Como montar uma bicicleta de montanha (quase) do zero

#21
Boas! Está realmente excelente.... eu que tinha algumas dúvidas sobre como fazer algumas operações, já fiquei mais que esclarecido!!

Parabéns Jepas pelo tópico!!! :mrgreen:

acho que com isto vai haver uns quantos novos mecânicos caseiros!!! :mrgreen:

cumps!
 
#22
Sabermos trabalhar com todos os componentes da bike é uma das melhores coisas que devemos procurar. Da-nos segurança para se algo correr mal nos trilhos ao mesmo tempo que nos torna independentes das lojas e dos seus por vezes duvidosos mecanicos. Tudo é muito simples depois de explicado, so nao convem muito é aventurar-mo-nos por certas areas mais sensiveis, sob pena de estragarmos algo. Ja pratico btt ha muito tempo, mas nestes ultimos 6 meses procurei aprender tudo que posso e ir adquirindo as varias ferramentas. Actualmente a minha bike foi integralmente montada e afinada por mim, tal como tambem lhe faço toda a manutençao. Recomendo esta aprendizagem a toda a gente.
:wink:
 
#25
boas,
excelente tópico 5*

Jepas podias fazer um tópico como lubrificar uma bike dos pés à cabeça, com os produtos necessários, e fotos...

só uma ideia.

cumps
 
#28
Muito bom, mesmo.

Mas em relação à pedaleira, nem toda a gente tem uma XTR, que (corrijam-me se estiver errado), é montada/desmontada da mesma maneira que uma XT, que são as duas Hallowtech II. Eu, por exemplo tenho uma Shimano Deore Hallowtech (octalink), e as ferramentas para a desmontar são diferentes dessas, assim como para uma Simano Alivio.

Tive de comprar essas ferramentas para a desmontar. Vou tentar mostrar aqui, com fotos como desmontar uma Deore Hallowtech, como desmonstar uma Alivio, e como montar uma XT.

Posso colocar neste post essas informações?
 

Jepas

Super Moderador
#29
Boas,

a pedaleira XTR 970 é mais difícil de desmontar que a pedaleira XT 760, porque possui uma ferramenta que serve de batente, transformando o parafuso de aperto num sistema auto-extractor. A montagem é semelhante, não igual.

Este tópico serve genericamente para se ter uma ideia de como todos os componentes entram na bicicleta, porque eu sei que ninguém tem uma bicicleta igual a esta. Este tópico é um exemplo, devem sempre seguir-se as instruções do fabricante e sublinho que o tópico é sobre a montagem (claro que tive de desmontar as peças antes) mas o desafio era mostrar como se monta.

Podes colocar a aqui toda a informação que aches necessária e que acrescente valor ao tópico.

Jepas
 
#30
Bem, então aqui um tutorial de como desmontar uma pedaleira Shimano Deore Hallowtech. Para a montar, é fácil, depois de ver as imagens.

São necessárias as seguintes ferramentas:



Um extractor para o eixo pedaleiro, um extractor de cranks, e uma chave sextavada (acho que é assim que se diz) de 10mm, para além de uma chave inglesa.

Com a chave sextavada, tira-se a pequena rosca, dos dois cracnks, como mostra a imagem seguinte: (atenção que é preciso um pouco de força, eu usei o pé)



Seguidamente, com o extractor de cranks, vamos retirar os dois cranks. Enrosca-se o extractor no crank (não é preciso apertar muito):



Depois, usando a chave inglesa e aplicando-a na segunda porca (a que fica mais longe do crank), vai desapertando até o crank começar a sair

ATENÇÃO: no crank do lado dos pratos da pedaleira, desaperta-se no sentido dos ponteiros do relógio, como se tivessemos a apertar.



Podemos ver o crank a sair para fora, conforme vamos apertando o extractor:



A certa altura o crank acaba por sair:



Para retirarmos o eixo pedaleiro, usamos o extractor de eixos:



E pronto, tirado o eixo, está feito. Para a montar, já deve ser mais fácil agora.

De seguida, vamos montar uma Shimano XT. As ferramentas já são menos. Usei uma ferramenta para apertar os rolamentos da XT ao eixo da bike, e uma chave inglesa:



Escusado será dizer que devemos limpar bem o eixo, e de seguida usar massa lubrificante (eu usei à base de teflon) para lubrificar bem o eixo, para que as roscas não 'colem' com o tempo.

