Como eleminar sensação de bombeio na Spark 40

Metaphysic

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Boas

Tenho uma Spark 40 montada por mim. No inicio gostei muito da bike (ainda gosto) eliminei alguns dos problemas que tinha com a bike anterior (Bianchi Caal). No entanto continua a existir aquela sensação de bombeio da suspensão traseira.

Haverá forma de eliminar este bombear? Ja me foi dito que o RP23 não têm o funcionamento indicado para a geometria do quadro da Spark.

Não me sugiram quadros rigidos. Desde que entrei no mundo da TS que não aguento 1h numa rigida sem ser estrada.

Grato.
 

xisco

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Também tenho uma spark, mas esse bombear a que te referes é quando está bloqueada ou quanto está desbloqueada?
 

Gualdinof

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Boas

Não sei qual o funcionamento da Spark (gostaria de exprimentar, mas...) talvez diminuindo o SAG??? clocando mais ar, ou então optares por um RP23.

Cumpts. GAF
 

coelhone

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Boas.
Pelo que me dá a entender, um rp23 já ele tem
Parece querer é uma bike FS com um comportamento de uma HT e isso não há
 

Gualdinof

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:D

Má interpretação do texto.

Coloca o RP23 na posição 3, eu na minha Scalpel para ter esse tipo de funcionamento tive de o colocar na posição 3.

Cumpts. GAF
 

Metaphysic

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Desculpem o mal entendido.


Tenho o quadro Spark 40 com o RS Airo 2.R com bloqueio.

Peso 84/86.5 e coloquei 150psi no amortecedor.

Quando bloqueado bombeia que nem louco mas cerca de 8mm. ou seja não está estanque tem sempre um pequeno curso.

quando estou a pedalar sinto e verifico o sistema de amortecimento a actuar (bombeio)

dsc00449vf8.jpg


Falei na questão do RP23, devido ao que tenho visto por ai do PROPEDAL e etc... no entanto foi me dito que pela geometria do sistema de amortecimento traseiro o RP23 não iria funcionar.
O sistema de fixação do amortecedor não é directa. Penso que será neste ponto que o PROPEdal falharia. Corrijam-me se estiver enganado.

Qual a vossa opinião?
 

Gualdinof

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Boas

Em relação a geometria não posso opinar, mas se tens duvidas, nada como pedires a Loja para testar um RP23 quase de certeza que te facultarão essa opurtunidade e tiraras as tuas duvidas.

Eu penso que o RP23 não irá bombear, mas não te posso dar a certeza.

Nada como testar, ou esperar por opinião de alguém mais "sábio"

Cumpts. GAF
 

KoTaM

Member
Olá,

Amigo Metaphysic,

Tenho uma KTM Score 3.0 de 2009 e o amortecedor ( traseiro ) que vem nesta bike é o DT Swiss XM 180 e não bombeia nada na posição bloqueado ( este amortecedor só tem 2 posições, a saber: bloqueado/desbloqueado ) e como a geometria e filosofia das 2 bikes é muito semelhante se o puderes experimentar em vez do fox RP23 , talvez resolvas o problema.

P.s. Já verificaste as regulações do floodgate ? ( aquele roldana vermelha no topo do amortecedor ) , se calhar está regulado para libertar o bloqueio à mínima pancada e/ou o teu peso, por isso, talvez esse curso de 8 mm, experimenta rodar + para o lado da rigidez total.
Espero ter ajudado

1 abraço
KoTaM
 

xisco

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Então se calhar também podias optar por comprar o Nude TC que vem com as sparks de carbono! Posso-te dizer que quando bloqueado levas mesmo porrada como se fosse um rígida, com a pressão que eu ando, é um pouco mais baixa que o recomendado faz no máximo um bombeio de 1mm!!! Se levar mais ar de fica mesmo rijo, mas tenta experimentar o rp23 pois também estou curioso do seu funcionamento! :mrgreen:
 

BEJIX68

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O Ario 2R não tem regulação de floodgate.
As regulações possiveis no Ario 2R, são só Compressão, rebound e bloqueio.
Se ele na posição de bloqueado bombeia, penso que não está nas melhores condições.
Mas faz como o Gualdinof disse, fala na loja e pede para experimentar um rp23, porque um rp23, na posição 3 penso que não vai bombear.
Eu tenho um na minha Canyon e uso na posição 1, bombeia um pouco quando a subir, mas gosto assim.
Na posição 2 já não mexe, e na 3 então é demasiado duro, prácticamente não actua com qualquer irregularidade do terreno.
 
