Como montar uma bicicleta de montanha (quase) do zero

Jepas

Super Moderador
Como montar uma bicicleta de montanha (quase) do zero
montagem1ao2.jpg


Primeiro há que juntar todas ferramentas necessárias para a montagem:
montagem2gf9.jpg


Suporte, chaves allen, chaves torx, chave dinamométrica, chave de roquete, massa, frenante, alicate de corte, pontas e de cabos, quebra-correntes, chave hollowtech II e chave de cassete.
Nesta montagem vamos começar já com os pneus UST montados e com líquido anti-furo. Assim sendo basta montar-lhe os discos e a cassete na roda traseira.
Os parafusos normalmente são Torx e já trazem frenante (de cor azul) para evitar que os parafusos se soltem com as vibrações.
montagem3jb2.jpg


O cepo Shimano é estriado, mas as estrias não são todas iguais, há que alinhar todos os componentes da cassete durante a montagem. Só há uma maneira possível de entrarem.
montagem4pz6.jpg


Depois de colocadas todas as partes da cassete, é necessária a chave de cassete para apertar a porca (lock-ring).
montagem5rd8.jpg


Na roda da frente basta montar o disco e ficamos com as 2 rodas prontas para mais tarde serem instaladas.
montagem6oj7.jpg



Vamos concentrar agora a atenção no quadro. Existem muitas medidas importantes além da geometria e nem sempre são do conhecimento geral:
Diâmetro do espigão, diâmetro e tipo do desviador dianteiro, rota do cabo do desviador dianteiro, altura e diâmetro da testa, largura do eixo pedaleiro e distância e largura entre olhais do amortecedor.
Neste caso vamos usar um quadro Trek Fuel de 2004 com 31.6 de espigão que vai ser reduzido por casquilho a 27.2.
montagem7ss9.jpg


Com o casquilho introduzido podemos colocar o espigão de selim.
montagem8yi9.jpg


O espigão ainda não será ajustado nem levará o selim, apenas é montado nesta fase para suportar a montagem no stand.
montagem9qn9.jpg


Normalmente os quadros de suspensão total já trazem o amortecedor montado. Para exemplificar vamos montar um Fox Float RL de 165mm entre olhais.
Aconselha-se a usar frenante nestes parafusos…
montagem10by0.jpg


e apertar com chave dinamométrica verificando o seu aperto em intervalos de tempo definidos no manual.
montagem11xj8.jpg


Segue-se a montagem do eixo pedaleiro. Convem verificar a integridade da rosca, limpá-la e usar um pouco de massa.
montagem12xl5.jpg


A medida neste quadro são 73mm, logo apenas será usada uma anilha espaçadora no copo do lado direito. O copo esquerdo tem rosca direita (aperta no sentido horário), o copo direito tem rosca esquerda (aperta no sentido anti-horário).
montagem13uh0.jpg


Segue-se a montagem da caixa de direcção. Esta é a maneira usada nas oficinas, ou seja, com a ferramenta certa (a prensa). A maneira mais fácil é montar um copo de cada vez, assim elimina-se o risco do copo enjambrar.
montagem14mk2.jpg


O processo repete-se para o copo superior, depois disso insere-se a suspensão que já tem a pista inferior da caixa e aranha montadas.
montagem15lt2.jpg


A suspensão é fixa primeiramente com o topo da caixa de direcção. Por cima ficam anilhas (se necessário) e o avanço. O sistema fica completo com a tampa da caixa. Este parafuso serve para eliminar a folga, por isso basta apertar levemente para eliminar a folga e não criar prisão na caixa.
montagem16cu9.jpg


Com o avanço montado segue-se o guiador e assim teremos uma primeira estimativa do alinhamento da direcção.
montagem17ev2.jpg


O fabricante do avanço anuncia 5 N.m para os parafusos do avanço. Convem apertá-los alternados e com uma chave dinamométrica.
montagem18ur5.jpg


