Como colocar uma máquina fotográfica no capacete? (home-made)

dfilp

Active Member
#1
Boas,

Não se será esta a zona do fórum apropriada, mas como andei á procura e não encontrei o que procuro, gostava de saber se alguém já viu aqui pelo forum ou se já fez alguma coisa deste genero e que possa mostrar..

Tenho uma Cyber Shot, que vai comigo para todas as voltas de bike:

http://picasaweb.google.pt/dfilpe
http://picasaweb.google.pt/dfilpe2


No entanto já tenho feito alguns filmes e gostava de começar a filmar em andamento..
Hoje de manhã arranjei um sistema bastante simples e eficaz para prender a máquina no guiador, ficou bastante funcional, pois permite ajustar altura e rodar para ambos os lados, assim como virar a camara para mim , etc.
De tarde fui experimentar e o resultado não foi o desejado, pois as vibrações são muitas.. O video fica muito tremido e as proprias vibrações também não são boas para a máquina..

Portanto posso concluir que a maneira mais viável é com a máquina no capacete, já pus mãos á obra, mas não saíu nada de jeito..
Como tal venho aqui pedir umas ajudas..
(Já pensei em furar o capacete e com um parafuso adequado fazer um suporte simples, mas se puder evitar furar, melhor..)
Era importante que o sistema fosse relativamente fácil de "desmontar" de modo a que em menos de um minuto eu consiga retirar e colocar a máquina, de modo a poder filmar e depois ir a fotografar sem ter de perder tempo em paragens apra não atrasar o restante pessoal que pedala comigo..

Caso alguém possa ajudar..
Agradeço!

Amanhã coloco aqui o video que fiz hoje, e posso também tirar fotos ao suporte que fiz para o guiador, caso alguém esteja interessado..

Cumps.
Dário Santos
 
Last edited:
#2
Boas,

Os tripés para cameras têm uma pequena peça cujo parafuso enrosca na base destas.

A do meu:
[/IMG]

Se conseguires comprar apenas esta peça numa casa de fotografia, podes passar-lhe uma fita de nylon dessas dos sacos desportivos por cima, depois de furada com um prego quente para encaixar no parafuso, e prender as pontas no interior do capacete.
 
Last edited:
#3
boas . bem eu ja fiz isso com um câmara , meio velha , em relação a oscilação e vídeos tremido , nao noto isso , o problema é que temos de ajustar a câmara a direcção onde nos olhamos o primeiro filme que fiz esta a apontar muito para o chão mas nada de oscilações .
 

dfilp

Active Member
#5
Obrigado pelas ajudas!

Jorge, essa ideia é muito boa..
Parausos para a máquina tenho muitos em casa, a minha ideia inicial, era fazer um furo no capacete para prender esse parafuso, mas tinha o problema de não ser reajusável..
Mas vou experimentar essa tecnica. Vou arranjar uma placa desse genero, em acrilico ou outro material que tenha cá por casa, colo uma pequena "fatia" de cortiça fininha que servirá para a máquina ficar apoiada numa superficie mais macia, acaba por absorver pequenas vibrações e ajudar a que a maquina fique bem fixa..
Depois é só ver como fixar a placa no capacete.. Ou com braçadeiras, ou com a tal fita..
Depois é fazer uns testes para acertar com a altura.


Bejix68, Obrigado pelo link!
De facto ficou muito bem feito, os resultados são excelentes, embora pela foto eu não consiga perceber como é que funciona aquele sistema para fixar a máquina.
Também desconhecia a existencia de programas para atenuar as vibrações do filme, o que é muito bom!
A ver é se depois sei trabalhar com o programa ;)


Mais sugestões são bem-vindas!