Como Limpar o Camelback...

Alf

Active Member
Estou aqui a criar um tópico sobre como limpar um camelback. Aqui põem-se algumas questões, consoante a mochila (reservatorio):
:arrow: Nos camelbacks (como o meu) existe o problema da limpeza fisica porque o reservatorio não vira do avesso, tem que se meter a mão para limpar (isto nos mais recentes porque nos antigos nem quero pensar) e são MUITO complicados de secar pois as paredes "colam".
:arrow: nos Hydrapacks é só virar do avesso por isso são uns sortudos.
:arrow: noutros eu desconheco mas, pelo menos os da vaude parecem faceis de limpar pois o reservatorio é parecido com o dos hydrapacks

A única questão que se coloca EM TODOS são as bacterias. Como se limpam?? Aquele material preto que se forma na mangueira e na valvula... beeuuueehhhhh que nojo... Bem, explicados os problemas passemos as tecnicas de limpeza:

1º -> desmonta-se a mangueira e a valvula (torneira)

2º -> Fase de Limpeza:

A Válvula

Para isto uso a escova (no meu caso e da Vaude porque é bem mais barata que a da camelback) enfio-a pela cabeca da valvula (nos Hydrapacks é impossível) e esfrego. A seguir limpo com alcool e passo por agua abundantemente.

O tubo

A parte mais simples: É só passar a escovinha várias vezes, passar por água com detergente da loiça, alcool (esporadicamente, quando estou num dia mesmo hipocondriaco :mrgreen: :mrgreen: ) e está limpo.

O Reservatório

Este é o cabo dos tormentos. No meu caso, como tenho um Camelback (mesmo da camelback) lavo-o com detergente da loiça e agito bem. depois... parece limpo... pois aí é que começa o problema. Aquilo ganha microbios se não for bem seco ou se as paredes estiverem em contacto...

Para secar: eu uso a escova da mangueira dobrada para fazer de espaçador e deixo secar ao ar.

Li em foruns estrangeiros que se deve por uma pastilha efervescente de limpar dentaduras ( :lol: :lol: :lol: ) quando se chega da volta e deixar repousar durante um tempo. Segundo eles estas pastilhas fazem o efeito das da Camelback que são caras como o raio, e que isto assegura uma limpeza boa, sendo aconselhável lavar mesmo o reservatório uma vez por semana. Vou começar a experimentar isto...
Outros dizem para limpar com H202 (Hydrogen Pyroxide), não há bactéria que resista...
Dizem ainda para deixar ao sol, mata as bactérias mas estraga o reservatório...

Este é o meu método, gostava que aqui expusessem os vossos, de modo a que todos aprendamos, e ensinemos que está a cometer erros, pois, a meu ver, com a saude não se brinca (até porque a água com sabor a plastico sabe mal :D )

:bompost: :podio:
 

CMSR

New Member
faz como eu. qnd chegas a casa passa o reservatório por água e depois pões no frigorifico (no congelador não). desde q optei por esta técnica (ensinada por alguem experiente) nunca mais ganhou bolor nem mau cheiro.
 

miguelromao

New Member
eu quando chego a casa pego numas escovas que comprei da própria camelback e esfrego com um pouco de detergente e água quente e ponho a secar.e Jà está pronta para a próxima.
 

paisagens???

New Member
já exprimentaram meter coca-cola dentro do saco??!! é o que eu faço as vezes(devian era ser +)
bom .... o que inporta é que ainda cabe alguma água lá dentro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

T. Santos

New Member
Eu tive uns tempos parado e esqueci-me se secar o reservatorio, e agora o reservatorio parece ter um tom esverdeado na base, como faço para tirar isso? o meu camel é da montecampo, e acho que o reservatorio nao se vira do avesso. Obrigado pela ajuda.
 

defenderone

New Member
:p Boa pergunta!! Sim senhora! eu já tentei com escovas e água quente e não sei mais o quê, e aquele sarro preto não sei de maneira nenhuma! Possivelmente vou ter de comprar outro...


Saudações LR
:D
 

S.S.

New Member
Boas.
Pelos vistos o clube dos irritante, esverdeantes e inconvenientes microorganismos no tubo e bocal do Camelback é vasto. Pois bem durante 5 ou 6 meses 5* só no dia em que um colega a quem emprestei a mochila decidiu meter Isostar lá dentro é que o caldo ficou entornado. 1º foi o sabor do Isostar que teimava em não sair, depois começaram a proliferar as tais algas. Já experimentei água quente, água com sal, água com lixívia, detergente da loiça e etc. Resumindo, passdos alguns dias tudo na mesma. Há, também comrei um desses ditos kits de limpeza "caríssimos" e... parti o escovilhão dentro da mangueira, porque a sujidadesó saia rodando o escovilhão e tanto rodei...

