Como afinar o Desviador Traseiro

rucaf3

New Member
Eu não tenho a certeza mas , acho que é de teres chifter´s Sram e desviador Shimano. O shifter Shimano trabalha de um para dois e a Sram trabalha de um para um :s
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

os SRAM Attack usam a relação 2:1 compatível com o desviador Shimano. Por isso é mesmo uma questão de afinação. Para teres um bom ponto de partida usa o carreto 8 (2º mais pequeno) e verifica se a corrente passa bem para cima e para baixo. É assim que se devem afinar os desviadores, claro que antes disso os limites e o b-screw devem estar igualmente afinados.

O Shadow não trazia instruções? As instruções da Shimano são muito úteis.

Jepas
 
H

Hugo F.

Guest
comprei o shadow na fizzbike e trazia apenas o desviador sem quaisquer instruções.
vou tentar afinar novamente mas nao ta facil. nunca tive problemas a afinar o deore.
obrigado pela dica

Hugo
 
BRUJOF said:
Boas pessoal, alguém me pode esclareceresta questão?

Tenho o mudador shimano deor LX no guiador e um desviador traseiro shimano deor XT, ambos correspodem a 9v mas não consigo ir á 9ª velocidade porque o mudador só me faz 8 cliques... :s

Alguém me consegue explicar...Boas pedaladas

Não te esqueças de começar a contar do 1 e não do 0, pois antes de fazeres o 1º click, já está a 1ª mudança metida.
Essa afinação deve ter a haver com um dos parafusos limitadores do desviador.

VT
 

bururu

Member
boas!
Tenho um desviador deore, cassete deore e recentemente comprei e montei uns manípulos SLX.
A montagem correu toda bem, o problema é a afinação.
1-Os limitadores do desviador parece que não mexem porque quando aperto ou desaperto os parafusos aquilo parece que não mexe, mas isso nem deve ser problema porque aquilo até me parece alinhado.
2-ponho a corrente no carreto pequeno, estico o cabo (deixo so uma pequena folga) e passo a afinação. O problema, é que algumas mudanças entram bem, mas ha outras que entram ou descem duas ao mesmo tempo. Ou seja, como sobem sempre duas ao mesmo tempo, chego ao carreto maior ainda com um click no manipulo para dar, mas esse click ja custa muito porque o cabo está muito esticado.
Por outro lado, se deixar o cabo mais folgado, as mudanças dos carretos mais pequenos não entram, mas já consigo dar os click todos no manipulo.

Isto é tudo muito estranho, mas a única conclusão que cheguei é que tenho andado sempre com um desviador de 8v e manípulos de 9v (a bike vinha com o desviador deore e manípulos deores 9v).

Alguém tem ideias?
 
Boas

Preciso de ajuda com um desviador Traseiro Sram X-7 short cage

Troquei os cabos da transmissão a pouco tempo ( 2 voltinhas num total de 50Km ), mas hoje começei a ter problemas principalmente com a 2ª e 3ª velocidades ( 2º e 3º carretos maiores )
quando tou nessas mudanças e a avozinha metida ( 1ª ) a corrente salta para baixo e volta logo ao lugar ( ate me partiu a corrente )
O que devo fazer ?

Corrente + ou - 400 Km
Restante material 980 Km

Santas Pedaladas
Adilson Fernandes
 

zykon

Super Moderador
É isso mesmo. Vamos ficar todos ignorantes e nunca aprender a fazer nada!

Eu sou defensor de tentar fazer tudo o que me ache capaz pelas minhas proprias mãos. Devemos alargar os nossos horizontes para além do nosso trabalho habitual.
Devemos aprender a fazer coisas novas, e não ir logo a correr para o mecânico.

Adilson_Fernandes, o teu problema pode ser unicamente o cabo mal esticado, fazendo com que nessa posição o desvidor não fique bem centrado com a cassete.

bururu:
1- Os limitadores têm que fazer alguma coisa. e tens que os alinhar tanto no carreto maior como no menor
2- Não deixes folga no cabo. aperta-o esticado. Para além do esticar o cabo, tens ainda que jogar com o afinador do desviador, esse é que vai dar a afinação final
 
Sim, e quando te deram o cargo de moderador esqueceram-se de te lembrar de um pequeno dever que é a isenção!