Eu tenho um Monarch 4.2 num quadro Spark 40 e mesmo com o bloqueio no maximo, o amortecedor nunca fica completamente no inicio.

No entant, não sinto muito bombeio, pois apesar de ficar quase 1 cm para dentro, dá a sensação que fixa nessa posição praticamente não se mexe, nem para um lado nem para o outro.

Pelo que conheço do RP23, o funcionamento é semelhante, embora no caso do 4.2 exista uma maior possibilidade de afinação do bloqueio.

No que diz respeito à instalação de um rp23, no quadro Spark, não deverá haver qualquer tipo de problema, da mesma forma que não haveria se montasses um DT ou o Monarch.
 

fitty77

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Primeiro, acho que o amortecedor que tens, se faculta o bloqueio, deve bloquear e ponto final. Por isso, alguma coisa de errado deves ter no amortecedor.

Depois, em relação ao RP23, é mesmo eficaz. E não é semelhante a um Monarch... O que ele faz é, com o pro pedal ligado, seguir bloqueado até haver necessidade de abrir (impacto com uma pedra, por exemplo) e depois voltar a fechar. Eu tenho um, ando sempre com propedal na posição 2 e não existe qualquer bombeio, nem a direito, nem a descer nem a subir, nunca (tenho a sensação que se alguém o tem e ele bombeia, pode experimentar outra posição de propedal até encontrar a que se adequa a ela). Pessoalmente uso a posição 2. Mesmo em descidas complicadas, aquilo anda sempre em propedal. É verdade que fica mais dura, mas continua a amortecer eficazmente, mantendo sempre a roda no chão. Nem sinto a falta do comando no guiador.... Sempre a andar.

Sinceramente, acho este sistema mais eficaz que um simples bloqueio

Se abrirmos o propedal, então a bicla torna-se num sofá... Bombeia o normal nesta situação

Em relação a não ser apropriado para uma Spark.... Não consigo perceber o porque....

Já houve malta que trocou o Nude (supostamente o que está apropriado para ela) pelo RP23 e ganhou com isso.... Faz uma busca pela net e depois vê.
 

grox

New Member
Primeiro, acho que o amortecedor que tens, se faculta o bloqueio, deve bloquear e ponto final. Por isso, alguma coisa de errado deves ter no amortecedor.

Depois, em relação ao RP23, é mesmo eficaz. E não é semelhante a um Monarch... O que ele faz é, com o pro pedal ligado, seguir bloqueado até haver necessidade de abrir (impacto com uma pedra, por exemplo) e depois voltar a fechar. Eu tenho um, ando sempre com propedal na posição 2 e não existe qualquer bombeio, nem a direito, nem a descer nem a subir, nunca (tenho a sensação que se alguém o tem e ele bombeia, pode experimentar outra posição de propedal até encontrar a que se adequa a ela). Pessoalmente uso a posição 2. Mesmo em descidas complicadas, aquilo anda sempre em propedal. É verdade que fica mais dura, mas continua a amortecer eficazmente, mantendo sempre a roda no chão. Nem sinto a falta do comando no guiador.... Sempre a andar.

Sinceramente, acho este sistema mais eficaz que um simples bloqueio

Se abrirmos o propedal, então a bicla torna-se num sofá... Bombeia o normal nesta situação

Em relação a não ser apropriado para uma Spark.... Não consigo perceber o porque....

Já houve malta que trocou o Nude (supostamente o que está apropriado para ela) pelo RP23 e ganhou com isso....

:exacto:

Compra um RP23 ou, se não quiseres gastar tantos €€€, um RP2 e a bike fica outra...
 

RTC

Super Moderador
Com Ario, Nude ou o que quer que seja, nao deves ser o unico a queixar-te do bombeio numa Spark...
 

konsalik

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Uma spark com o nude bombeia??? :shock: Com o RP23 a spark fica a ganhar? :shock:
A spark com o nude tem 3 modos, bloqueado(fica rigida MESMO), Traction, so faz 70mm de curso e todo aberto que faz os 110mm, melhor que isto, n é facil....Sem duvida que o RP23 é excelente amortecedor, mas é um "generico", o nude foi feito exclusivamente para a spark, por isso acho estranho o RP23 melhorar seja no que for a spark. :)
 
Com Ario, Nude ou o que quer que seja, nao deves ser o unico a queixar-te do bombeio numa Spark...

A Spark com o Nude, não bombeia absolutamente nada no modo bloqueado, mas quem não faz competição e quer apenas dar uns bons passeios não quer andar "totalmente bloqueado". Se assim fosse comprava uma scale.