Vamos agora encaixar os rolamentos em cada lado do eixo. No meu caso, usei a 3 anilhas que vêm com a pedaleira. Duas do lado dos pratos e outra no outro lado. O meu eixo é de 68mm.
Para apertar os dois rolamentos no eixo usamos a tal ferramenta, juntamente com a chave inglesa:







ATENÇÃO: no lado dos pratos aperta-se no sentido contrário dos ponteiros do relógio. Essa informação está no próprio rolamento.

Apertados os rolamentos, enfia-se o eixo com os pratos.





E pronto, agora basta apertar os cranks com uma chave allen, e depois os pedais.

Espero que não me tenha esquecido de nada. Qualquer coisa avisem.
 
#31
Boas...
Eu tive um pequeno contratempo com o alcatrão há uns dias :D e precisei desapertar o parafuso de topo da caixa de direcção para endireitar o volante. Entretanto depois em casa a verificar o material notei que havia uma pequena folga quando travava com o travão da frente e empurrava a bike para a frente. Apertei bastante o parafuso de topo e acho que folga desapareceu. Mas ao ler este post onde o Jepas diz que devemos apertar levemente fiquei com receio de ter apertado demais... É só este parafuso que tira a folga?

Cumprimentos a todos.
 

Jepas

Super Moderador
#32
Sim, é só o parafuso do topo que retira a folga. Para endireitar o guiador não é preciso mexer no parafuso do topo, basta mexer nos que apertam a coluna de direcção.

Jepas
 
#34
Boas...

i_mendes, está muito BOM!!!!

Eu também tenho uma pedaleira Deore Hallowtech, e queria-a desmontar, anda danada a fazer pipocas(uns clicks de vez em quando), mas tenho um pequeno contratempo, só tenho a chave Allen 10mm

Será que é possível fazer essa etapa sem ter que recorrer a essas chaves????? É que ela não é propriamente barata!!

http://www.patocycles.com/site/inde...facturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=32
(Acho que é esta!!)

http://www.bikezone.pt/bicicletas/product_details.php?category_id=103&item_id=314

Aguardo resp. ^^,

Cumps!
 
#35
Para tirar os cranks só mesmo com essa chave, ou então só à martelada, o que não é muito aconselhável. Penso que não existe outra maneira de tirar os cranks sem ser com essa ferramenta.

O mesmo se passa para tirar o eixo. Eu como fiz sempre assim, não conheço outras maneiras. Pelo menos assim sei que não estrago o material.

Tirei duas pedaleiras (uma Alivio e a Deore). Se tivesse ido à oficina da Decathlon teria que pagar mais ou menos 15 € por cada, e depois montar a XT. Já recuperei em muito o investimento que fiz nestas ferramentas.
 
#37
Boas, estou á pouco tempo no btt e não sabia da existencia deste tópico (não procurei), mas agora que descobri tenho que dizer que é excelente e que ajuda bastante, e leva-me a concluir que o meu mecânico tem muito que aprender e aperfeiçoar.

Cumps

Jorge Faria
 
#38
Eu também recentemente desmontei completamente a minha bike até ficar só com o quadro... mas também não tinha chaves para a pedaleira alivio...o que fiz foi ir à decatlhon com a bike completamente desmontada (só a faltar a pedaleira) e pedir com jeitinho e por 0€ o senhor lá me tirou a pedaleira e o cubo :mrgreen: depois montar a XT já foi mais fácil... só pedi emprestada uma ferramenta e já está :mrgreen:

p.s.- na hora de pedir, dás aquela tanga que compraste pedaleira nova e esta nova utiliza ferramentas diferentes e que para a nova já compraste na decatlhon e que agora só não querias era gastar mais dinheiro em ferramentas para tirar a velha já que não ias precisar mais delas...
 
#39
O tópico está 5*****, simplesmente dá vontade de desmontar a bike e voltar a montar :#1:, pena que não possamos ter as ferramentas todas, as especificas de oficina, tambem porque não desmontamos assim tantas vezes e quanto á parte de afinações de desviadores e travões hidraulicos, é necessário experiência para ficar 5***** :mrgreen:assim como quando vem da oficina para onde a levo :hehe:
 
#40
Boas sei que o topico já ca está à algum tempo mas só agora é que o vi.
Ta mesmo muito fixe. Então para rokies como eu esta mesmo muito bom.
É muito util.

Cumps
HMatrix