Se defendes a não colaboração com as lojas, que alias é geral neste fórum, estás a minar na raiz toda a industria ciclistica nacional, e se achas que é a atitude mais correcta vinda de um moderador...

Continuo a não perceber o que se passa neste fórum, devem ter uma aversão genética a lojas, preferem poupar 10€ e fazer mal em casa...

Está tudo louco,

Corre então para o mecânico quando as coisas mal feitas que fizeste em casa derem para o torto, posso-te acrescentar que disso... passa-me pelas mãos todos os dias, resolver problemas que os artistas fazem em casa.

Volto a salientar a falta de isenção por parte de um moderador... não é aceitável.

VT
 

Pax

New Member
Mas se as pessoas poderem poupar 10€ e fazerem bem em casa ainda melhor!

Basta que alguém lhes explique como fazer, e que é para isso que o fórum serve afinal: partilha de informação.

Pessoalmente acho que antes de contribuir para o bolso dos lojistas devemos olhar pelo nosso. Mas isto já é assunto para um outro tópico, que aliás já foi aberto para isso mesmo.

:back2topic:
 

Satnad

New Member
Boas.
È so para dizer que este tutorial esta excelente. eu que sou um rookie em afinações,consegui hoje afinar o meu X.O! Espetácal! :mrgreen:
 

kostaviks

Member
Boas pessoal. Alguém me sabe dizer se é possivel alterar a "forca" da mola do desviador dianteiro XT?
E ja agora relativamente ao desviador de tras, também XT, acho algo de errado. Todas as mudanças fazem bem as passagens, excepto de 1a pra 2a.
Todo o material é XT de 2006 e os manipulos sao dual lever.

Obrigado e boas pedaladas
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

quanto ao desviador dianteiro, que eu saiba não dá para aterar a tensão da mola, geralmente só os desviadores traseiros têm essa opção mas para isso é preciso desmontar parte do desviador.

Quanto ao desviador traseiro deve ser uma ligeira desafinação. Normalmente problemas com o carreto 8 e o 9 são devido à má tensão no cabo.

Jepas
 

kostaviks

Member
Quando falo em problema de passagem de 1o para 2o carreto, refiro-me aos 2s primeiro de cima pra baixo. Como é mudança invertida tenho de esticar o cabo para descer. O que acontece é que o cabo parece nunca estar com "curso" suficiente e por vezes chega a fazer 2s cliks.
Nao percebo.
Antigamente tinha tudo alívio e trabalhavam de forma impecavel e vai de fazer upgrade pra xT que isso é que é bom e depois tem destas desilusoes.
Devo referir que apesar de 2006 todo o material nao terá talvez mais de 500kms. Enfim...
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Boa noite,

É por estas e por outras que não gosto de desviadores invertidos!

Tenta vender esses desviador e mete um normal, isto é, sem ser invertido.

Abraço
 

kostaviks

Member
Pois mas o problema é mesmo o descer. Para subir tem forca. Descer do prato mais para o seguinte é que nunca é certo! Depois se estico mais o cabo ja desce bem, mas subir ja é 1a dor de cabeca! Sabem se sera de alguma afinação!?
Tipo, normalmente sou eu quem faz tudo na bicicleta. Gosto de mexer na mecânica, mas por exemplo, na prática nunca percebi pra que serve o parafuso de afinação na pat do desviador de tras!
Para além disso nao consigo perceber porque é preciso fazer tanta forca pra subir para 1 prato superior no desviador dianteiro... Por vezes experimento outras bikes e é tudo mt mais suave!
 

kostaviks

Member
As espirais ja têm algum tempo... Que espirais trabalham melhor?
Quanto a ter curvas acentuadas eu penso que nao tem, mas ao trocar as espirais posso deixa-las 1 pouco maiores 0-o lol
 
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