Como sangrar travões de disco hidráulicos

dfilp

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Boas pessoal!

Tenho os meus travões por sangrar, e como tal este tópico dá-me muito jeito, os meus parabens ao autor do mesmo!

Mas tenho uma duvida.. (provavelmente já foi esclarecida aqui, mas do que li, não encontrei, se já foi posta aqui e eu não vi, peço desculpa)

Ora bem, segundo o Video dos travões Hope, temos de tirar a tampa, abrir a saida de óleo cá em baixo, fechar, bombear na manete, abrir e voltar a fechar a saída do óleo, voltar a bombear com a manete, abrir e fechar novamente.. e assim sucessivamente..

Já no filme dos travões Shimano, o processo parece-me mais simples, apenas temos de retirar a tampa, abrir a saída de óleo, e ir bombeando e reabastecendo de óleo e voltar a bombear, reabastecer, bombear, etc.. e só no fim é que fechamos a saída de óleo..
É assim ou será que percebi mal? :roll:

Tendo em uns travões Shimano LX, devo seguir o procedimento do video da Shimano?


Tendo também em conta que vou colocar pastilhas novas e que vou "trabalhar" como no segundo filme, ou seja com tudo montado na bike e com papel a isolar, com o disco no meio das pastilhas, é só ir pondo óleo? depois no fim vão tar bem afinados e travar só com um "toquezinho" na manete?

Desde já obrigado pela atenção!
Cumps.
 

andrextr

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Sangrar os LX é só nivelares as manetes, tirares a tampa do reservatório, encher com oleo mineral, dar umas bombadas na manete, e meter mais oleo (nunca deixar o óleo do reservatório acabar)...

Este processo é feito com o parafuso de sangramento ligeiramente desaparafusado (junto ao disco).... quando sentires que o travão ta sangrado (sentes pelo tacto da manete), apertas o parafuso do sangramento, enches o reservatório de óleo ate cima, e fechas o reservatório (borracha + plástico superior e apertas os parafusos... vai sair óleo por fora mas nao te preocupes).

É muito simples sangrar Shimano!!! :wink: Não precisas de ajustar nada, os travões automaticamente metem o tacto igual ao anteriormente, tens é que encher o reservatório todo...

PS: Não percebeste mal, é mesmo assim como disseste (só li agora com atenção :mrgreen:)
PSS: Por acaso não sei se este processo pode ser feito com pastilhas velhas e depois meter novas...não sei se com isso o sistema nao fique com demasiado oleo e depois com as pastilhas novas fique a travar muito a cima...caso isso aconteça e so tirares um bocadinho de oleo do reservatorio que ele fica bom!
 

dfilp

Active Member
Ok!

Obrigado!
Hoje finalmente encontrei uma loja aqui perto que vende óleo mineral.. Só que como decidi ir lá porque passei lá perto, não levava comigo a carteira :lol: Mas agora já sei que lá há! Não sei se estará aberto amanhã de manhã, mas assim que der passo lá a comprar, depois experimento e se ainda assim alguma coisa correr mal eu passo aqui :wink:

Mais uma vez obrigado!
Abraços
 

lousada_cbc

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Ar nos travoes

Boa tarde

Comprei uns avid 5, instalei-os na bike, mas como tinham tubo a mais levei-os a uns mecanicos qualificados ( supostamente ) para retirar o tubo a mais,
conseqüentemente tinham de sangra-los... O travao da frente ficou espetaculo, tem uma enorme pressão hidráulica, mal lhe toco a manete pára logo...
No entanto o mesmo nao se passa com o de trás, tambem trava relativamente bem, mas não noto aquele poder imediato...á medida que vou apertando
ele cede um pouco, nao tem aquele pressao de avid 5 como eu conheço... (não é que esteja a travar mal... mas troquei de travoes por causa de pressao
instantanea que estes travoes tem (já os conhecia de um amigo), e gostava que o de tras tivesse a mesma pressao )

A minha questao é, será que ficou mal sangrado? Como nao tive oportunidade de os experimentar antes de ter retirado tubo, nao sei se ja vinha assim de origem.
Ha alguma maneira de verificar se tem bolhas de ar sem os abrir? (Disseram-me que se eles tiverem ar, virar-mos a bike ao contrario e precionar o travao, ele perde
a pressao toda...é verdade?????)

Cumps a todos
 

Jepas

Super Moderador
Passei a tua pergunta para aqui, porque muito provavelmente o problema é mesmo ar e consequentemente precisas de um novo sangramento. A maneira de saber se há bolhas é somente através do tacto da manete, quando tem ar fica esponjosa. Uma maneira de ganhar pressão é deixar a manete apertada de um dia para o outro (com elásticos fortes, zip-ties, etc).

Se houver ar no reservatório da manete é possível que ao travar com ela invertida entre ar para dentro dos tubos sim.

Jepas
 

nirvugo

New Member
Boas,

Aproveitando o tópico gostaria que me tirassem umas dúvidas. Em primeiro lugar sangrei os meus XT de 2008 tal como indicam no site da Shimano. Retirei as pastilhas, comprimi os êmbolos para dentro, coloquei os espaçadores e só depois procedi ao "sangramento". A minha primeira questão é se existe alguma diferença entre sangrar com as pastilhas no sitio e com a roda colocada na bike e sangrar sem as pastilhas e com os espaçadores a entalar os êmbolos. A minha outra questão vem no seguimento do que aconteceu depois de colocar tudo no local (pastilhas, roda, manípulos na posição) e travar. Assim que dei a primeira travagem a manete encostou no punho como se não tivesse pressão e só à terceira é que ganhou pressão. A minha opinião é que, como as pastilhas ja não eram novas o oleo descido no depósito e tenha perdido pressão. Não sei se é normal isto acontecer, é que fico com a impressão que o tacto da manete não está muito bom e acho que devia voltar a sangrar os travões mas não queria que voltasse a acontecer. O que acham?

Obrigado pelas vossa opiniões,

Boas pedaladas :xau:
 

KO!

New Member
Ar no circuito dos travões?

Boas Pessoal! Parabéns pelo excelente fórum!!

Recentemente (3 meses atrás) troquei as rodas e travões da minha bike. Coloquei uns Hayes Stroker Trail com umas rodas mavic cross ride 2009 (conjunto especial no fizzbikes).
No início ficou perfeito, mas pouco tempo depois notei que o travão da frente não travava uniformemente. Conforme a rotação, ora trava mais, ora trava menos. A própria manete "bombeia" para a frente e para trás nos dedos quando travo (quer muito, quer pouco).

Testes efectuados sem sucesso:
- Troca de pastilhas;
- Pequenos ajustes no disco (que está 99,99% direito);
- Troca por uma roda completamente diferente (para tirar as teimas do disco);
- Ajuste no aperto das pastilhas, bombitos e montagem do travão no post mount;
- Pequeno sangramento (tipo 1 gota) no caliper, para ver se saía algum ar.

Já tinha, com esta suspensão, os meus antigos magura julie (que nunca negaram fogo!), pelo que presumo que qualquer desafinação na susp se notaria com os travões antigos.

Como os novos travões (embora sendo novos), vieram do luxemburgo, será possível que tenham ganho ar na viagem (montei tal como vinham)?

E agora a pergunta do "milhão de euros": Este "bombear" do travão que se sente na manete indicia ar no circuito, devido ao comportamento inconstante do ar sob pressão? Ou é mesmo do pistão do travão?

Alguém já teve estes sintomas com travões (praticamente) novos?

Obrigado pelas dicas e continuem o bom trabalho!

KO.
 

tkul

Utilizador Banido
Re: Ar no circuito dos travões?

boas!

dica: sangra os travões da pinça para a manete, e de preferência fora da bike. Se uma seringa saltar, não salpicas o quadro com óleo de travão - corrosivo!

quanto ao bombar, não percebi se apertas a manete umas quantas vezes até travar, ou se a travar com uma força minimamente constante, sentes a manete a mexer e a efectuar um movimento tipo bombar.

se for o último caso, isso é disco empenado, mas acho estranho dizeres que o disco está em condições........

experimenta o seguinte:

com a bike no ar (se não tiveres suporte - pendura numa árvore usando o banco) e começa a rodar a roda em questão. Muito ligeiramente vais apertar a manete e verificar o que ouves.

isto assim numa primeira análise e sem ver nada... :!:
 

KO!

