Como se devem lubrificar os rolamentos?

balzak

New Member
Viva,

tenho uma Rize 4 Lefty e gostaria que me dissessem como é que se lubrificam os rolamentos da pedaleira (basicamente o que é que é necessário desmontar). E também já vi que é com uma massa branca hidro repelente mas não sei qual.

Tenho também um cubo DT Swiss 370 e outro HeadShok Lefty SL, podem me dizer se esses cubos são de esferas ou de rolamentos ( e se são ou não selados) e como devo lubrificá-los e com que massa.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

os rolamentos selados, normalmente são feitos para permanecerem sempre assim e não é suposto abri-los e voltar a fechar. Contudo, cada um é livre de o fazer se quiser.
Está aqui uma explicação de como limpar/lubrificar rolamentos selados: Como fazer a lubrificação das roldanas

Os cubos DTSwiss 370 possuem rolamentos selados de certeza e presumo que o cubo LeftySL também os tenha.

Jepas
 

balzak

New Member
Obrigado Jepas pela ajuda, mas e em relação aos rolamentos da pedaleira que estão inseridos no quadro?
Tanto quanto sei, agora nesta altura do ano em que é rara a saída em não mergulhemos as bikes em água e lamaçais, temos que ter especial cuidado com estes rolamentos porque a água acaba por "lavar" a massa dos mesmos.
Alguém sabe como lubrificá-los, e o nome da massa branca que levam?
 

balzak

New Member
Então pessoal, ninguém lubrifica estes rolamentos ou fazem-no na loja ou oficina que assiste as vossas bikes?
 

vildor

New Member
A massa branca de que falas(e como estamos a tratar de rolamentos) será algo à base de litio. Pode ter outras cores no entanto...
 

KLUCA

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acho que alguns rolamentos de pedaleira simplesmente não dão para abrir, mesmo me sejas um grande engenhocas

nesse caso, tens de avaliar em quanto te vai ficar esses mergulhos, de acordo com a duração e custo dos rolamentos depois dessas provas aquáticas

não me refiro é claro em andar á chuva ou em piso molhado, mas sim em submersão dos rolamentos.
 

golias

Member
...

penso que a massa a que te referes, é massa consistente.
a melhor é a que tem teflon, pois tem caracteristicas melhores de anti-desgaste.
normalmente uso a da decathlon, que é baratinha, e acho bem boa!
o que deves fazer é aplicar suavemente nas zonas que têm contacto com as manivelas do pedaleiro.
podes sempre desmontar tudo e aplicar em todas as partes.

...
 
os rolamentos da pedaleira sao selados logo nao os deves desmontar
convem e tirar fora para retirar a agua que se acomula dentro do quadro, e claro limpar a zona meter um pouco de massa na rosca e voltar a fechar
 

balzak

New Member
Obrigado pelas dicas, já percebi como é... basicamente é: desmontar, limpar a sujidade e secar a humidade existente e aplicar um pouco de massa mesmo com os dedos à volta dos rolamentos da pedaleira, cubos, caixa de direcção, etc... e voltar a montar tudo de novo, certo?
 

vildor

New Member
Limpa tudo muito bem (podes usar óleo para ajudar a tirar a massa velha), limpas bem com papel de cozinha e deixa a "secar" de um dia para o outro por causa das humidades. Depois é meter massa.
 

KLUCA

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não se esqueças que estão a falar de lubrificar rolamentos, mas o seu interior, as esferas

acho que a malta já se está a referir a colocar massa no exterior dos rolamentos.não é o mesmo
 

Berg106

New Member
Boas,

Será que ao colocar massa no eixo pedaleiro ele fica mais preso?
Depois de limpar e lubrificar o meu pedaleiro Shimano Xt, noto que esta mais preso, não roda livremente, será da massa ou montagem errada?
Parece que os rolamentos não rodam, pode ser impressão minha...

Abraços
 
Podes ter apertado demais a tampa do crank ESQUERDO . Basta apertar o suficiente para não haver folga (tal como a tampa de uma caixa de direcção).

CR6762.jpg
 
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Berg106

New Member
Falas da tampa do crank do lado esquerdo?..onde apertam os dois parafusos?
Desapertei um pouco os dois parafusos e o problema desapareceu, será do aperto dos dois parafusos?...não é preciso apertar muito?
Abraços...
 
Boas

Sim é a tampa do crank esquerdo (no post anterior tinha referido o crank direito por engano mas já corrigi).

O procedimento é o seguinte:

1- Desapertas a tampa e de seguida os dois parafusos do crank esquerdo. (Este fica solto/com folga)

2- Agora apertas a tal tampa com a chave própria ou podes usar uma moeda. Apertas só o suficiente para que ao puxares os cranks lateralmente não sintas que haja folga e ao os rodares eles girem com facilidade.

(podes por curiosidade experimentar apertar bastante esta tampa e verificar que os cranks vão rodar muito menos ficando bastante presos)

3- Apertas os 2 parafusos de modo a que fiquem bem fixos (com alguma força) . Este aperto não interfere no rodar dos cranks. Agora não é como na tampa, estes 2 parafusos precisam mesmo de ficar bem apertados.

4- Equipa-te e vai subir a serra mais alta aí da zona :#1:
 

Berg106

New Member
Boas,

Aqui sim..estamos sempre a aprender, estava a fazer tudo ao contrario, primeiro os parafusos e depois a tampa, claro que os cranks ficavam presos.

Obrigado MiguelMilon....boas pedaladas
 

Vitok

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Boas, bttistas :)
Por acaso ontem tbm tive a lubrificar a minha DEORE para a prova de domingo onde me bou empenar... E dei conta de uns estalinos ao pedalar que já me eram frequantes mas pensava que poderiam ser das areias que tinha e que saiam com a lubrificaçao mas afinal ainda lá estao... Alguem me pode ajudar???
E alguem me consegue arranjar uma tampa como a da foto mas para chave sextavada??? Um colega meu tem uma dessas tbm numa deore mas como a pedaleira já trazia nao me pode ajudar :l
VITOK
 

André Ferreira

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Pode ser devido a vários factores, mas normalmente estalidos nessa zona é falta de aperto nalguma coisa.. Verifica os apertos nos parafusos das cremalheiras, da pedaleira e aproveita e coloca massa nos pontos de aperto..

Boas pedaladas! ;)
 

nirvugo

New Member
Vitok, vê se os estalos não são de nenhum pedal.. as vezes pensamos que vêm da pedaleira mas quando vamos ver temos folga num pedal. Se for mesmo a pedaleira que está a dar estalos deves pensar em juntar € para um eixo novo pois isso deve ser alguma esfera a entregar a alma ao criador. ;) A minha bike também começou a dar estalos, mas é no guiador.. tenho de o desmontar e lubrificar os parafusos do avanço...
 

Vitok

New Member
Ainda ontem lubrifique a minha deore... tirando os cranks e usando massa consistente passei nos rolamentos do movimento e no "eixo" da pedaleira...
5 ESTRELAS :D

Vitok
 
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