Como mudar os rolamentos dum eixo integrado Aerozine

jppina

Member
Quem tem uma pedaleira Aerozine (ou MSC, já que a Aerozine é que as faz) tem a vida facilitada se pretende substituir a baixo custo os rolamentos do eixo pedaleiro (conseguem-se facilmente no ebay a pouco mais de 3€ cada um). De facto, é muito simples fazer a sua mudança, contrariamente aos Shimano que dão mais trabalho… Claro que é sempre mais fácil comprar um conjunto novo, mas também sai mais caro. Crise a quanto obrigas :D

1º temos de retirar a protecção plástica que cobre os rolamentos (uma chave de fenda estreita serve perfeitamente. Nesta foto pode ver-se um copo já sem a protecção, o outro com esta a ser retirada e por trás as ferramentas que vão ajudar no trabalho.
35b8qv8.jpg

2º Coloca-se o copo na “cama” que vai servir para suportar o copo mas permitir a saída do rolamento. Pode ver-se que o rolamento está saliente e vai desta forma permitir a sua fácil remoção.
e64uf5.jpg

3º Com o saca rolamentos artesanal, basta uma martelada e o rolamento sai.
673a5z.jpg

4º O rolamento velho já saiu por baixo, o copo já está limpo e pronto a receber um novo rolamento.
nfla53.jpg

5º O lado oposto ao saca rolamentos artesanal serve também para colocar o novo rolamento. Basta encaixá-lo e depois posicioná-lo no copo.
30as8oy.jpg

6º Já posicionado basta agora mais uma martelada para o colocar no lugar. (pode também ser feito num torno… mas demora mais :D)
2a7vedx.jpg

7º Com o rolamento colocado, basta agora voltar a colocar a protecção plástica para terminar..
2rz9f8g.jpg

8º Done :wink:
2e3omc6.jpg

Os rolamentos velhos, os novos prontos a usar e as “ferramentas”.
15rgydf.jpg
 
Top