New Member
tkul said:
boas!

dica: sangra os travões da pinça para a manete, e de preferência fora da bike. Se uma seringa saltar, não salpicas o quadro com óleo de travão - corrosivo!

quanto ao bombar, não percebi se apertas a manete umas quantas vezes até travar, ou se a travar com uma força minimamente constante, sentes a manete a mexer e a efectuar um movimento tipo bombar.

se for o último caso, isso é disco empenado, mas acho estranho dizeres que o disco está em condições........

É este último caso. Aplicando uma força constante na manete, sente-se a manete a recuar quando a bike trava mais, e a afundar quando trava menos. É mesmo o sintoma de disco empenado, só que....o disco está impecável. Comprovei isto ao trocar a minha roda para outra bike, e a roda da outra bike para a minha bike. Na outra, não se passa nada com nenhuma roda. Na minha, o sintoma é igual para ambas as rodas...

tkul said:

experimenta o seguinte:

com a bike no ar (se não tiveres suporte - pendura numa árvore usando o banco) e começa a rodar a roda em questão. Muito ligeiramente vais apertar a manete e verificar o que ouves.

Já experimentei...passamos 2 horas a afinar ligeiramente o disco (que nem por sombras estava empenado...) antes de trocarmos de roda para tirar as teimas...

tkul said:

isto assim numa primeira análise e sem ver nada... :!:

Ok, obrigadão! Só queria saber se alguém tinha descoberto que a causa para estes sintomas poderia ser ar no circuito dos travões, antes de eu próprio os sangrar. Está a custar-me sangrar já uns travões praticamente novos, mas vai ter de ser...Tenho de adquirir primeiro o kit da hayes para o fazer. Aquilo tem umas peças próprias para encaixar nas pinças e nas manetes.

Depois coloco o resultado.

KO.
 

ruialex

New Member
Boa tarde,

Preciso de uma pequena ajuda.

Precisei de sangrar uns Formula Oro Bianco. A operação correu bem, dei umas voltas e travam bem. Só que ou porque não afastei os embolos antes de começar a sangrar (foram sangrados com a manete na vertical e a pinça com pastilhas velhas no disco) ou porque sangrei os travões com o parafuso da afinação no minimo (para aproximar a manete do punho), o travão trava "muito em cima", mal se carrega na manete trava logo.

Para travar mais colado ao punho que devo fazer? Se abrir o olhal da manete ou da pinça e sair oleo fica bom? Não entra ar? Já tentei empurrar lieiramente os embolos para dentro mas ficou quase na mesma (as instruções não recomendam muita força nesta operação).

Dava jeito não ter que repetir a operação do sangramento... Perdi, perdi não, investi umas horas naquilo e para um mecãnico como eu sangrar uns travões e ficarem a travar é obra.

Desde já muito obrigado.

Rui
 

KO!

New Member
tkul said:


se for o último caso, isso é disco empenado, mas acho estranho dizeres que o disco está em condições........


Bom...depois deste teu comentário, fiquei ainda com o bicho a morder-me em relação ao disco. Depois de muitas trocas e baldrocas com discos e rodas de outra bike, cheguei à conclusão que os 0,01% de empeno que disse que o disco tinha são os responsáveis por este sintoma.

É incrível...nos avid juicy 7 ultimate da outra bike, o meu disco nem dá sinal de empeno. Nos meus Stroker Trail, nota-se logo... Estamos a falar, no máximo de meio milímetro. Esta "sensibilidade" espero eu que seja das pastilhas novas, pois as dos avid já estão bem acamadinhas, e "comem" estes pequenos empenos na boa. Isto porque verifiquei que o disco da outra bike ainda tem mais empeno que o meu (daí ter relatado que a outra roda tb fazia a mm coisa com os meus travões)...

O melhor disto tudo foi chegar à conclusão que isto não tem nada a ver com ar no circuito...

Obrigado pelas dicas, tkul.

KO.
 

Lamelas

New Member
KO! chegas-te a comprar o kit para os Hayes?