Eu uso o Monarch (quase sempre) com o footgate totalmente fechado e apesar de tal como na reba o bloqueio não ser total, o "bombeio" é minimo e não prejudica o rendimento. O amortecedor fixa-se na zona do SAG e faz apenas uns ligeiros movimentos. A descer anda sempre desbloqueada. O Rebound está sempre mais para o lado da tartaruga.

O Monarch 3.3, tem 3 posições de footgate pré definidas e funciona de uma forma muito semelhante ao RP3. O 4.2, tem footgate variavel, mas de resto é identico ao 3.3.
A principal direfença do monarch para o RP3 é a mesma que existe entre uma RLC e uma Reba. Ou seja, a fox é mais eficiente e mais cara. Quem quer o melhor tem que pagar mais, como é normal nestas coisas.
Quando comprei o Spart 40 estava no limite do orçamento e o Monarch foi uma boa alternativa. Não estou arrependido.

Bem pior são os DTSwiss que são muito leves, muito eficientes, mas não têm posições intermédias de bloqueio. Ou 100% aberto ou 100% fechado
 
Uma spark com o nude bombeia??? Com o RP23 a spark fica a ganhar?
A spark com o nude tem 3 modos, bloqueado(fica rigida MESMO), Traction, so faz 70mm de curso e todo aberto que faz os 110mm, melhor que isto, n é facil....Sem duvida que o RP23 é excelente amortecedor, mas é um "generico", o nude foi feito exclusivamente para a spark, por isso acho estranho o RP23 melhorar seja no que for a spark.

A Spark (com o nude) é uma máquina feita para a competição.
Por vezes há quem prefira um pouco mais de conforto ou outro tipo de afinações, mas não queira deixar de ter o "prazer" de pedalar numa Spark.
 

fitty77

New Member
Não acho que é por ser feita para a competição, que não pode ser alterada por forma a servir os preceitos de cada utilizador, e mesmo assim continuar afinada para a competição mas em concreto para cada um, pois somos todos diferentes.... Já experimentei o Nude, e sinceramente, não me surpreendeu. Talvez se tivesse outro amortecedor na minha bike, ou uma rigida, ele me surpreende-se, mas não foi o caso. Acho-o muito limitativo (em termos de funcionamento). Aberto, fechado, ou controlo de tracção (ou melhor, com uma dureza maior que aberto e inferior a fechado e um curso mais limitado... mas não é um funcionamento diferenciado activo em toda a faixa de amortecimento) e não achei a bike assim tão rápida quanto isso (semrpe em termos relativos, claro). Mas para mim, continua a ser uma das bikes com que sonho, mas talvez com outro amortecedor (um dia quando for grande)...

E não prefiro o RP23 pela questão do conforto (para terem uma ideia, o pro-pedal passa meses fechado na posição 2...). E para ser sincero, se houvesse um amortecedor que me desse o comportamento deste com este seting, sem mais nada, sem outras posições de pró-pedal, sem a posição aberto, etc, era esse que queria. Aquela posição, para mim, é excelente (tem mais duas posições de pró-pedal, mas a posição 1, já permite algum bombeio, mas pouco e a posição 3, a traseira já perde alguma coisa, por exemplo em condições de travagem em terrenos irregulares, tirando a roda de um contacto mais permanente no chão). Isto claro, para a pré carga que eu tenho (outras pessoas, com outros pesos e outra carga de ar, poderia vir a preferir outra posição, mas normalmente os utilizadores referem sempre a 2 como mais eficaz). Daí que nem ache a falta de um remote lock... Pro-pedal, posição 2 e está andar, subidas, descidas, etc, faz tudo.

Pena que o quadro (muito polivalente) e as pernas (fraquinhas... lol ) não acompanhem o seu rendimento.... Mas o que é que se há-de fazer?
 

konsalik

New Member
Nem mais! Pode ser feita p competição, mas n impede que se possa po-la á "medida" de cada um! Eu tinha uma talas e montei a na spark. O resultado foi mto bom mesmo! A 120mm ja se fazem umas descidas mais complicadas, e p andar na dureza mete se a 100mm!
Concordo tbm que o RP23 n fosser dar mais conforto á spark, porque n se trata de conforto, mas sim de eficacia. Ninguem compra uma spark p dar uma volta "confortavel"! :twisted:
- A unica coisa que eu acho q o nude peca, tal como o fitty77 disse, é o modo aberto ser um pouco limitado, de resto acho q roça a perfeição! ;)
 
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