Como retirar a aranha?

#1
Boas
Estava a desmontar o avanço quando reparei que aranha não tinha qualquer parafuso ou outra coisa que pudesse servir para desmontar a aranha.
Pensei, e acho que deve ser a martelada que ela sai, mas gostaria de saber um processo simples e eficaz, mas que não danifica-se nada.
Depois de retirada a aranha como retirar o a suspençao?E a caixa de direcção?:(
 

andrextr

Active Member
#2
Penso que a aranha não se tira, ou pelo menos eu deconheço como fazer.

Mas isso não precisas de tirar a aranha para desmontar a suspensão. So tens que tirar o avanço e ela sai por baixo.
 
#3
Sim a aranha tira-se, então quando compras uma suspensão nova, e tens que cortar o tubo, como empurras a aranha para baixo ?

Fabio, arranjas uma chave de tubos, larga que consiga "encaixar" a volta de onde está a rosca que aperta o parafuso da tampa da caixa da direção, e com um martelo vais batendo para baixo, ela irá sair. Atenção, não abuses na pancada que dás, senão vais danificar isso.

* Se existe outro metodo ou não, desconheço, este foi o que eu utilizei para a minha.
 
#5
Com uma tampa de direcção de alumínio resistente e com um parafuso atarraxar sempre que a arranha vai subir até chegar ao topo depois e so puxar o parafuso com um alicate e voilá.

Cumpts
 
#7
Ok obrigado pelas respostas.
André:Disseste que para suspensão sair era so desapertar o avanço, eu ja tinha fora do sitio mas ela nem se mexeu.
Ja reparei o que fizeste a tua bike, foi assim que fizeste, e a suspa saiu?
 
Last edited:

dfilp

Active Member
#8
Mas vais mudar a caixa de direcção? ou queres pôr uma aranaha nova?
É que não precisas de mexer na aranha para tirar a suspensão e a caixa de direcção.

EU nunca tirei nenhuma aranha, e já desmontei a suspensões várias vezes para limpar/lubricicar ou mesmo mudar a caixa de direcção. A Aranha deixo sempre a mesma. Pois desde que seja de boa qualidade, esteja bem agarrada ao tubo e não vá subindo ao longo das vezes que apertas o parafuso da "tampa" da caixa não vejo grande necessidade da tirar. A não ser que ganhe ferrugem, ou se estrague a rosca, ou aconteça alguma coisa anormal ;)


De qualquer das formas se queres mesmo tirar o ideal seria numa prensa hidraulica. Se não tiveres essa hipotese a tecnica de ir apertando o parafuso utilizando a tampa da caixa como "alavanca" para ir puxando a aranha para cima por vezes resulta, mas se a aranha for muito forte corres o risco de moer a rosca e não sair e ficar estragada.
Po isso eu arranjaria um tubo mais estreito que o tubo da suspensão e ía batendo, devagar até a aranha sair por baixo.
 

dfilp

Active Member
#9
Se a suspensão não sai depois de teres tirado o avanço, não tem nada haver com a aranha. Vais perceber isso depois de tirares a suspensão ;)

O facto de não sair deve ser devido ao facto de uma peça de plastico da propria caixa estar a apertar a suspensão, alias é mesmo essa a sua função e é apertada que deve estar para não haverem folgas.
Para resolver isso o que eu costumo fazer é arranjar um pedaço de madeira, (uma tábua, ou um cubo daqueles do meio das paletes) peço a alguém que me segure no quadro e meto a madeira em cima do topo do tubo da suspensão e com um martelo bato um pouco até ela sair. Normalmente resulta, mas se estiver muito muito apertada torna-se necessário poisar o quadro numa superficie fixa para bater "em seco", aqui é necessário ter cuidado redubrado na superficie onde poisar o quadro, mas raramente é necessário recorrer a isto.

Estas são as tecnicas que utilizava quando necessário, não sei se serão as mais correctas, mas se alguém souber melhores informe ;)
Actualmente como uso caixas de direcção de rolamentos delados, essas nunca me ficaram presas. É só tirar o avanço e puxar a suspensão.

Já agora, toma muita atenção quando desmontares a caixa, aconselho-te a ires pondo tudo por ordem e virado para o mesmo lado ;)
Se não depois para montar pode dar confusão :lol:
 
#10
EU nunca tirei nenhuma aranha, e já desmontei a suspensões várias vezes para limpar/lubricicar ou mesmo mudar a caixa de direcção. A Aranha deixo sempre a mesma. Pois desde que seja de boa qualidade, esteja bem agarrada ao tubo e não vá subindo ao longo das vezes que apertas o parafuso da "tampa" da caixa não vejo grande necessidade da tirar.
Era isto que eu queria dizer :D Não ha necessidade de tirar a aranha para tirar a suspensão. De resto o dflip disse tudo
 
#11
Como já disseram não é necessario tirar a aranha para desmontar a suspensão mas se por qualquer motivo quiseres mesmo tirar a aranha, compras varão roscado na medida um pouco supeior á do tubo da suspensão, atarrachas um pouco na aranha e vais batendo no varão até sair por baixo, assim vai saindo sempre certinha e sem grande dificuldade!
 
#12
Relembro que uma aranha ao sair para cima, danifica-se mais que saindo por baixo, em 100% que saia por cima ou se tem muitaaaaaaaaaaa paciencia ou só 95% é que a tira sem ficar danificada, aconcelho vivamente a sair por baixo.
 
#13
Obrigado pelas resposta.
Mas agora senti a caixa de direcção um bocado presa e a fazer um barulhos esquisitos, por isso queria abri-la e lubrificar, alguém sabe como se tira uma caixa de direcção.
A minha bike e uma vag mission ultra de 2007(presumo)
 
#15
obrigado jmdcfigueiredo
Alguem sabe que tipo de caixa utiliza a minha bike?
Se ajudar tenho imagens dela no facebook.
O meu nome e Fábio Almeida e a imagem e um jipe dos bombeiros.
 
Last edited: