Como fazer revisao completa Rock Shox Reba, Revelation, Pike Dual air/U-turn

Como foi explicado no link abaixo colocado, o problema não é maioritariamente da mola mas sim do atrito entre a tampa preta de aluminio e o plastico que roda lá dentro.
A solução passa por desmanchar o MoCo, eliminar o atrito por meio de desbaste do plástico na zona em causa e uma pequena alteração na mola evita soluções tipo parafusos... basta esticar para o dobro do tamanho a mola e passar o angulo de 90º da pontinha de baixo para um angulo de 50 a 55º (mais fechado).

Ambas as soluções necessitam de ser feitas em conjunto, pois o problema é a soma de 2 defeitos.

VT
 

fabiosilva

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Já vi o defeito oliana...é mesmo essa questao dos 45º...sem duvida. Como puseste a mola no sitio? Abriste por completo os cartuxo ou fizeste tudo por fora??? :)

Ok VT, é como dizes...um pouco dos dois problemas...vou tentar evitar a solução dos parafuso :) Obrigado
 
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oliana

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Boas VT.
Esse atrito foi a primeira coisa que eu eliminei. Nada se alterou na resolução. No entanto, e apesar de achar precisamente que a mola devia ser um pouco mais comprida (o fato de ser curta fazer uma força pouco dividida será o motivo para que acima o atrito seja maior e havendo mais folga não quer dizer que o atrito esteja eliminado) evitei mexidas e apliquei precisamente o parafuso para manter a ponta fixa. Nunca mais tive chatices. Só o fato de ter o peso de um minusculo parafuso a mais na suspensão (estou a brincar).
Se a solução passar por alterar o comprimento da mola tudo bem. E possivelmente será o que vou fazer na próxima revisão. Mas o parafuso vai lá ficar na mesma. Assim é garantido que ela não sai.
O fabiosilva pode começar a tentar mesmo pelo atrito do plástico.
Boas pedaladas.
 

oliana

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Se a mola saiu mesmo vais ter de retirar a tampa do MoCo, ou seja separar o plástico do metal. Desenrosca á direita (ainda não entendo porquê). Repara nos movimentos das peças no interior e nas voltas que dão. Ao montar vais ter de criar tensão na mola. Enfim, uma inversão do que fizeste na desmontagem. As voltas da mola na montagem são certas devido ao afinamento do floodgate.
Desmontei a primeira vez para desgastar o plástico e nada resolvi porque ainda não sabia a causa. Na segunda vez desmontei, mas acho que é desnecessário se a solução passar pelo parafuso.
Se a solução for a do VT, só mesmo desmontando.
Boa sorte.
 

fabiosilva

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Feito :) Uma operação bastante facil...e nem desbastei plastico nenhum. Limpei a zona plastica toda que está em contacto com o aluminio e retirei a mola, estiquei-a e fechei o angulo da pontinha da mola. Agora está 5 estrelas :) Apenas faz-me mais cerca de 0.5cm de curso quando bloqueada...penso que a valvula nao ficou bem centrada com os riscos...mas nem vou mexer mais, para a próxima manutenção já centro a valvula. :)
 

froids

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Caros, digam-me uma coisa se souberem.

Eu tenho uma Reba RL com bloqueio remoto, mas queria montar o bloqueio tradicional, ou seja, a ser feito directamente na perna da suspa, sem cablagens extra no guiador.
Existe a possibilidade dessa troca?!
Como identifico o cartucho de bloqueio antigo e onde posso adquirir o mesmo?!

Alguém sabe?!

Obrigado desde já.


Abraços
:xau:
 

oliana

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O lock do guiador funciona com a força da mola no interior do cartucho. Caso queiras uma alteração total, deves de ter de mudar algo no cartucho. A mola está lá dentro e a forçar sempre para o desbloqueio.
Para uma alteração artesanal, tens de retirar a mola do interior do cartucho e colocar algo para teres facilidade em rodar com os dedos, que só consegues com algum conhecimento da mecânica do interior da suspensão.
Claro que no representante, Ciclocoimbrôes, o fazem sem problemas. Com as peças necessárias. E sem chatices para ti.
Boas pedaladas.
 

froids

Active Member
Ok! Obrigado pela brevidade da resposta. Vocês são umas máquinas ;)
Tinha a ideia que teria que trocar o cartucho inteiro. Não me passou pela cabeça por-me a fazer alterações artesanais de qualquer espécie. Para isso fica como está que não chateia nada, porque apenas e só em raríssimas exceções é que uso o bloqueio da suspa.
Era só para se o quisesse fazer, ter essa hipótese.

Mais uma vez, thanks!
:yeah:

Abraços
:xau:
 

froids

Active Member
Klab, retiras-te o quê? O poplock no guiador, certo?!
Mas na perna da suspa ficou a peça sem cabo. Eu queria era substituir mesmo essa peça por outra. Para permitir o controlo do bloqueio ser feito na coroa e não atráves do poplock.

Abraços
:xau:
 

klaser

Well-Known Member
Não forids,eles tiram o bloqueador (MOCO) todo mesmo,e metem uma tampa no sítio...poupam uns 70/80g,sem contar o bloqueador remoto é claro...
 

Klab

New Member
Sim, há quem retire tudo, poploc, moco, etc mas no meu caso apenas retirei o poploc do guiador, não por uma questão de peso, mas como nunca bloqueava a suspensão, não estava ali a fazer nada e até agora não senti falta dele :)
 

oliana

Active Member
Boas VT!
Não vou a Santarem, mas gostava de ir. Inclusive para pedalar na maratona. Tirar alguma duvidas acerca das minhas rebas, porque afinal estamos sempre a aprender. E nada melhor que com quem sabe a sério. Quando estive na exposição há 3/4 anos?...era minha intenção de conhecer aquele que tem ajudado mais a malta do forum nas Rock. Não aconteceu. Fica para uma próxima oportunidade!
Boas pedaladas!
 

TMiranda

Member
Boas,

estou a pensar fazer a revisão completa À minha Reba Race de 2008

Alguém me sabe dizer a referencia dos kits de manutenção que preciso... o-rings, retentores, guarda-pós, óleo, etc
 

oliana

Active Member
Boas!
Este são os dados que vinham na saqueta adquirida por mim. Não sei ao certo qual o fornecedor internacional, mas apenas a loja que me vendeu. Os guarda-pós são iguais em todos os modelos e foram adquiridos na mesma loja. Não sei da embalagem original.

040809.REBA

11.4015.320.000

09 REBA SERVICE KIT
DA/MC

Serviu na reba sl 2007 e race 2008.

Qualquer duvida, dispõe!
 

oliana

Active Member
O oleo existe de várias marcas. É oleo de suspensões e é vendido tambem nas lojas de motos. 15w para o geral das câmaras e pernas, e 5 w para o motion.
 
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