Como retiro peso a minha bike?

#1
Comprei a pouco tempo esta bicicleta, e gostava dumas opiniões mais experientes de como lhe retiro algum peso.
Penso que tenha aproximadamente uns 14kg.
ORBEA ALMA MX40 roda 29
 

camponubla

Well-Known Member
#2
Se calhar o sitio certo deste post seja no "weight weenies", mas os adm que vejam :)

Nas rodas é sempre onde se pode perder entre 600 e 1000 gramas. E mesmo que compres umas rodas que se calhar custam o valor da bicla, sempre é algo que podes passar desta para outra bicla ;-)

Mira nos grupos de face de compra venda, pq com paciência podes arranjar rodas leves a bom preço (vi agora umas 29" ZTR Crest com cubos tune king e kong discos e pneus por 420 €...e pesam unas 1500 gramas e outras ZTR Crest 29 com cubos New Race SE 1540 g por 310 €).
 
#4
essa bike se pesa 14kg é muito fácil tirar peso. selim espigao avanço guiador pedais apertos de rodas rotores.... com pouco dinheiro tiras bastante peso, dai para a frente é que começa a doer
 
#5
Boas.

Suspensão, rodas e pneus.

A bicicleta tem um preço anunciado de 550, e o peso é justo para esse valor.
Diria que gastas facilmente o mesmo valor para mexer com a balança (a menos que não tenhas pressa, e aguardes por algum negócio bastante bom).
Faz bem as contas antes de investires.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#6
Rodas e suspensão , alem do peso vai melhorar dinamicamente e no conforto!!!! é o melhor investimento a fazer antes de entrar nas "paneleirices" dos espigões, guiadores e outros componentes/ acessórios em carbono.
Depois vai ter de melhorar essa transmissão e o sistema de travagem, como concerteza irás para gamas superiores, também irás perder peso....

PS: O peso mais importante e mais barato a perder.. é o do próprio rider ;)
 

camponubla

Well-Known Member
#7
Boas.

Suspensão, rodas e pneus.

A bicicleta tem um preço anunciado de 550, e o peso é justo para esse valor.
Diria que gastas facilmente o mesmo valor para mexer com a balança (a menos que não tenhas pressa, e aguardes por algum negócio bastante bom).
Faz bem as contas antes de investires.
Concordo com o Driveme, no sentido a ponderares bem os €€ que queres gastar tendo em conta a bike que tens. Mesmo assim, também acho que se gastares uns €€ numas rodas leves, além de ganhar em "leveza" também, como já disseram, ganhas em comportamento/inercia da bike e, as rodas sempre podes passar para a tua próxima bike!, por isso não seriam €€ que iam "ao lixo".
 

fabio viana

Well-Known Member
#8
Boas :D

O investimento que tens de fazer na bicicleta, não é muito grande..

Arranjas rodas bem leves por cerca de 300€, e já vais notar uma diferença enorme.

O resto com o desgaste muda-se aos poucos..

Cumps :yeah:
 
#9
Não precisas de rodas tão caras. Tens as RAceOn MXone que pesam na ordem das 1600gr por 250eur.
Se as puseres a tubeless sempre são menos umas 250gr que poupas nas cameras.
Depois claro, pedais e outros componentes como pneus por exemplo (shwalbe (450gr)são óptimos para perder peso mas muito dados a furos).
Pensa quais componentes vais mudar e se dão para uma futura bike. No caso do espigão por exemplo a medida pode não ser a mesma.
Caso tenhas pernas podes sempre mudar também a transmissão para 1x10 e mandas mais umas 400gr abaixo. Há tanto por onde mexe, haja €!!
 

Hardskin

Well-Known Member
#10
Se as puseres a tubeless sempre são menos umas 250gr que poupas nas cameras.
Caso ainda não uses pneus Tubless, a diferença em peso de um pneus normal para o mesmo na versão tubless, pode ir até 100gr a mais por pneu dependendo da marca/modelo.
Depois tens o líquido a acrescentar à soma o que provavelmente dará mais do que os 250gr das cameras-de-ar.
As vantagens do Tubless certamente não pasarão pela diminuição de peso. Pelo contrário... :-K
 

SeteGu

Active Member
#12
Eu pessoalmente vejo o liquido como algo indispensável... com ou sem câmara de ar (tubeless). Até na Sirla uso e se calhar só faz BTT umas 2x por mês... de resto é usada como meio de transporte maioritariamente em alfalto.
 
#13
Caso ainda não uses pneus Tubless, a diferença em peso de um pneus normal para o mesmo na versão tubless, pode ir até 100gr a mais por pneu dependendo da marca/modelo.
Depois tens o líquido a acrescentar à soma o que provavelmente dará mais do que os 250gr das cameras-de-ar.
As vantagens do Tubless certamente não pasarão pela diminuição de peso. Pelo contrário... :-K
Podes apostar que sim, perdes peso como é óbvio. A não ser que espetes 250gr de liquido em cada pneu.
Digo isto supondo que as cameras são de gel. Basicamente tiras o peso apenas das cameras. E olha que duas camera 29 não pesam menos de umas 250/300gr.

Eu por exemplo tenho cerca de 100gr em cada pneu.
 

Hardskin

Well-Known Member
#14
DFigueiredo , o que tu dizeste foi
...são menos umas 250gr que poupas nas cameras
Sendo plural parte-se do principio que cada uma pesará 125gr, o que não é dificil. Eu utilizo pneus 2.4 com câmaras a pesar menos de 140gr cada e não utilizo gel como a maior parte do pessoal como é suposto.
O que é habitual e sem excepção é o pessoal aqui no fórum ignorar o peso acrescido num pneu Tubless.:huh:


 

edununo

Well-Known Member
#16
A minha bike vinha de origem com pneus UST da Maxxis. Uns Crossmark 2.1 29er LUST a pesarem 850g cada. Muito robustos.
Quando os gastei, coloquei uns Vittoria Barzo 2.1 TNT que são Tubeless Ready. Pesam 650g cada. Contudo como não são Tubeless à séria, acrescentei um pouco mais de líquido. Deu para poupar mais de 300g.
Felizmente estes Barzo estão a revelar-se muito resistentes. Nada de cortes ou furos.
 
#17
Eu também tenho andado com Barzo em tubless, até agora 0 furos e 0 cortes.

Apenas acho que não são os pneus que durem mais klms, o traseiro já se nota o desgaste, mas de resto super satisfeito
 

edununo

Well-Known Member
#18
O meu de trás com 1500 kms já está algo gasto. Pouco deve passar dos 2000. O que vale é que custaram 15.90 cada. Pena é não estarem a esse preço novamente.
 

edununo

Well-Known Member
#20
Eu concordo. A grande vantagem do Tubeless não é a redução de peso, que até pode nem acontecer. Para mim tem sido a fiabilidade e ausência de furos.