Como retirar a aranha?

FabioAlmeida

New Member
Boas
Estava a desmontar o avanço quando reparei que aranha não tinha qualquer parafuso ou outra coisa que pudesse servir para desmontar a aranha.
Pensei, e acho que deve ser a martelada que ela sai, mas gostaria de saber um processo simples e eficaz, mas que não danifica-se nada.
Depois de retirada a aranha como retirar o a suspençao?E a caixa de direcção?:(
 

andrextr

Active Member
Penso que a aranha não se tira, ou pelo menos eu deconheço como fazer.

Mas isso não precisas de tirar a aranha para desmontar a suspensão. So tens que tirar o avanço e ela sai por baixo.
 

C.Orelhas

New Member
Sim a aranha tira-se, então quando compras uma suspensão nova, e tens que cortar o tubo, como empurras a aranha para baixo ?

Fabio, arranjas uma chave de tubos, larga que consiga "encaixar" a volta de onde está a rosca que aperta o parafuso da tampa da caixa da direção, e com um martelo vais batendo para baixo, ela irá sair. Atenção, não abuses na pancada que dás, senão vais danificar isso.

* Se existe outro metodo ou não, desconheço, este foi o que eu utilizei para a minha.
 

tadeu

New Member
Com uma tampa de direcção de alumínio resistente e com um parafuso atarraxar sempre que a arranha vai subir até chegar ao topo depois e so puxar o parafuso com um alicate e voilá.

Cumpts
 

nserrao77

New Member
tenta tambem com uma chave de fendas ou um ponteiro resistente,tentar dobrar as pontas da aranha para ele desagarar.....
 

FabioAlmeida

New Member
Ok obrigado pelas respostas.
André:Disseste que para suspensão sair era so desapertar o avanço, eu ja tinha fora do sitio mas ela nem se mexeu.
Ja reparei o que fizeste a tua bike, foi assim que fizeste, e a suspa saiu?
 
Last edited:

dfilp

Active Member
Mas vais mudar a caixa de direcção? ou queres pôr uma aranaha nova?
É que não precisas de mexer na aranha para tirar a suspensão e a caixa de direcção.

EU nunca tirei nenhuma aranha, e já desmontei a suspensões várias vezes para limpar/lubricicar ou mesmo mudar a caixa de direcção. A Aranha deixo sempre a mesma. Pois desde que seja de boa qualidade, esteja bem agarrada ao tubo e não vá subindo ao longo das vezes que apertas o parafuso da "tampa" da caixa não vejo grande necessidade da tirar. A não ser que ganhe ferrugem, ou se estrague a rosca, ou aconteça alguma coisa anormal ;)


De qualquer das formas se queres mesmo tirar o ideal seria numa prensa hidraulica. Se não tiveres essa hipotese a tecnica de ir apertando o parafuso utilizando a tampa da caixa como "alavanca" para ir puxando a aranha para cima por vezes resulta, mas se a aranha for muito forte corres o risco de moer a rosca e não sair e ficar estragada.
Po isso eu arranjaria um tubo mais estreito que o tubo da suspensão e ía batendo, devagar até a aranha sair por baixo.
 

dfilp

Active Member
Se a suspensão não sai depois de teres tirado o avanço, não tem nada haver com a aranha. Vais perceber isso depois de tirares a suspensão ;)

O facto de não sair deve ser devido ao facto de uma peça de plastico da propria caixa estar a apertar a suspensão, alias é mesmo essa a sua função e é apertada que deve estar para não haverem folgas.
Para resolver isso o que eu costumo fazer é arranjar um pedaço de madeira, (uma tábua, ou um cubo daqueles do meio das paletes) peço a alguém que me segure no quadro e meto a madeira em cima do topo do tubo da suspensão e com um martelo bato um pouco até ela sair. Normalmente resulta, mas se estiver muito muito apertada torna-se necessário poisar o quadro numa superficie fixa para bater "em seco", aqui é necessário ter cuidado redubrado na superficie onde poisar o quadro, mas raramente é necessário recorrer a isto.

Estas são as tecnicas que utilizava quando necessário, não sei se serão as mais correctas, mas se alguém souber melhores informe ;)
Actualmente como uso caixas de direcção de rolamentos delados, essas nunca me ficaram presas. É só tirar o avanço e puxar a suspensão.

Já agora, toma muita atenção quando desmontares a caixa, aconselho-te a ires pondo tudo por ordem e virado para o mesmo lado ;)
Se não depois para montar pode dar confusão :lol:
 

andrextr

Active Member
EU nunca tirei nenhuma aranha, e já desmontei a suspensões várias vezes para limpar/lubricicar ou mesmo mudar a caixa de direcção. A Aranha deixo sempre a mesma. Pois desde que seja de boa qualidade, esteja bem agarrada ao tubo e não vá subindo ao longo das vezes que apertas o parafuso da "tampa" da caixa não vejo grande necessidade da tirar.

Era isto que eu queria dizer :D Não ha necessidade de tirar a aranha para tirar a suspensão. De resto o dflip disse tudo
 

Ventura

Member
Como já disseram não é necessario tirar a aranha para desmontar a suspensão mas se por qualquer motivo quiseres mesmo tirar a aranha, compras varão roscado na medida um pouco supeior á do tubo da suspensão, atarrachas um pouco na aranha e vais batendo no varão até sair por baixo, assim vai saindo sempre certinha e sem grande dificuldade!
 

C.Orelhas

New Member
Relembro que uma aranha ao sair para cima, danifica-se mais que saindo por baixo, em 100% que saia por cima ou se tem muitaaaaaaaaaaa paciencia ou só 95% é que a tira sem ficar danificada, aconcelho vivamente a sair por baixo.
 

FabioAlmeida

New Member
Obrigado pelas resposta.
Mas agora senti a caixa de direcção um bocado presa e a fazer um barulhos esquisitos, por isso queria abri-la e lubrificar, alguém sabe como se tira uma caixa de direcção.
A minha bike e uma vag mission ultra de 2007(presumo)
 

FabioAlmeida

New Member
obrigado jmdcfigueiredo
Alguem sabe que tipo de caixa utiliza a minha bike?
Se ajudar tenho imagens dela no facebook.
O meu nome e Fábio Almeida e a imagem e um jipe dos bombeiros.
 
Last edited:
Top