Com o guiador montado podemos instalar os manípulos de mudanças mas sem apertar em demasia, só no fim saberemos a sua posição correcta.
montagem19pj1.jpg


Na secção traseira já é possível montar o desviador.
montagem20je3.jpg


Na frente antes de instalar o desviador dianteiro é necessário instalar a pedaleira primeiro. Neste caso como é um sistema HollowTech II (eixo integrado) é preciso uma ligeira pancada com um maço de borracha para que o eixo atravesse por completo os copos.
montagem21rd6.jpg


Seguidamente vamos instalar o braço esquerdo da pedaleira, neste caso com uma chave allen nº 8, o aperto recomendado são 40 N.m
montagem22yl3.jpg


Como se verifica, existe um espaço entre o braço e o copo, é necessário eliminar esta folga rodando o anel do braço. No fim é preciso apertá-lo para que não se solte com chave allen 2.5.
montagem23ap0.jpg


Antes de terminar, é necessário colocar um anel roscado que protege a rosca do braço esquerdo. É instalado com uma ferramenta específica da Shimano (TL-FC35) e tem rosca esquerda.
montagem24lo2.jpg


Com a pedaleira montada seguem-se os pedais. Convem lubrificar as roscas com massa, isto impede que calcinem e ajuda na sua desmontagem no futuro.
montagem25kf9.jpg


O desviador dianteiro já pode ser montado. É mais fácil de tivermos o bloco de ajuste (cilindro verde na imagem) porque é nesta posição que devemos regular a altura no quadro.
montagem26dg2.jpg


Os desviadores estão no sítio, é altura de montarmos as bichas. Neste caso estavam pré-cortadas à medida.
montagem27zm7.jpg


Convem deixar alguma folga para a rotação do guiador e para o movimento da suspensão.
montagem28np8.jpg


Com as bichas instaladas basta abrir o parafuso dos manípulos, pô-los na sua posição de descanso (1x9) e inserir o cabo que vai sendo guiado pelas bichas até aos desviadores.
montagem29tw1.jpg


Seguidamente montam-se os travões de disco sem apertar em demasia, pois só podem ser afinados com a roda e o disco montados.
montagem30xq0.jpg


montagem31hh0.jpg


Nesta montagem usou-se uma guia para o tubo do travão da frente.
montagem32yj3.jpg


Neste momento montam-se as rodas para que se possam afinar a posição dos travões relativamente aos discos.
montagem33hf1.jpg


É a vez de instalar o selim, consoante o espigão é preciso ou não retirar a chapa superior para fazer assentar os carris.
montagem34em9.jpg


O ajuste da inclinação deve ser feito com a bicicleta assente no chão, por isso, este aperto é provisório.
montagem35xi8.jpg


É agora possível finalizar o alinhamento da direcção apertando os parafusos do avanço que abraçam a coluna de direcção.
montagem36hp9.jpg


No guiador apenas faltam os punhos. Esta pode ser uma tarefa deveras complicada sem algumas ajudas. Para os punhos Ritchey WCS a laca e o compressor são praticamente inúteis. A melhor maneira será molhar o guiador e o punho e enroscar com força e paciência. Pode ser usado álcool ou água para facilitar a montagem.
montagem37ur3.jpg


Aproveitando o facto de a bicicleta se encontrar suspensa no ar, vamos finalizar a transmissão colocando a corrente (neste caso com um elo rápido).
montagem38fb8.jpg


Falta apenas afinar a transmissão, prendendo os cabos aos desviadores e fazendo os devidos ajustes. Para evitar que o cabo desfie na ponta, vamos colocar terminais próprios que são presos usando o alicate das bichas.
montagem39bh2.jpg


É altura de colocar a bicicleta no chão para os ajustes finais.
O selim deve ser regulado neste momento e a sua orientação deve ser paralela ao chão. Novamente existe um valor máximo do aperto especificado pelo fabricante do espigão.
montagem40zp8.jpg


Para finalizar vamos ajustar a posição dos manípulos e das manetes, para que fiquem alinhados com a posição natural das mãos em andamento.
montagem41wj2.jpg


No fim, basta prender o tubo hidráulico do travão traseiro aos suportes do quadro, por vezes é necessário o uso de abraçadeiras (zip-ties).
montagem42mv5.jpg



Projecto finalizado.

