Como Limpar o Camelback...

Chaves

New Member
Para lavar mesmo a fundo!!! Houve o conselho que alguem ai em cima ja deu!!! CoCaCola é do melhor, mete a valvula de molho de um dia para o outro e depois lava-a bem e vais ver que fica novo, caso não saibam a coca cola consegue disolver um osso em dois dias :shock:, e é utilizado por muitas firmas americanas para limpar motores e bornes de baterias :shock:.

Xau
 

shelltox

Super Moderador
ma vez deixei-o com agua uma semana quando o lavei ate parecia que tinha lodo, e olhem que so meto agua do garrafão!!!
Talvez o problema foi esse..é que a agua da bela da fonte ou mineral, alem de poder ter um PH baixo(mas isto é outra historia).. não tem nada que deixe um residual desinfectante, normalmente o cloro ou hipoclorito.

Os microrganismos que se fala, os verdes e negros(fungos), só se desenvolveriam(sim desenvolver! porque no fundo, já lá estão) com algumas condições(poucas e comuns): humidade, temperatura ambiente e ar.
Por isso para evitar o ideal seria quebrar as condições de desenvolvimento: secar o saco; fecha-lo sem ar; por no frigorífico. Eu como não tenho paciência para tanto, encho de agua da torneira(ou seja com cloro), retiro o ar e ponho no frigorífico.

Quanto aos sabores no saco.. acreditem, depende em muito do saco usado! Para mim mochilas de hidratação há muitas, sacos há camelbak. Já tive vários.. um serfal nunca consegui tirar o sabor a plástico, 1º camelbak depois de varias experiências saiu a cor e sabor com as pastilhas, por isso agora é só para agua..as bebidas vão no bidon.
 

ZeTT

New Member
Eu uso detergente para lavar o saco, peço à maria, porque a mão dela cabe dentro do bocal e ela esfrega aquilo bem esfregado com o esfregão da loiça.

Para lavar a mangueira, meto a mangueira de molho em lixivia pura alguns minutos, depois arranjo um fio de pesca (grosso de preferencia, para entrar melhor dentro da mangueira) com o dobro do tamanho do tubo, e a meio ato um bocado de algodão. Molho o algodão em lixivia e passo dentro da mangueira para a frente e para trás até sair o bolor todo.

O bocal vai para a lixivia também e uso um cotonete para limpar os cantos mais dificeis.

Depois para tirar o sabor da lixivia, encho um alguidar de água e uso a mangueira para esgotar a água do alguidar, ferrando a mangueira e deixando o extremidade fora do alguidar num plano mais baixo que a extremidade dentro do alguidar.

Claro que no final fico a pensar se não teria sido mais facil ter metido o saco a secar depois da volta.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Hum...

Estava aqui a ler, e cheguei à conclusão que sou mais badalhoco (ainda mais!) do que julgava ser.

O meu saco do camelbak deve ser levado para aí 4 vezes por ano (em anos bons, de muita paciência e pouca coisa que fazer :mrgreen: :lol: )

Acho que não recuperei daquela experiência traumatizante de ter lavado o camelbak com sonasol verde :shock: :shock: há uns anos, e apesar de o ter enxaguado 20 vezes, e o ter deixado secar durante 2 ou 3 dias, a água continuava a saber terrivelmente a sonasol
:greg:

(Gente esperta é outra coisa, e como se não fosse suficiente ainda venho aqui escrever isto :roll: :lol: :lol: )

Em todo o caso, aqui há uns tempos também fiz outra descoberta interessante,e felizmente não envolvia sonasol :lol: concretamente que a penicilina esse fabulástico antibiótico (natural) que normalmente nos chega sob a forma de injecções, deriva de nada mais, nada menos de um fungo, o belo do bolor do pão (Penicillium chrysogenum).

Vai daí, deixei crescerem uns fungos no dito saco, e estou com fé que seja 2 em 1, ou seja além de evitar que eu adoeça por via de combate imediato a qualquer maleita que me apareça, evita que eu apanhe injecções de penadur :mrgreen:

Ah, e claro, há o bonus de não ter que lavar o saco do camelbak :mrgreen: :lol:

Se entretanto ingerir 5 ou 6 girinos, que se lixe, o que não mata engorda :evil:

Agora a sério, não sei se existe alguma verdade naquilo que sugeri acerca dos fungos que se criam no camelbak terem um efeito bactericida como a penicilina, mas não sei também até que ponto a ideia é completamente descabida.
Em todo o caso deve haver por aí pessoal com formação académica capaz de me elucidar :mrgreen:

Nas 4 lavagens sazonais do meu camelbak, costumo utilizar uma quantidade muito reduzida de detergente da loiça, encho com água, abano o saco, faço a agua e a espuma sairem pelo tubo e bocal, enxaguo várias vezes com agua e tá feito.
A limpeza do tubo com um arame de cobre de espessura grossa q.b. com um bocado de pano daqueles de lavar a loiça é para quando tenho paciência :roll:

Se entretanto for desta para melhor, já sabem, foram as bactérias que se formaram no meu camelbak que me despacharam (LIVRA!!!!)