Isto tudo para dizer que nem todas as experiências são iguais. Os microorganismos podem ter diversas composições, consoante aquilo que lhe deu origem. Vou fazer a ultima tentativa "pastilhas dos bébés", se der o JACV está de parabéns, se não lá vou eu comprar outra bolsa, o pior é que quase é o preço de uma mochila nova. :cry:
 

Ratolas

New Member
O meu como uso Isostar, rápidamente ficou cor de laranja.
Já experimentei Amukina e só ficou a saber a lexivia. Espremi 2 limões lá para dentro e juntei sal, deixei no frigorifico e perdeu um pouco a cor. As pintinhas pretas vão aparecendo cada vez mais embora vá limpando com os escovilhões.
Últimamente tenho feito o seguinte: se vou andar no dia a seguir ou não tenho pachorra para limpar, encho com água e ponho no frigorifico, depois é só juntar o maldito pó. Se só pretendo andar para o fds seguinte, passo tudo por água e deixo a secar com uma régua lá dentro(para arejar e as paredes não colarem).
Até ver tenho-me dado bem. Aceitam-se mais sugestões.
 
Eu tenho o meu Camelback há anos... sem exagero... á mais de 5 anos... E nunca tinha tido problemas de bacterias... até que:

Este Verão decidi meter um pó hidratante da Decathlon no saquito... que ideia mais parva... ficou uma m*rda... todo preto, desdo o saco, ao tubo, á valvula...

Se o arrependimento matasse, nem se eu fosse gato, já cá andava....

Solução, comprei um saco (apenas o saco) na Decathlon... quando é para meter cenas na água, levo o cagado... quando é água sem nada, levo o novo...
 

CD

New Member
Lavo com vinagre misturado com muito pouca água, fecho o bocal, agito e deixo estar alguns minutos. Depois retiro o vinagre, passo só por água e ponho no frigorifico com a tampa aberta.

CD
 

strocto

New Member
CD said:
Lavo com vinagre misturado com muito pouca água, fecho o bocal, agito e deixo estar alguns minutos. Depois retiro o vinagre, passo só por água e ponho no frigorifico com a tampa aberta.

CD

Mais ou menos que quantidade de vinagre? Meio copo por exemplo? Resulta bem esse método? Sinceramente parace-me interessante já que o vinagre é um ácido mata tudo.
 

CD

New Member
Normalmente ponho o vinagre a olho, mas penso que meio copo é mais que suficiente, acrescenta metade em agua para chocalhares melhor o saco.

O vinagre não só desinfecta, mas também corta o cheiro das bebidas isotónicas.

CD
 

José Martins

Administrator
Bem, ontem lá me decidi finalmente a comprar um kit de limpeza na Decathlon.
Fiz a limpeza utilizando detergente de louça normal, ficou tudo impecável, do reservatório ao tubinho e sem qualquer vestigio de sabores estranhos.
 

tlages

Member
cristovao martins said:
Bem, ontem lá me decidi finalmente a comprar um kit de limpeza na Decathlon.
Fiz a limpeza utilizando detergente de louça normal, ficou tudo impecável, do reservatório ao tubinho e sem qualquer vestigio de sabores estranhos.

Foi caro? É que os unicos kits que conheço são os da Camelback!
 

Chaves

New Member
Boas pessoal


Uma coisa posso dizer o camelback da muito jeito mas é uma verdadeira badalhoquiçe se não for lavado como deve de ser até podem ser os felizes comtemplados com uma valente caganeira, uma vez deixei-o com agua uma semana quando o lavei ate parecia que tinha lodo, e olhem que so meto agua do garrafão!!!

Eu comprei umas escovinhas proprias para o lavar e meto sempre umas gotinhas do AMUKINA para desinfectar, só assim fico mais confiante :shock:.


Xau
 

Chaves

New Member
Alf_PKS_0 said:
Chaves said:
AMUKINA para desinfectar

Usa antes lixívia. Hipoclorito de sódio à mesma e muito mais barato :wink:


He he he

Eu sei!!

Mas cada macaco no seu galho, eu tambem não lavo as cuecas com Amukina!!! :lol:

Prefiro o Amukina e sobrou-me muito da altura em que a Maria estava grávida.

Xau
 

Alf

Active Member
Chaves said:
Mas cada macaco no seu galho, eu tambem não lavo as cuecas com Amukina!!! :lol:

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Eu ando preocupado com os microorganismos que se andam a desenvolver no meu camelbak, nomeadamente ao nível da válvula... :-K
 
Top