Jepas
 

CMSR

New Member
muito bem. parabens pelo trabalho

(por enquanto so consigo ver a 1ª foto, mas li o texto e está resumido mas bem explicado. aguardo que as fotos apareçam :wink:)
 

Batas

New Member
Porreiro. A bike era tua? Ficaram a faltar apenas fotos de todos os passos... :mrgreen:

Na parte dos apertos estou a construir uma listinha dos parafusos da minha btt... Pode servir para algo/alguem... Ou não... :D

4t3wqp.jpg


Recomendo também o uso de massa de montagem, principalmente para zonas de contacto em que os componentes são muito lisos, como componentes em carbono. Atenção que esta massa não tem a função de lubrificar como uma massa normal, mas sim tornar as susperfícies mais rugosas.

Isto permite baixar o torque de aperto em 30% para ter o mesmo efeito. Já verifiquei, e realmente ajuda e muito. Daí que na lista que coloquei tem um campo onde tem os valores de torque máximo e o que eu considerei suficiente para o meu caso. Usei a dita massa em todos os pontos de contacto carbono/carbono e carbono/alumínio.
 

fitty77

New Member
Este DEVE ser um excelente post. E digo DEVE, porque se conseguisse ver as fotos ERA MESMO um excelente post... :mrgreen: Na boa. Sou só eu ou há mais pessoal que não consegue ver as imagens. Apenas vejo a primeira. Cumprimentos
 

ch0capic

New Member
fitty77 said:
Este DEVE ser um excelente post. E digo DEVE, porque se conseguisse ver as fotos ERA MESMO um excelente post... :mrgreen: Na boa. Sou só eu ou há mais pessoal que não consegue ver as imagens. Apenas vejo a primeira. Cumprimentos

Já somos dois... :roll:
 

Narciso Magalhães

Active Member
Estás de parabéns Jepas. O tópico está espectacular. :D :D :D
Eu também só vejo a primeira fotografia, se as outras também ficassem visiveis era o ideal. :mrgreen: :mrgreen:






Cumprimentos Betetistas.
 

JorgeSantos

New Member
Este é um dos melhores Tópicos do Fórum :yeah:


5000 Mil (Queimas) :lol: para o Jepas :!:

Até dá vontade de desmontar a Bike toda :mrgreen:
 

fg

New Member
Excelente!
Grande tópico, Jepas.





off topic: e essa geringonça está em condições de andar no próximo domingo? :wink:
 

Narciso Magalhães

Active Member
Agora sim com as fotografias todas o tópico está ainda melhor. :mrgreen: :mrgreen:
Não sei se este tópico é o melhor do forum mas concerteza que é um dos melhores, sem dúvidas. :p :p :p :p
 

nioxys

New Member
esta de facto excelente.... ajuda bastante a perceber certos pormenores que as vezes falha e assim montar uma bike na perfeiçao... PARABENS.. este topico vai ser bastante util a mim no futuro...


cumps
 

sinais

New Member
Jepas, este veio mesmo a calhar para servir de manual na montagem da SS :mrgreen: (com as devidas alterações :lol: )
 

miguelromao

New Member
Irra que essa treck esta mais vezes desmontada que andar :D

Também já faço algumas coisa na minha quando tenho tempo mas, a parte da caixa de direcção e da cassete ainda não aventurei... até porque falta-me ferramenta para essa etapa.


Parabéns Jepas está muito bom este tópico.

:eek:fftopic: o grupo necessita de umas aulinhas

um abraço
 
Top