Tenho uns Hayes Stroker Trail e vou ter que encurtar os cabos e consequentemente sangrar os travões o problema é que não me estava a apetecer comprar um KIT.

Alguém por aqui já sangrou uns Hayes sem recorrer a KIT's ?
 

tkul

Utilizador Banido
Dava jeito não ter que repetir a operação do sangramento... Perdi, perdi não, investi umas horas naquilo e para um mecãnico como eu sangrar uns travões e ficarem a travar é obra.

Ruialex,

Se o travão já trava muito em cima, mesmo com o regulador no mínimo, terás de retirar um pouco de óleo ao sistema.
É super simples:

- Abres com a chave torx o sistema na manete
- Metes um pouco de trapo junto à saída
- Apertas ligeiramente a manete até tirares umas gotas
- Sem deixar de apertar, aperta o parafuso

Dava jeito não ter que repetir a operação do sangramento... Perdi, perdi não, investi umas horas naquilo e para um mecãnico como eu sangrar uns travões e ficarem a travar é obra.

E voilá!

Abrir o olhal de cima, evita a entra de ar, no entanto não te esqueças de não largar a manete.

Boa sorte - os Oro Bianco são semelhantes aos meus, apenas com ligeiras alterações (bichas, acabamento e parafusos acho eu! - tenho uns K24). Aconteceu o mesmo... e ficaram um espectáculo!


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KO

A malta está cá para isso! :wink:
Ainda bem que conseguis-te resolver o problema.

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Alguém por aqui já sangrou uns Hayes sem recorrer a KIT's ?

Lamelas,

Tenho por casa um Hayes Stroker Trail, mas nunca sangrei tal cousa.
O meu conselho é não sangrar sem o kit, infelizmente não é como os sistemas auto/mota que sem ferramentas "xpto" (aka - seringas!), fica bem.
Compra o kit que vale a pena - tenta comprar um kit mais universal como o da Alligator


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KO!

New Member
Lamelas said:
KO! chegas-te a comprar o kit para os Hayes?

Tenho uns Hayes Stroker Trail e vou ter que encurtar os cabos e consequentemente sangrar os travões o problema é que não me estava a apetecer comprar um KIT.

Não comprei...mas estive mesmo para comprar na b1k320ne (15,56€), que foi onde os encontrei mais baratos...(ainda mais do que no CRC!).

Se tivesse que sangrar os travões, nem pensava 2 vezes em comprar...Se reparares neste vídeo, o kit tem umas roscas que encaixam perfeitamente nos drenos da manete e pinças.

Não estou a dizer que não dá com um kit "home made"! Eu é que não me arriscaria numa aventura dessas...

Bom sangramento! :)

KO!
 

Lamelas

New Member
Então e se eu inserir uma seringa cá em baixo no travão e abrir o reservatório na manete para sair o ar? Acham que não é viável?

Já vi em explicações parecidas em outras marcas.
 

tkul

Utilizador Banido
perfeitamente e aliás já o fiz dessa forma e com óptimos resultados.

usa é um trapo velho (para deitar fora) para aparar todas as gotas que saiam.
 

nmpsalvador27

New Member
Vim só deixar o agradecimento pelo tópico que me deu uma valente ajuda nos meus hayes stroker. Temos de dar valor a estes topicos que têm simplesmente o intuito de ajudar o pessoal.
Obrigado
Saudações Desportivas
:wink:
 

100do

New Member
Tenho uns Haies Nine que foram abertos :evil: Tiraram as manetes e agora tenho que meter oleo novo e sangrar os 2 travões :oops:

Pelo que li, devo meter óleo da pinça para a manete. Será possível sem um kit?
Estou a pensar recolher os embolos e meter uma peça que tenho da shimano própria para o efeito (para encher o espaço, sem pastilhas). Também devo recolher o parafuso das manetes?

Alguém me esclarece que oleo devo meter? DOT 4 u 5.1?

Espero não fazer asneiras :lol:
 

100do

New Member
Estive a ver os videos e fiquei com uma dúvida:
Nos Haies não posso sangrar de cima para baixo?

Tendo em conta que não tenho kit de sangramento, não seria mais fácil? Bastava um tubo e pouco mais... Pelo menos foi essa a ideia com que fiquei depois de ver o video.
 
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