sensações, mas mesmo essa precisam de ser acompanhadas por monitorizaçao especifica, dado que a percepçao de esforço pode é mais psicologica do que fisica, e muito embora naquele dia o treino esteja a custar, o corpo está a reagir muito bem.

Os rolos são uma excelente ferramenta de treino e proporcionam excelentes resultados muitas vezes e não tem de ser monotonos, contudo, o treino para ser eficiente carece de um acompanhamento muito personalizado e um contacto muito proximo com o atleta.

Abraço
 
#92
O que podes fazer é comer algo muito ligeiro, que não comprometa a digestão, não comer nada com gorduras, e as chamadas comidas pesadas, por exemplo, podes comer um bife, nada acima das 100g e uma verdura a acompanhar, salada (pouca) sem tempero, um sumo natural, esperas 45m e depois podes rolar nas calmas, nada de série ou outro tipo de "maluqueiras", isto se rolares só uma hora, se fores para mais de uma hora de rolo, na segunda hora já podes dar ganza ao pedal, :D
 
#93
Comecei hoje a treinar com os rolos fiz cerca de 30 minutos, e a minha duvida é se existe um tempo recomendado para se treinar com rolos.
Ja agora é normal o pneu começar a ficar muito gasto pois ao fim do treino o chao estava cheio de borracha.
 
#95
Eu também não passo da hora de rolo, para as minhas voltas e maratonas, chega e sobra, é claro que para quem quer ser um rui costa, :D 6h horas não chega, :D
 
#97
Eu uso os treinos que tens no site da tacx, tens treinos de recuperação de 30m até treinos endurance de 120m ou mais, o que conta é a qualidade do treino e não o seu tempo ou extensão.
 
#98
É exatamente como o marcio diz, eu por exemplo, mais no inverno que é quando treino com rolo, faço uma hora, mas nos primeiros 15m faço um ligeiro aquecimento, sempre com a pulsação acima das 140rpms, depois são 30m sempre a abrir e pulsação acima dos 160 rpms, com 3 séries pelo meio, sprints, e os ultimos 15m baixo o ritmo e muito para recuperar, para mim chega, e já dá para ir ás maratonas muito tranquilamente, desculpem os erros se for o caso, estou a enviar de telemovel as respostas, abraço.

ps: atenção que este tipo de treino é duro e de pré época.