Boas lavagens :wink:
 

Bravellir

New Member
É curioso que leio o que vocês escrevem e fico surpreendido porque nunca lavei o camelback e ele nunca ganhou gostos, nem cores estranhas, seja verdes ou pretas :shock:
Pura e simplesmente nunca deixo o camelback vazio. Deixo sempre cheio, e antes de andar mudo a água.

Mas para quem se preocupa mais, existem produtos purificadores de água. Eu tenho os comprimidos micropur, que embora demorem 2 horas a "limpar" a água, se conseguem purificar água de ribeiros e lagos de certeza que conseguem purificar e eliminar os organismos dentro de um camelback.
Alem disso, meia dúzia de comprimidos de reserva na bolsa do camelback nunca se sabe quando vão dar jeito.

http://catalogo.coroneltapiocca.com/producto.aspx?f=113&id=MICROPUR&idioma=PO
http://www.norticampo.pt/catalogo.php?id=250
 

Alf

Active Member
Porra penicilina é que não... ainda me mata :cry:

Bravellir, quando enches o camelbak pões uma (ou duas) pastilha dessas? :-K
 

Bravellir

New Member
Acho que percebeste mal. Eu até hoje ainda não utilizei os comprimidos. Quando "construi" o meu kit, pedi ao médico para me dar qualquer coisa para purificar água para me desenrascar caso ficasse numa situação complicada e sem fonte de água de confiança. Depois quando vi que tinha de esperar duas horas fiquei um pouco desiludido e tinha intenção de pedir qualquer coisa de acção mais rápida mas nunca mais me lembrei :oops:

Nunca tive problemas de contaminação no camelback, mas se um dia os tiver a 1º coisa que experimento são estes comprimidos.

São do tamanho de um grão de arroz e cada um dá para um litro de água. Anexo a literatura.

micropurzt4jg6.jpg
 

Fura_A_maneira

New Member
Boas,

Se quiserem matar os microbios e esses seres marados que, quanto a mim dao energia, metam o camelbak vazio no congelador e deixem estar durante uns dias para ele congelar, depois tirem e deixem descongelar naturalmente.

Parece estranho mas mata os seres maléficos!! :D

Se quiserem outras formas existem umas pastilhas, tipo aspirina da Camelbak que são próprias para o efeito!!

Abraços

Fura_A_maneira
 

Bytes

Member
Fura_A_maneira said:
Se quiserem outras formas existem umas pastilhas, tipo aspirina da Camelbak que são próprias para o efeito!!

Ando há que tempos à procura disto... ainda só vi no site da Camel, não consegui achar em Pt nem numa loja online na europa...
 

Bytes

Member
Fura_A_maneira said:
Pois é caro Bytes até parece que não conheces a LDB, para a próxima que lá fores pergunta que nós temos.

Oops, por acaso lá não tinha perguntado. lol
 

XXXRIDER

Member
Bravellir said:
É curioso que leio o que vocês escrevem e fico surpreendido porque nunca lavei o camelback e ele nunca ganhou gostos, nem cores estranhas, seja verdes ou pretas :shock:
Pura e simplesmente nunca deixo o camelback vazio. Deixo sempre cheio, e antes de andar mudo a água.

Faço exactamente a mesma coisa e até à data nada de gostos ou manchas pretas.
 
K

kylkamp

Guest
Comprei a minha de uma marca "Kailash"

Como jah usei estou preocupado com a limpeza da mesma, estou utilizando água quente e a ideia ai em cima citada do vinagre.

Queria saber de algumas "dicas" para conservação da mesma e até mesmo de limpeza, etc..

Desde já Grato
 

cácá

New Member
Caro, existe um KIT próprio para limpeza de Camel Bak á venda na Decathlon, é barato, é o mais indicado e fica limpo impecavelmente.
 

José Batista

Administrator
A unica operação que costumo efectuar no saco,é quando chego das voltas retirar a água que sobrou e deixo ficar o mesmo estentido na corda da roupa.
E até á data ainda não apresenta nenhum sinal de estar a ficar com fungos.


SAUDAÇÕES BETETISTAS


2º RAID BTT MOURA TERRAS DE AZEITE 01 JUNHO
 
Nunca tive nenhum problema de fungos ou bacteriologia no saco de agua do camelback, simplesmente ao fim de cada utilização lavo bem sem químicos, e seco bem, assacodindo com força para escorrer e depois seco com o secador do cabelo ou encho-o novamente com agua 8)

Mas parte do truque é lavar sempre ao fim de cada voltinha :mrgreen:
 

MAMM

New Member
Lampa-se com as escovas e escovilhões, (kit da decatlhon) enche-se até meio deita-se borato de sódio, compra-se na farmácia em carteiras individuais, é super barato, limpa desinfecta e não deixa mau sabor.
Para secar uso uma colher de pau dentro do saco (aquelas que ASAE não deixa usar) do tamanho do saco e depois de seco, guardo aberto dentro da prórpria mocilha.
O tubo está revestido com um tubo de espuma preto (compra-se nas casa de acessórios de canalização, com sorte até te dão um bocado) que impede que o sol aqueça a água que por sua vez forme as tais algas ou o sarro.
Tudo barato e simples.
 
Top